terça-feira, 2 de junho de 2020

VOO AZUL CHINA/BELO HORIZONTE

   Segunda feira, primeiro de junho de 2020, o Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte recebeu mais um voo proveniente da China, trazendo itens indispensáveis ao combate do covid-19.

   A MISSÃO   
   A aeronave, um Airbus A330-900Neo da Azul, decolou do aeroporto internacional de Viracopos em Campinas, no dia 29 de maio. Fez uma escala técnica em Amsterdã (Holanda), antes de seguir para o aeroporto de Qingdao Liuting, na província de Shandong/China.
   O voo de volta, com destino a CNF, decolou de Qingdao no dia 31 de maio às 4h10min (horário local) e também fez uma escala técnica em Amsterdã, tendo pousado no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte por volta de 13h30min, neste 1° de junho.

  Segundo afirmou o diretor da ES Logistics, Evandro Ardigó, a operação envolveu negociações em diversos países, pois "a sincronia é complexa, já que envolve aeroportos, companhia aérea, autarquia de aviação, transportadores e importadores, tudo isso aliado a segurança da tripulação, respeitando as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a segurança de todos”.
   Rafael Laranjeira, Gestor Executivo de Soluções Logísticas da BH Airport, explicou que "em meio à pandemia do coronavírus, o modal aéreo é, mais do que nunca, fundamental para a celeridade e segurança no transporte de cargas essenciais ao combate da doença. Temos toda a infraestrutura e seguimos rigorosamente todas as normas técnicas de manuseio desses insumos”.

   SOBRE A CARGA   
   A aeronave trouxe cerca de dois milhões de testes rápidos identificados como COVID-19 lgG/lgM, um teste imunocromatográfico para a detecção qualitativa de anticorpos lgG/lgM, contra a síndrome respiratória aguda grave do coronavírus 2 (SARS-CoV-2), em amostras de soro, plasma e sangue humano, que dispensa a utilização de swab (cotonete próprio) e contato com secreções nasofaríngeas. Tem aprovação CE(European Conformity) e FDA(Food and Drug Administration), sensibilidade de 94,14% e especifidade de 93,91%

   EM SOLO MINEIRO   
   Logo após o pouso o PR-ANZ foi direcionado para o TECA (Terminal de Cargas) para a operação de descarga.
    A carga ocupou o porão da aeronave, os assentos e os bins (compartimentos superiores de bagagem).





   A BH Airport viabilizou a entrada de representantes da imprensa, Blogs e Sites no TECA, para registro desta operação tão importante no atual momento. O nosso Blog foi representado por Gustavo Andrade e Rafael Dias.


   Agradecimentos   
O Blog Aviação Hoje Notícias agradece à BH Airport e a todos os seus funcionários pela acolhida e oportunidade, com destaque para Lilian Speziali, que se esmerou em cuidados e  na habitual gentileza da Concessionária.
   À direção do TECA por permitir o evento, como também à Azul Linhas Aéreas Brasileiras pela cordialidade durante o evento e pelo envio de dados para fomentar o presente artigo.

Texto: baseado em releases da Azul Linhas Aéreas, BH Airport e pesquisa sobre o teste
Fotos: créditos nas próprias imagens