quarta-feira, 11 de março de 2015

UMA AERONAVE DE SUCESSO EM NOSSO CÉU

Estamos abrindo espaço para os nossos spotters divulgarem suas fotos independente de matéria. Pelo menos uma vez por semana tentaremos suprir este espaço com imagens interessantes em nossos aeroportos e também, de outros visitados pelos integrantes.

Iniciamos o projeto com imagens (por ordem de envio) de Henrique Celso, Luiz Gimenes, Gabriel Araújo, Anselmo Alcântara e Gustavo Andrade, no Aeroporto Carlos Drumond de Andrade (SBBH/PLU), privilegiando as aeronaves ATR da Azul Linhas Aéreas e Passaredo. 

Mas cabe aqui um breve histórico desta aeronave que já se consagrou no espaço aéreo brasileiro: em 1981, a Aérospatiale (França) e a Aeritalia (Itália), desenvolveram juntas um projeto para atender uma demanda de aeronaves regionais na faixa dos 50 assentos e, a partir desta ideia, nasceu a ATR, cujo primeiro projeto foi o ATR42, para concorrer diretamente com o Fokker 50 e o Dash 8-300.  Em 2007 o fabricante aperfeiçoou o equipamento e lançou o ATR Série 600, com suíte de aviônicos completamente redesenhada e assinada pela THALES, motores PW 127M com 5% a mais de potência que as versões anteriores, e uma versão Booster para incremento de decolagens em condições de alta temperatura e altitude.
O ATR 72-600 embarca a última geração de sistemas eletrônicos de navegação, além dos instrumentos de orientação de voo em monitores LCD. Os dois motores turbo-hélice Pratt & Whitney 127m, tem reduzido consumo de combustível produzindo menor impacto ambiental e baixo ruído interno. Esta aeronave voa em cruzeiro a 511 km/h, alcançando 1665 quilômetros. Tem capacidade para 5000kg de combustível, seu peso máximo de decolagem é de 23000 kg e o teto é de 25000 pés.

ATR 72-600 - PR-TKI entregue à Empresa em 03/11/2011

PR-AQT, batizado de "Lua Azul" - voou pela primeira vez em 18/10/2014

Lua Azul iniciando o táxi para cumprir mais um destino

Clique feito em data anterior, ainda no hangar, sendo preparado para o primeiro voo comercial


. O AZULTEC entrega para o Cmte. do PR-ATU, "Azul Anil", o "pino da bequilha", usado para possibilitar o movimento do trem de pouso dianteiro durante o push back dos ATR.

ATR 42-500 - PR-TKF pousando na cabeceira 13 de PLU. Foto a partir do Pampulha Mall.
Esta aeronave é a 579ª fabricada e foi entregue à Air Guyane sob a matrícula F-OIJB em 1999.
Veio para a Trip em 01/04/2011

O PR-ATB, batizado de "La Ville Rose", foi entregue em 01/12/2011 direto da fábrica. É uma das aeronaves mais antigas da série 600. Sua pintura rosa, que chama a atenção em qualquer aeroporto, simboliza a campanha de prevenção contra o câncer de mama, um problema que afeta milhares de mulheres. O Embraer 195 AYO também divulga esta campanha, sendo o único Embraer rosa a voar pelos céus brasileiros.

O PR-ATB de um ângulo diferente, registrado em uma das raras visitas ao pátio

Este bastão, colocado sob a cauda dos ATR-600 por um AzulTec tão logo finaliza o táxi e corta os motores, tem a função de evitar que a cauda chegue a tocar o solo, se houver um desequilíbrio em função de carga no compartimento traseiro, e da aglomeração de passageiros para o desembarque. Após o embarque para novo destino, e tão logo as portas sejam fechadas para início dos procedimentos de voo, esse bastão (chamado de "pau de carga") é guardado em compartimento próprio também na cauda da aeronave.

"Vamos de Azul" é o batismo do PR-AQO. Essa luz vermelha é conhecida como "beacon ligth" e, por piscar de forma intermitente, não é fácil registrá-la, tornando-a objeto de desejo para muitos spotters.



O PR-ATK, batizado de "Azul Viagens", foi entregue à Empresa em abril de 2012 e tem o número de construção 1020.


O PR-PDD, batizado de "Beija Flor", é um ATR 72-500 cujo número de fabricação é 562, tendo voado pela primeira vez em 24/08/1998. Em SBBH cumpre voos para Ribeirão Preto/SP


Fontes de pesquisa: www.avioesemusicas.com
                            planefinder.net
                            jetPhotos.net