terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Flight Report Flyways Pampulha-Ipatinga


PR-TKN primeira aeronave da Flyways

    Desde a instalação do balcão da nova companhia no aeroporto da Pampulha a equipe do Aviação Hoje ficou muito atenta ao início das operações em nosso aeroporto, todos queríamos ver as aeronaves com pintura diferente do que estávamos acostumados embelezando nosso aeroporto. O tempo foi passando e a Flyways trabalhava para começar a voar, em setembro de 2015 a primeira aeronave da empresa um ATR 72-500, cujo prefixo é PR-TKN ficou pronto e visitou pela primeira vez o aeroporto da Pampulha, ostentando uma bela pintura com tons de lilás e a simpática logomarca da companhia. Depois de alguns meses, em Dezembro foi confirmado o início das operações da empresa no dia 28 de Dezembro. Alguns dias depois, a data do voo inaugural para Ipatinga também foi divulgada, seria dia 04 de Janeiro e não poderíamos perder essa oportunidade.


Balcão de check-in da Flyways chama a atenção no saguão. Foto: Gabriel Araújo

  Ansiedade até o dia do voo tomava conta, iria no voo 9702 com decolagem prevista para 7h e 45min da manhã, a aeronave chegaria do Galeão e logo em seguida embarcaríamos para Ipatinga. Cheguei no aeroporto às 6h e 15min da manhã, como não havia fila optei por já fazer o meu check-in logo na chegada ao aeroporto, de maneira tranquila e rápida os procedimentos foram feitos com destaque a cordialidade das atendentes do balcão. O embarque começaria as 7:10, então aproveitei para passar um tempinho na varanda da Pampulha.


  Aproximando-se do horário de embarque me dirigi até a entrada da sala de embarque, onde fui recebido pelo segurança que validou o ticket de embarque e liberou minha entrada. Passando pelo detector de metais me dirigi até o segundo andar da sala de embarque de onde tive uma bela visão do pátio de aeronaves.

Segundo andar da sala de embarque.

Quadro de horários de partidas da Pampulha

  Com um pequeno atraso a aeronave chegou a Belo Horizonte com um belo pouso na pista 13. Após o pouso já me dirigi ao andar inferior da sala para aguardar o embarque na aeronave que se daria bem em frente ao portão, no box 5.

 Após breve táxi o PR-TKN iniciou curva para "estacionar" no box 5

PR-TKN se aproximando das marcações de estacionamento


  Às 7h e 55min iniciaram o embarque embaixo de chuva, na ocasião, guarda-chuvas foram distribuídos para nos proteger até a porta da aeronave. Assim que embarcamos fomos recepcionados pelas "cms" da Flyways com muita atenção e zelo. Logo que entrei na aeronave me dirigi até minha poltrona 7A, do lado do motor PW com pintura em lilás. Pude notar que o interior e exterior da aeronave está muito bem conservado, nem aparenta ser uma aeronave de 16 anos de idade. Se observar bastante no interior, pode-se notar alguns sinais de idade mas nada alarmante, é muito bem conservado com poltronas pretas de material que simula um couro, quanto ao espaço interno, é muito confortável com espaço para as pernas e boa distância da cabeça para o bagageiro.

Após push back aguardando para o início do táxi

  Iniciamos o push back às 8h e 06min, com um pequeno atraso ao previsto, elogio á equipe de solo que rapidamente preparou a aeronave para que pudêssemos embarcar e nos acomodar, o speach da companhia não foge do padrão de toda empresa, feito da maneira convencional com uma comissária narrando o procedimento e duas efetuando a simulação das atitudes tomadas em caso de emergência. Às 8h e 11min iniciamos nosso táxi para o ponto de espera da pista 13, taxiamos com "single engine". (economia nos dias de hoje é tudo kk).

 Passando na retaguarda do PR-AKB da Azul Linhas Aéreas

  Na retaguarda do PP-STY, segunda aeronave da Flyways aguardando regularização.

  Após 5 minutos de táxi estávamos alcançando o ponto de espera, tivemos que aguardar alguns instantes devido a um tráfego que se encontrava em nossa frente para decolagem. Após a pista ficar livre, alinhamos às 8h e 16min, onde ficamos por mais um minuto aguardando, para dar separação com o tráfego que havia decolado.

Aguardando no ponto de espera a liberação da pista
  Às 8h e 17min iniciávamos a decolagem rumo a Ipatinga, logo após a decolagem consegui fazer belas fotos durante o procedimento de saída, fizemos uma curva a esquerda e logo pude ver o aeroporto da Pampulha a esquerda da aeronave. Depois belas paisagens se seguiram como a lagoa da Pampulha com o estádio Mineirão ao fundo, e em seguida um belo horizonte que a capital mineira nos apresentava.

 Após a decolagem, início de curva à esquerda

 Passando à esquerda do Aeroporto da Pampulha

Lagoa da Pampulha, Mineirinho, estádio Mineirão e cidade ao fundo

  Após cumprir a saída tivemos uma vista incrível da cidade e começamos a entrar nas camadas que cobriam o céu de Belo Horizonte. O dia estava nublado, portanto aos poucos a paisagem era tomada por uma imensidão de branco que doía aos olhos de tão claro.


 Cidade de Belo Horizonte ficando lá em baixo

 Uma das ultimas vistas de BH antes de entrar nas nuvens

Já dentro das camadas sem visual algum

  Tão logo os sinais luminosos se apagaram, o serviço de bordo foi iniciado, como haviam apenas 9 passageiros não houve pressa por parte das comissárias e nem dos passageiros que se serviram e se alimentaram de maneira tranquila e agradável. De cardápio a Flyways nos disponibilizou dois tipos de sanduíche, um pão, salame e queijo e o outro pão, queijo e presunto; de bebida haviam como opções sucos de laranja e goiaba, Coca-Cola normal e zero além é claro da tradicional água.

Serviço de bordo com um bom-bom de cortesia 

  Após o termino do serviço, o lixo foi recolhido e o Cmdt. Medrado anunciou que já estávamos em procedimento de descida para pouso em Ipatinga. No início do procedimento a descida era quase imperceptível devido a falta de referências visuais externas, porém conforme nos aproximávamos de Ipatinga o solo ficava mais aparente entre as nuvens que cobriam a cidade.

Descida para Ipatinga, o solo já aparecendo

  Durante a descida foi possível ver da janela parte do Rio Doce, atingido pela lama da mineradora Samarco no ultimo ano. Uma cena triste que infelizmente não traz esperança nenhuma de resolução até o momento.

Rio doce.

  Exatamente às 9h e 10min o ATR72-500 da Flyways pousava na pista 23 de Ipatinga, o aeroporto estava bem vazio porém em ótimas condições. A grama verdinha de encher os olhos e o bom asfalto da pista chamaram muito minha atenção.

 Livrando a pista após o pouso.

  Assim que livrou a pista a aeronave fez um breve táxi até ao portão onde seria efetuado o desembarque. Como o aeroporto não é muito grande o tempo gasto entre pousar e desembarcar é muito curto. Ás 9h e 13min o Cmdt. Medrado cortou os motores para que o desembarque fosse iniciado.

Motor n° 1 após o pouso.

   O que posso falar em relação a essa primeira experiência de voar Flyways é que se apresentou como uma excelente empresa que tem tudo para crescer cada vez mais no mercado. Com serviço nota 10, desde o momento do check-in ao desembarque a Flyways começa com o pé direito suas operações.





Para quem quiser ver o vídeo da decolagem e do pouso: