quarta-feira, 17 de junho de 2015

UM SHOW CHAMADO AERO ROCK

    O Aero Rock é uma festa da aviação e da música, na qual os shows aéreos de esquadrilhas, e pilotos em demonstração solo, acontecem durante o dia.
À noite os motores se calam para dar vez à música. Neste ano de 2015, a banda Jota Quest foi a encarregada de fazer justiça ao nome do evento.

   Mas antes de falar especificamente do Evento, vamos fazer uma breve apresentação da simpática e progressista cidade de Pará de Minas, cujo IDH, considerado alto para a média brasileira, é de 0,725.
Vista parcial da cidade - Fonte: www.parademinas.mg.gov.br

   Localizada no centro-oeste mineiro, foi denominada Vila de Nossa Senhora da Piedade do Pará em 1859, quando se desligou do município de Pitangui. Em 1877 foi elevada à categoria de cidade e passou a se chamar Cidade do Pará. Em 1921, por força de lei, passou a denominar-se Pará de Minas, em alusão ao Rio Pará, o maior do município.
    A cidade pode ser acessada pelas rodovias federais BR-262 e BR-352, além das estaduais MG-431 e MG-060. Dista apenas 70 km de Belo Horizonte.
   É servida também pelo Aeroporto Municipal Arnaud Marinho, localizado em uma elevação de 792 metros. Sua pista tem 1140 metros de comprimento, 23 metros de largura e um visível desnível da cabeceira 30 para a cabeceira 12.


   No Aeroporto funciona o Aeroclube de Pará de Minas, um dos mais respeitados do país, tendo como mais famoso aluno, o Cmte. Humberto de Oliveira, piloto com mais horas de Boeing 737 da América Latina.
  O Aeroclube mantém cursos de Piloto Privado, Piloto Comercial, IFR, Multimotores, Instrutor de Voo e Acrobacia Aérea, contando com seis aeronaves para instrução.

    E é neste aeroporto, de onde se avista a estátua do Guardião da Cidade,  que apaixonados pela aviação promovem o Aero Rock, uma linda festa para os aficionados e admiradores dos pássaros de aço.




 Como o nosso Blog é voltado para a aviação, vamos nos ater aos acontecimentos da primeira parte do evento; a parte aérea da festa.
E obedecendo a máxima de que "uma imagem vale mais que mil palavras", vamos dividir a matéria pelas apresentações e algumas das muitas aeronaves que por lá passaram para a alegria do público presente.


SHOW DO COMANDANTE BRASIL



 A bomba de fumaça já no táxi dá uma ideia do show



Cmte. em voo de dorso.  Foto cedida gentilmente por Jose Duczmal


Uma coincidência abrilhantou ainda mais a apresentação do Cmte. Brasil

Finalizando o show o Cmte. Brasil se esconde na fumaça


APRESENTAÇÃO DA ESQUADRILHA CEU

   A Esquadrilha Ceu é a segunda do país regulamentada pela ANAC. Todos os integrantes já pilotaram aviões de caça e alguns passaram pela Esquadrilha da Fumaça da FAB. A união desses ases aeronáuticos fez surgir a ESQUADRILHA CEU, baseada no Rio de janeiro. Todos que se apresentam no Aero Rock já passaram dos 60 anos.
Comandantes de inquestionável experiência, são sempre solícitos e receptivos

.O Comandante Salvatore chegando para o show e cumprimentando os Spotters

As aeronaves da Esquadrilha CEU preparando-se para a decolagem

Primeira passagem

Sequência de manobra

E eis que de repente outros pássaros integraram-se ao show





Belo registro gentilmente cedido pelo Para-minense Vitor Hilário


O SHOW DO AMERICANO SKIP STEWART


Taxiando para a cabeceira 30

A decolagem já indica o quão radical será a apresentação

Passagem baixa

 E, dá-lhe fumaça!

Skip passa por baixo das fitas. A foto ficou ruim mas atende como registro.

Em voo de dorso prestes a cortar a fita superior. Imagem gentilmente cedida por José Duczmal

Voo de dorso após cortar a fita superior

Skip Stewart rompe a fita inferior em voo de faca.

É sempre grande o público que prestigia a festa aérea

ALGUMAS DAS AERONAVES PARTICIPANTES DO EVENTO

Tucano T27 com pintura comemorativa de 30 anos

Bucker Bu-131 Jungmann

DYNAMIC WT-9 com uma bela e bem humorada pintura


Bonanza prestes a tocar

Girocóptero Montalva (Esse brinquedo de gente grande tem o preço em torno de R$135.000,00)

O YAKOLEV FOI UMA ATRAÇÃO À PARTE
   De fabricação soviética, o YAKOLEV Yak-52 possui um motor radial de 9 cilindros, ligado a uma hélice bi-pá de passo variável. O primeiro voo de um Yak-52 deu-se no ano de 1976, tendo sido projetado como um instrutor preliminar de estudantes soviéticos na transição para os jatos.

O Yakolev YAK-52 mistura beleza e nostalgia

A elegância do voo ficou ainda mais bela no alinhamento da aeronave com a topografia

O voo do PT-ZRU foi executado pelo Guto com a companhia de Berg Filho


CURIOSIDADES DO EVENTO EM SNPA

A arte da falcoaria não se furtou em encantar os presentes

Um Navajo, já sem os motores e outras partes, destoa do cenário frenético do aeroporto.


Câmeras e olhos ao alto (Imagem cedida gentilmente por Estevam Costa Siqueira)


   E, finalmente, o time de Spotters presentes ao evento e registrado pelo competente fotógrafo Reinaldo Neves, que gentilmente cedeu a imagem.
Para quebrar o clima masculino e embelezar a foto, a presença feminina de Verena Rezende!



   Cumpre registrar a inestimável ajuda de Marcos Junglas e Raphael Brescia, os dois voluntários incumbidos de receber e acompanhar a imprensa e spotters.