sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

PLANEJANDO A VIAGEM AÉREA

   Como estamos em época de férias, vamos abordar um guia básico para planejar a sua viagem aérea, sem correr riscos de aborrecimentos.
Partiremos do princípio de que já escolheu o seu destino; a cidade para passar alguns dias, na expectativa de trazer ótimas recordações.



   Depois de consultar os voos, é fazer uma paciente pesquisa de preços e decidir qual é a melhor tarifa. Nem sempre a menor é a melhor, pois envolve conexão e demanda mais tempo na viagem. Selecione o voo que preferir, levando em consideração o horário para sair de casa e o horário de chegada ao destino. São detalhes que podem facilitar ou dificultar sua vida, considerando disponibilidade de transporte principalmente no destino. Confira data, horários de partida e chegada e os preços de cada trecho. Feito isso é só proceder a reserva, lembrando que ela só será confirmada quando o pagamento das passagens e das taxas for aprovado.


   Ao preparar as malas alguns cuidados precisam ser observados para que não haja nenhum imprevisto no momento do embarque.


   Objetos de valor como jóias e dinheiro não poderão ser despachados e serão aceitos apenas como bagagem de mão, assim como notebooks, câmeras fotográficas, telefones celulares e documentos. Esses aparelhos eletrônicos precisam passar pelo aparelho de raio-x do aeroporto no mesmo momento em que você passará pelo detector de metais, na entrada da sala de embarque. Fique atento para não ultrapassar o limite de peso de cinco quilos da sua mala de mão. Dê preferência a mochilas ou malas pequenas.


MATERIAL ESPORTIVO
Viajar com objetos esportivos pode exigir um preparo a mais. Bicicletas, pranchas de surfe, esquis, snow board, arco e flecha, kite surfe, patinete e wake board são transportados normalmente como bagagens despachadas. Esses são pesados e entram no limite de peso que cada cliente pode levar no voo (e o excesso de peso, se houver, é cobrado normalmente).


REMÉDIOS ESPECIAIS
Para embarcar com remédios especiais, que necessitam de refrigeração, o cliente deverá acondicioná-las em gelo seco –desde que a quantidade de gelo seco não ultrapasse 2,5 kg por passageiro e a embalagem permita a saída do gás dióxido de carbono– ou ainda, com gelo em gel.
Lembrado que, caso o medicamento esteja acompanhado de seringas, é preferível que seja despachado via check-in. O cliente também deverá portar a documentação pertinente ao transporte.
Importante: isopores comuns não serão aceitos com gelo seco, somente caixas térmicas. Lembramos também que gelo comum não é aceito sob nenhuma circunstância.



Alguns objetos são considerados bagagem gratuita:
> livros e revistas para leitura;
> um sobretudo, capa de chuva, manta ou casaco de uso pessoal;
> um guarda-chuva ou bengala;
> uma cadeira de rodas desmontável (despachada com a bagagem) ou um par de muletas;
> um carrinho de bebê (despachado) e um bebê conforto se um bebê de até dois anos esteja com um cliente pagante.


CHECK-IN E EMBARQUE
O check-in pode ser feito pela internet através de computador, aparelho celular ou tablet, com comodidade e algumas horas de antecedência. Os sites das empresas são intuitivos e de fácil compreensão. Mas se preferir pode fazê-lo nos totens do aeroporto, chegando com antecedência.
Importante: o atendimento do voo doméstico encerra-se com 30 minutos de antecedência do horário do voo. O atendimento do voo internacional encerra-se com 60 minutos de antecedência do voo.
Já o portão de embarque finaliza o atendimento com 10 minutos de antecedência do horário de todos os voos.

DOCUMENTAÇÃO DE VIAGENS INTERNACIONAIS
Para embarcar em alguns voos internacionais é necessário ter passaporte (se o destino for os Estados Unidos, por exemplo). Mas se o país de destino é membro do Mercosul, ou tem acordo de viagem com o Brasil, você não precisará do passaporte, podendo usar os seguintes documentos:
> carteira de identidade com menos de 10 anos de emissão;
> registro de identidade civil (RIC);
> cédula de identidade de estrangeiro expedida pela Polícia Federal (RNE).


Tudo conferido? Boa viagem e bom passeio!


Fonte de pesquisa: In Press Porter Novelli
                    Assessoria de Imprensa GOL Linhas Aéreas Inteligentes