quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Flight Report Flyways Ipatinga-Pampulha

  No dia 04 de janeiro, de 2016 a equipe do aviação hoje teve a oportunidade de participar do voo inaugural da Flyways Linhas Aéreas, ligando Belo Horizonte a Ipatinga. O Flight Report do voo de ida você pode ver aqui mesmo no blog através desse link: http://aviacaohojenoticias.blogspot.com.br/2016/01/flight-report-flyways-pampulha-ipatinga.html. Agora vamos ao registro do voo de volta para Belo Horizonte!
  Como iríamos participar do voo de ida e volta, e o tempo de solo em Ipatinga era muito curto, não foi necessário efetuar o desembarque. Às 9 horas e 20 minutos o embarque dos passageiros iniciou, seriam vinte e cinco passageiros no voo com destino a BH. Portas fechadas e como em Ipatinga não há necessidade de push back, a aeronave saiu do portão por conta própria já iniciando seu táxi às 9 horas e 28 minutos.

Taxi em Ipatinga

  Nos dirigimos até a pista 23, e em 4 minutos estávamos alinhando na cabeceira para iniciar os procedimentos de decolagem.



  Às 9 horas e 32 minutos iniciamos nossa decolagem em Ipatinga. Como as camadas estavam baixas no Vale do Aço rapidamente a cidade sumiu e deu espaço a uma grande massa branca em nossa janela. Incrivelmente em um dia tão fechado não tivemos nenhuma turbulência tanto na ida, quanto na volta.

 Foto após a decolagem de Ipatinga

  Em poucos minutos o ATR 72-500 atingiu a altitude de Cruzeiro e a tripulação já estava preparada para inciar o serviço de bordo. O lanche era o mesmo da ida, porém preferi algo mais leve para o retorno; um suco e sanduíche de Salaminho! (Acabei me esquecendo de fotografar o lanche da volta hehe)

PR-TKN em Cruzeiro

  Após o término do serviço, o comandante Medrado abriu o áudio do cockpit e nos passou algumas informações referentes ao voo e, ao final de sua mensagem nos informou que já estávamos próximos de iniciar a descida sobre Belo Horizonte.

Descida sobre a região metropolitana de BH

  Para a minha surpresa a descida ocorreu de maneira rápida e quando menos pensava já estávamos alinhando na aproximação final para pouso. Durante a descida consegui avistar vários pontos de Belo Horizonte, mas a Lagoa da Pampulha não poderia passar batido.

 Aproximação para pouso na pista 13
Aproximação para pouso na pista 13

  Às 10 horas e 6 minutos pousávamos no aeroporto da Pampulha com uma bela "lambida" na pista 13. O voo teve a duração de 38 minutos e tão logo pousamos já livramos a pista pela taxiway C.

 Livrando a pista 13
  Livrando a pista 13
  Livrando a pista 13
Taxiando para o box 5

  Ao final do voo não pude deixar de ir ao cockpit de onde o cmdt. Medrado havia comandado todo o voo. Foi como ir a primeira vez no cockpit de um ATR já que a ultima vez que fui era muito pequeno rsrs.

Cockpit PR-TKN

Instrumentos do comandante

Comandante Medrado

  Durante o desembarque aproveitei para fazer algumas imagens externas da aeronave enquanto me dirigia a área de desembarque da Pampulha. No caminho até a saída pude fotografar também a outra aeronave da empresa que entrará em operação em breve.

 ATR72-500 PR-TKN
 ATR72-500 PR-TKN
Cmdt. Medrado

PP-STY ATR72-200 segunda aeronave da frota.

  Gostaria de deixar aqui em minhas considerações finais o agradecimento a toda equipe da Flyways que desde o embarque até o desembarque prestou um serviço excelente. Ambos os voos foram muito bons e fico ainda com o gostinho de querer voar de novo Flyways, uma empresa que tem tudo para crescer cada vez mais no mercado brasileiro.