sexta-feira, 15 de setembro de 2017

SHOW NA BASE AÉREA DE ANÁPOLIS

  O Blog Aviação Hoje Notícias mais uma vez compareceu ao "Portões Abertos da Base Aérea de Anápolis", no Estado de Goiás, que ocorreu no dia 10 de setembro. Desta vez em parceria com Marcos Junglas, do Grupo Spotters Brasil e Reinaldo Neves, do Site Asas Metálicas.
   A viagem, marcada com antecedência, teve início na noite de sexta feira dia 8 de setembro, para proporcionar um "tour" em Brasília no dia 9, a fim de registrar os monumentos aeronáuticos lá existentes.
  Pernoite na Capital Federal e no sábado fotografamos o Xavante que se encontra no Clube de Aeronáutica de Brasília...
... e um Mirage que também se encontra lá.

  Na entrada das instalações da Terceira Força Aérea, localizada na rodovia DF-001, Gama, está um Mirage F-103E. O mais bem cuidado, limpo e conservado de todos os que visitamos tanto em Brasília, como em Anápolis.

   Após o registro deste último rumamos para a Base Aérea de Anápolis, ainda no sábado, no propósito de ajudar na montagem de uma exposição fotográfica do có-irmão Grupo Spotters Brasil, com fotos dos integrantes em vários eventos e em diversas partes do país.




   Além da montagem da exposição foi também uma oportunidade de visitar a Base, conhecer alguns procedimentos de pré-evento e registrar um A-29 do EDA emoldurado pelo por do sol, antes de nos dirigirirmos ao hotel.

   DOMINGO, DIA DO EVENTO   
   Já às 07h30min estávamos na BAAN, Base Aérea de Anápolis, que passou a ser denominada ALA 2. Chegar cedo em eventos como esse é fundamental para registrar as aeronaves com tranquilidade, antes da chegada do grande público.
   Na entrada do local destinado ao evento já foi possível ver o Learjet R-35AM, operado pelo Esquadrão Carcará (1º/6ºGAV) e 5 aeronaves Northrop F-5 sendo preparadas para as missões do dia.

Resultados da pesquisa

   Caminhando pela área destinada ao evento encontramos um F-5M nos primeiros hangaretes, cujo fabricante é a Northrop (atual Northrop Grumman). É um caça tático equipado com dois motores General Eletric J85-GE-21 e pode alcançar a velocidade de 2.112km/h voando a 10.975 pés.
   Ao lado do F-5 um dos Dassaut MirageIII EBR, que pararam de voar no final de 2005, ao serem substituídos pelos Mirage F-2000. Foram ali colocados para que o público pudesse ver de perto estas instigantes aeronaves.
   Em frente ao hangar destinado à praça de alimentação e bancas de maquetes e souvenirs, foram colocados uma aeronave Mirage F-2000C e uma aeronave Mirage F-2000B destinadas à visitação pública.

   No lado contrário a este hangar, em descanso eterno, alguns Mirages para apreciação do público.

   Mais adiante encontramos, formados para instrução, os soldados destacados para cuidar da segurança e da tranquilidade do público, aos quais prestamos nosso agradecimento pela lisura de conduta no trato com os visitantes, sempre solícitos e educados às informações solicitadas.

   Ainda mais à frente encontramos os guardiães do espaço aéreo brasileiro. Fabricado pela Embraer, o E-99 também chamado de "grampeador" em razão do equipamento sobre a fuselagem, é uma aeronave de alerta aéreo antecipado e controle, com capacidade de vigilância e controle aéreo. O E-99 é equipado com dois motores Rolls Royce AE3007A1P e um radar de vigilância aérea ERIEYE. Seu teto é de 30000 pés e em cruzeiro voa a 650km/h.
   Também o R-99 é fabricado pela Embraer e tem a mesma função de guardar o nosso espaço aéreo. Ambas as aeronaves são operadas pelo 2º/6º GAV, que significa Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação. É equipado com os mesmos motores do E-99 mas possui teto de 39000 pés e atinge 685km/h.

   O público, que atingiu 40000 pessoas segundo cálculos da ALA 2, começou a chegar antes de 9h, horário previsto para início das atividades.
   Mais uma vez encontramos o Vadico, Membro Honorário da FAB, como locutor oficial do evento.
  Às 8h40min começaram a chegar as aeronaves do Aeroclube de Goiás, que prestigiaram a festa da ALA 2...




 ...estacionando próximo aos Guardiões.

      Passava de 9 horas quando dois F-5 decolaram em missão.
 O 4869...
...e o 4871 rugiram os motores para a satisfação da platéia.

   Também o Learjet R-35A...
...e o "Grampeador" voaram em missão e fizeram passagens sobre a pista.

   ABERTURA OFICIAL   
   ÀS 10h a Banda de Música, tendo a atenção de grande parte do público presente, executou o Hino Nacional Brasileiro para abertura oficial do evento e hasteamento da gigantesca Bandeira Brasileira...
...o que foi feito por dois guindastes, devido ao peso e ação do vento sobre o Pavilhão Nacional.
   Esta bandeira tem 20 metros de largura e 14 de altura. Fica presa a um robusto cabo de aço na parte superior, o que a faz tremular ao sabor do vento.
   Neste horário o público já lotava o espaço a ele destinado. A presença de crianças e adolescentes é fato marcante nos eventos da ALA 2. Todos com os quais conversamos sonham com a carreira na FAB.

   AEROMODELISMO   
   É sempre prazeroso ver o entusiasmo e o profissionalismo dos aeromodelistas em cada evento aeronáutico. Em cada acontecimento um ou outro aeromodelo se destaca entre os demais, indiferente de escala.
   Alguns precisam ser transportados sem as asas, em razão do tamanho, sendo montados no local da exposição.




   PLASTIMODELISMO   
   Verdadeiras obras de arte são expostas pelos plastimodelistas em Anápolis. São maquetes em várias escalas e idênticas às aeronaves com detalhes que impressionam pelo apuro...
...como estas duas maquetes de Leandro Carcará.

   A maquete do porta aviões impressiona pelo tamanho e minúcias.

   No mesmo hangar ficou exposto um motor de Mirage...
 ...com o conjunto de compressores e estatores ao lado.


   ATRAVESSANDO AS PISTAS   
   Às 14h a Tenente Bárbara acompanhou os Spotters, representantes de Blogs e Mídias Alternativas para atravessar as pistas 06R e 06L, possibilitando fotos das decolagens e pousos dos F-5 com luz a favor.

    Depois de uma boa caminhada chegamos ao ponto escolhido, ao lado do PAPI (precision approach path indicator)...
 ...e foi possível registrar a área do evento por uma perspectiva diferente.

  ESPETÁCULO SUPERSÔNICO  
   Então os Northrop F-5 decolaram para missão que durou cerca de quarenta minutos e, no retorno, proporcionaram um espetáculo de pousos e arremetidas que deixaram sem fôlego os aficionados da aviação militar.




   No retorno ao local do evento foi momento de registrar os Spotters, Blogueiros e Mídias Alternativas presentes na cobertura da festa.

   ESQUADRILHA DA FUMAÇA   
   Sem dúvida em todos os "Portões Abertos", de qualquer Unidade da FAB, o Esquadrão de Demonstração Aérea é o mais aguardado pelo público. As manobras executadas fazem brilhar os olhos de qualquer idade.
   Às 16h16min os A-29 se posicionaram na pista 06L...
...dando o tom da fumaça ainda em solo...
...e decolando em formação.
  Liderados pelo Tenente-coronel Caldas, um a um, os pilotos desfilaram isolados antes de iniciar o espetáculo.

   Alguns momentos do mais belo show de acrobacia aérea:













    Como usual, a manobra do coração encerrou a apresentação e os Super Tucanos pousaram e taxiaram em formação para o pátio.

  Mecânicos e pilotos se perfilaram para receber os cumprimentos do Cel. Antunes, Comandante da Base Aérea de Anápolis.
   Depois dos cumprimentos um grupo de crianças, filhos de militares da Base, entregaram um mimo para cada piloto do EDA.
    Em seguida a formação para a foto que já é tradição em cada evento, por um batalhão de fotógrafos e spotters.

   PÓS EVENTO   
Usando da costumeira hospitalidade verificada na Base, alguns fotógrafos ainda permaneceram para registrar o poente e conferir as habilidades com fotos noturnas.




   Assim encerramos nosso artigo sobre os "Portões Abertos da ALA 2", na certeza do desejo em voltar no próximo ano. A cada visita a uma Unidade da FAB recebemos uma dose de orgulho pela nossa Força Aérea.
A cortesia militar é uma constante desde o soldado até ao comandante, o que nos deixa à vontade para conviver respeitando a disciplina que a torna peculiar.

    Fica patente o nosso agradecimento ao Coronel Antunes, Comandante da Unidade e à Assessoria de Comunicação, mormente à Tenente Bárbara com a qual tivemos maior contato, pelo tratamento e carinho a nós dispensados.


   RETORNO   
   Antes de retornar a Belo Horizonte visitamos a ALA 1, antes denominada BABR, a Base Aérea de Brasília. A visita foi previamente agendada com a Assessoria de Comunicação, para registrar os monumentos. Chegamos à Base por volta de 9h30min e fomos gentilmente recebidos pela Sargento Evelyn que nos acompanhou na visita. O primeiro monumento a ser registrado foi o Mirage F-103E 4916 que se encontra no ponto mais distante da entrada principal.

Ao lado do Hospital está o Mirage III com pintura comemorativa aos trinta anos de serviço na FAB.

   Em uma praça comemorativa ao cinquentenário da Base Aérea de Brasília, encontramos o VU-93, equipado com motor Rolls-Royce Viper 601-22 turbojato, que foi utilizado pelo GTE (Grupo de Transporte Especial) para transporte VIP.
O avião é um BAe 125-400 Dominie que foi codinominado VU-93 pela FAB.

   Após estes três registros a Sargento Evelyn entrou em contato com o GTE e conseguiu autorização para registrar os dois Mirages que foram voando para Brasília e que ainda estão com os seus motores.
O Mirage 2000B, biplace, 4932...
...e o monoplace F-2000C 4949.

   Cumpre aqui registrar nossos agradecimentos à Assessoria de Comunicação da ALA 1, nas pessoas do Capitão Basílios, Tenente Kiara e Sargento Evelyn, pelo agendamento da visita e gentil recepção.