sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Visita técnica ao EMB190 "Aerovale" PP-ADV



PP-ADV

  No último dia 19/02/2015 a equipe do aviação hoje teve a oportunidade de visitar e conhecer um pouco mais da aeronave Embraer 190 PP-ADV, por nós conhecida como "Aerovale". A aeronave se encontrava no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte-MG. A visita durou cerca de 1 hora e 25 minutos, onde junto com outros spotters, pudemos conhecer um pouco mais da aeronave.
  Nosso ponto de encontro inicial foi no terminal do aeroporto da Pampulha por volta das 14h, e a visita marcada para as 15h. Aproximando-se do horário nos dirigimos ao hangar da Líder, onde fomos gentilmente recepcionados pelo Sr. Edison Loredo que nos apresentou ao comandante Lauro e ao Sérgio, mecânico da aeronave, designados para nos acompanhar e orientar durante a visita.
Após as apresentações, fomos encaminhados à sala de recepções da Líder, onde pudemos conversar mais e tomar um pouco de água, enquanto aguardávamos a van que nos levaria à aeronave. Não demorou muito e já embarcávamos na van, contendo as emoções. A cada hangar que passávamos uma emoção diferente, uma história de "spotting"; até o momento em que a van passou em frente às posições de embarque e desembarque dos ATR 72-600 da Azul Linhas Aéreas. Foi pedido ao motorista que diminuísse ainda mais a velocidade para possibilitar umas fotos bacanas dos ATR, mas infelizmente minha Fuijifilm aliada ao vidro mais escuro da van, me deixou um pouco na mão.
  Estacionamos em frente ao "Aerovale", e tivemos que aguardar por alguns minutos, até que se colocasse a escada para que pudéssemos acessar a aeronave. Aguardamos por volta de 5 minutos até que a escada fosse colocada. Nesse tempo, aproveitamos para fotografar de pertinho o PR-ATP que estava do lado do PP-ADV.

"Aerovale" já com escada colocada, prontinho para nós.

  Escada colocada em seu lugar, nos dirigimos à entrada da aeronave, e claro que não poderíamos deixar de registrar o momento. Primeiro cada um registrou com sua câmera o momento de vários ângulos, e depois o intermediador que possibilitou nossa visita, sr. Luiz Gimenes tirou uma foto de todos nós reunidos em volta do Cmte. Lauro.

Da esq. para dir.
Henrique, Lauro, Gustavo, Anselmo e Gabriel

  Após as fotos, fomos ao avião como formigas vão a um doce. Subíamos cada degrau, prestando atenção a cada detalhe da entrada. Uma grande emoção misturada com euforia tomava conta de cada um, por esta oportunidade a nós proporcionada. Terminando de subir a escada, é claro que não poderia deixar de fazer a clássica foto da fuselagem na entrada.

Fuselagem molhada, dando mais graciosidade à foto.

   Entramos na aeronave, e enquanto o mecânico Sérgio energizava a aeronave para nos mostrar com ainda mais perfeição os sistemas. Nos foi explicado pelo Cmte. Lauro que a aeronave é configurada com apenas 80 lugares. Nos foi mostrada inicialmente a galley traseira, onde nem o comandante, nem nenhum de nós poderia falar, pois não sabíamos muito rsrsrs. Pelo fato de a aeronave possuir apenas 80 lugares, fiz questão de conhecer o espaço das poltronas. Eu com meus 1,78 me sentei confortavelmente na poltrona, e fiquei com uma grande folga para as pernas. Nesse momento concluí comigo mesmo que o "Aerovale" é, em seu interior, o espaço azul em todos os lugares rsrsrs.

 Interior PP-ADV, visto da metade da aeronave.
Interior PP-ADV, visto da porta de entrada.
Vista do PR-ATP através da "janelinha" da porta traseira.
 Janela Esquerda.
Janela Esquerda, Dianteira.
Janela Direita, sobre o motor.

  Após conhecer com detalhes a cabine de passageiros, era a hora mais esperada, a de ir para o cockpit conhecer um pouco mais da aeronave.

 Página Status do EMB, indicando as portas abertas, temperaturas de freios e outros detalhes.
Throttle system do EMB190, com destaque ao FMC do F.O. ligado. 
Panorâmica do cockpit do PP-ADV 
 Throttle system.
Painel do PP-ADV

  Durante a inicialização da aeronave, o Cmte. Lauro e o mecânico Sérgio, que acionava a aeronave, nos mostrava com riqueza de detalhes cada comando, cada página, explicando a função de cada botão e comando presente naquele cockpit. No momento inicial estávamos apertados no cockpit, eu, Gabriel, o mecânico sentado a esquerda e o sr. Luiz à direita. Recebemos uma verdadeira aula do avião, tanto por parte do mecânico, quanto do comandante.

 Overhead PP-ADV
  Overhead PP-ADV
 Pedestal PP-ADV
 Página dos sistemas eletrônicos da aeronave
 Pedestal PP-ADV
 Sistemas de luzes externas da aeronave.
 Destaque ao Throttle do PP-ADV

  Depois de um tempo, era hora de deixar os outros dois (Anselmo e Gustavo) entrarem no cockpit e também receberem a aula. Então eu, Gabriel, sr. Luiz e o mecânico nos retiramos e demos lugar a eles. Enquanto fora do cockpit, aproveitei para conversar mais com o Comandante Lauro e fazer mais algumas fotos, e, assim como o Anselmo, falei a ele do simulador de voo, no qual também utilizamos o EMB, mostrando algumas fotos que tinha no celular e falamos mais a respeito da aeronave.

Painel de instrumentos dos comissários do EMB
Mais uma do lugar apertadinho dos comissários, me senti  meio claustrofóbico nessas galleys apertadinhas.

  Depois de mais alguns minutos conversando, era minha vez também de sentar no cockpit do PP-ADV. Não via a hora de me ver assentado naquela poltrona, com tudo à minha frente, podendo ver através do HUD, tendo os comandos próximos à mão.
Ao me sentar achei o cockpit do EMB bem ergonômico, onde todos os comandos estão à mão: não há necessidade de se esticar para tocar em algo.

 Mais feliz que criança em parque de diversões, com o dedão de positivo atestando a aeronave.
 Painel do Embraer, visto do lugar do comandante.
Vendo através do HUD, muito funcional e bonito aos olhos também.

  Feitas as fotos no lugar do comandante, era a hora de deixar que as comissárias, já presentes, preparassem a aeronave para o voo de mais tarde. Fomos conduzidos ao lado de fora da aeronave e ali mais uma surpresa: ganhamos de "brinde" do comandante um walk arround no Embraer enquanto a van chegava até ao local.
 Saindo do PP-ADV.
 Logo após descer a escada.

 Pneus do trem principal esquerdo do PP-ADV
 Bem de baixo da asa esquerda do PP-ADV.
 Motor esquerdo do PP-ADV GE CF34-8E
Trem de pouso principal esquerdo.

  E assim terminávamos a nossa visita ao "Aerovale". A van chegou, embarcamos e fomos direto pro hangar da Líder de novo. Um dia que ficou na recordação de todos os presentes acredito eu, onde pudemos além de conhecer o Embraer da Vale, fazer novas amizades, fortalecer as antigas e o principal de tudo, ser muito feliz no que fazemos. A equipe do Aviação Hoje deixa aqui o muito obrigado aos Srs. Edison Loredo e Luiz Gimenes, ao comandante Lauro, ao mecânico Sérgio que nos acompanhou, e a todos envolvidos na realização de um sonho, e, claro, à Vale que se mostrou sensível a esse nosso sonho, possibilitando a sua realização. Muito obrigado.

Cauda do PP-ADV





Mais fotos em: https://www.flickr.com/photos/117576174@N05/