quinta-feira, 29 de agosto de 2019

CENTENÁRIO DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO

   O CAvEx - Comando de Aviação do Exército comemorou 100 anos da Aviação do Exército com um "Portões Abertos" no dia 24 de agosto de 2019 na bela cidade de Taubaté, no Estado de São Paulo.

   PINCELADA DE HISTÓRIA   
   A origem da Aviação do Exército se deu em face dos campos de batalha de Humaitá e Curupaiti, na Guerra da Tríplice Aliança, com emprego de balões cativos na finalidade de observar as linhas inimigas.
   Após esta guerra foi criado o Serviço de Aerostação Militar que perdurou com as atividades balonísticas por mais quarenta e sete anos.
   As experiências vividas na Segunda Guerra Mundial indicaram a necessidade de dominar a faixa inferior do espaço aéreo, com mobilidade tática e poder de ação, utilizando-se aeronaves de asas rotativas. (Fonte: site da AvEx)
   Atualmente a AvEx possui setenta e três aeronaves.

   O SÁBADO AÉREO   
   O público, em número de trinta e cinco mil pessoas, começou a chegar às 8 horas e já encontrou exposições estáticas e preparativos para apresentações do 5° BPMI e do 2° BPE.
   Fomos recebidos pelo Major Crovato com a costumeira cortesia militar, que nos conduziu à sala destinada para a imprensa...
...onde foi servido um café de boas vindas que se estendeu durante todo o evento. Durante todo o dia o Major esteve disponível para dirimir dúvidas, informar e nos conduzir a áreas restritas na busca de imagens melhores.
   A primeira atividade para o público foi a apresentação da Banda de Música da Aviação do Exército, que tocou e encantou por trinta minutos.
   Às 9h31min um AS350 Esquilo, da Polícia Militar do Estado de São Paulo chegou para prestigiar o evento.

   EQUIPAMENTOS DE AÇÃO   
  A Organização do evento destinou um hangar para expor equipamentos militares usados no dia a dia, com um militar à disposição do público para explicar e dirimir dúvidas quanto ao material exposto.








   CURIOSIDADES NO HANGAR   
   Outros equipamentos do passado, miniaturizados ou em tamanho real, também tiveram espaço para serem admirados pelo público.




   AEROMODELOS   




   EXPOSIÇÃO ESTÁTICA   
   O nosso conhecido Esquilo AS-350, tem a denominação de HA-1 na Aviação do Exército. O exemplar da foto é equipado com um lançador de foguetes...
...e uma metralhadora .50 que pode disparar até 700 tiros por minuto.

   O Pantera é a versão militar do Eurocopter AS 365 Dauphin. É uma aeronave ligeira e usada para uma gama de funções militares, incluindo ações de combate, apoio de fogo, guerras anti-submarina, anti-superfície, busca e salvamento-SAR e transporte aeromédico.

    O Cougar é a versão militar do EC-725. É um helicóptero biturbina classe 11 toneladas. Operado por dois pilotos, comporta até 29 combatentes equipados.

   MARINHA NO EVENTO   
   A Marinha do Brasil também se fez representar com um Sikorsky MH-16, denominado Seahawk.
   É a primeira aeronave de asas rotativas concebida e projetada para operar embarcada. Realiza missão total de guerra anti submarino, pois é equipada com sonar de imersão, torpedos e cargas de profundidade.  


   PLAY GROUND   
   Vários brinquedos foram montados por empresas de entretenimento para as crianças, que se viram em um paraíso. Foi gratificante ver o sorriso de contentamento em cada rostinho nos brinquedos.





   5° BPMI   
   Às 10h30min o 5° Batalhão de Polícia Militar do Interior se apresentou com um dos cães adestrados para combate ao crime.



   FAMUTA   
  A Fanfarra Municipal de Taubaté, também conhecida como FAMUTA, apresentou-se às 11h15min, precedida de uma comissão de frente que fez evoluções durante toda a apresentação musical.
   A Fanfarra é bi-campeã mundial na categoria Batalha de Percussão. Quando do feito, em 2017 na Florida, a brasileira superou Alemanha, Suécia e Polônia, no evento promovido pela World Association of Marching Show.

   2° BPE   
   O Segundo Batalhão de Polícia do Exército apresentou um espetáculo arrojado em uma coreografia audaciosa com suas motocicletas Harley Davidson, cujo peso é de 300 quilos, dominados pela perícia dos motociclistas.




   FUMAÇA NO CÉU   
   Às 15h15min a Esquadrilha Céu se colocou no ar para riscar o céu de Taubaté com suas manobras arrojadas executadas pelos pilotos, em sua maioria, oficiais da reserva da FAB.













   AVIAÇÃO DO EXÉRCITO   
   Eram 14h20min e um dos Cougar já voava para lançar paraquedistas, iniciando algumas demonstrações de ações da AvEx.
    Inicialmente saltaram militares com bandeiras, colorindo o céu e produzindo um espetáculo raro e muito bonito de se ver.








   RAPEL   
   Às 15h20min um Pantera já se preparava para a exibição de rapel, ação esta que também encanta pela coragem e perícia.






   TRANSPORTE      
   A demonstração de transporte aéreo foi feita por um Cougar que içou e transportou uma viatura militar, na área da Base.





   EDA   
   O Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, não poderia faltar a um evento de tamanha magnitude, com os seus A-29 Super Tucano.


   



 




   Considerações    
   O orgulho que todo brasileiro de bem sente pelo seu Exército, fica ainda mais inflado quando se tem a oportunidade de participar de um evento como este. Quem ainda não conhecia a AvEx ficou impressionado com a estrutura física e também com a organização irretocável desta festa, prestigiada por outras corporações e patrocinadores, conhecedores da seriedade e da importância da Aviação Militar no contexto de defesa do nosso país.

   Agradecimentos   

   Na pessoa do Major Crovato agradecemos pela gentil recepção da AvEx e ao Guilherme Wiltgen pelo apoio indispensável ao acesso à base e à nossa estada em Taubaté.


Fotos: Luiz Gimenes
          Allan K B Ramos