domingo, 1 de maio de 2016

COMANDANTE ROLIM NAS ASAS DE SEU SONHO

   Aos 24 minutos, do dia 29 de abril, chegou ao Brasil a primeira aeronave com a nova marca que substituirá a imagem da TAM, pousando no GIG.
  Muito se falou sobre a logomarca LATAM. Muitos a consideraram pouco criativa, outros a viram com bom tom, mas em todos uma espécie de consternação por estarem assistindo aos últimos suspiros da TAM.

   O Aviação Hoje Notícias sente-se na obrigação de fazer um relato, mesmo que breve e sucinto, prestando uma singela homenagem ao homem que deveria ser reverenciado sempre que se fala em empreendedorismo e tenacidade nos negócios. Não se trata de uma biografia, mas de algumas informações para, principalmente, os jovens que não conheceram o grande homem da Empresa “Transportes Aéreos Marília”.

   Rolim Adolfo Amaro    veio ao mundo na cidade de Pereira Barreto, no Estado de São Paulo, em 1942. Em 1957, com apenas 15 anos, se viu obrigado a abandonar os estudos para ajudar nas despesas da casa.
  Trabalhou como assistente de mecânico, aprendiz de escrevente e office-boy em São Paulo. Apaixonado por aviões desde criança, voltou para o interior e, com dinheiro penosamente economizado, pagou sua inscrição no curso do Aeroclube de Catanduva, conseguindo concluir o aprendizado e obter o brevê em 1958.
   Foi então para Londrina (PR) e conseguiu emprego na Táxi Aéreo Star, onde pela primeira vez pilotou sozinho. Na ocasião foi um Cessna 140, de apenas dois assentos (como o da foto abaixo).

   1959 foi o ano de sua mudança para São José do Rio Preto (SP) onde trabalhou na empresa Táxi Aéreo Riopretense, pilotando um Cessna 170.
   Em 1962 empregou-se na Táxi Aéreo Marília, a TAM, empresa que fora fundada em 1961 por um grupo de dez aviadores. Passou a trabalhar para o industrial do açúcar Orlando Ometto, transportando toda a sorte de cargas.
   Todavia, sem vocação para piloto de carga, mudou-se para São Paulo e ingressou na Vasp. Algum tempo depois recebeu convite do Banco de Crédito Nacional para assumir a aeronave da Instituição. O alto salário lhe permitiu economizar e comprar seu primeiro avião em 1966, um Cessna 170 com capacidade para três passageiros.

    Já casado mudou-se com a família para a cidade de São Félix do Araguaia e, mesmo acometido por maleita, fundou a ATA-Araguaia Transportes Aéreos e, após dois anos, já contava com uma frota de 15 aeronaves.

     A TAM EM SUA VIDA     
  Em 1968 adquiriu, do Grupo Ometto, 33% de ações da TAM que não atravessava uma boa fase financeira. Mas, com a sua competência e grande visão de negócios, em 1972 conseguiu comprar metade das ações da Empresa e assumiu a direção.
  Modernizou a frota, promoveu o crescimento da Empresa e já em 1973 comprou mais dez novas aeronaves Cessna 402, os primeiros aviões brasileiros equipados com radar.

  Em 1976 já possuía 98% das ações projetando a Empresa como um fenômeno, pois enquanto a aviação crescia 15% ao ano, a TAM aumentava em 70% a cada seis meses.
   Também em 1976 criou a TAM Transportes Aéreos Regionais para atender o interior de São Paulo, Paraná e Mato Grosso, operando seis EMB11-C Bandeirante.

     ÚNICO DONO     
  No ano de 1979 assumiu a totalidade das ações da Empresa e iniciou a década de sua consolidação com a aquisição dos Fokker F-27 em 1980. Em 1981 a Empresa alcançou a marca de um milhão de passageiros transportados desde a sua fundação.
   
   Em 1984 conquistou o prêmio "Top de Marketing" em razão da qualidade do serviço que oferecia.
   No ano de 1986 adquiriu a Votec que passou a se chamar Brasil-Central e estendeu sua malha de rotas para as regiões centro e norte do país. Nesse mesmo ano instituiu o voo ligando São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Em 1989 iniciou o Serviço Primeira Classe com os Fokker 27 ligando São Paulo e Rio de Janeiro.

     A ERA DO JATO NA EMPRESA     
  Com a chegada dos Fokker F-100, em 1990, a Empresa ganhou mais visibilidade inaugurando a aviação a jato e de alto padrão, caminhando para se tornar a melhor companhia aérea da América Latina.

   Em 1993 criou a Fundação Eductam, com o objetivo de fornecer bolsas de estudos para carentes, apoiar obras humanitárias e participar de projetos culturais e esportivos.
  Neste mesmo ano, preocupados em preservar a história da aviação para futuras gerações, Rolim e o irmão João Amaro criaram o Museu Asas de Um Sonho, mais tarde chamado de Museu da Tam, que foi aberto ao público em 2006, fechado para reformas em 2008, reabrindo em 2010. Dentre os aviões do seu acervo, de mais de 90 aeronaves, podemos destacar:

    Supermarine Spitfire   
    Corsair    
    P-47 Thunderbolt    
    Mig 21    
    Mirage III    
    Lockheed Constelattion    
    Gloster Meteor F-8    
    Savoia-Marchetti S.55 (versão C)    

   O Museu da TAM, ou Asas de Um Sonho, foi considerado o maior da América Latina no setor de aviação. Todavia, para o desapontamento dos amantes da aviação, em razão da crise político-econômica que atravessa o país, teve suas atividades encerradas em 2016.

    PIONEIRISMO    
   No ano de 1994  Rolim Amaro inovou no setor e aceitou em sua tripulação a primeira comandante mulher. Doze meses depois lançou o serviço Ticketless, o embarque eletrônico sem bilhete e o Cartão de Crédito Fidelidade TAM.


    NUVENS CARREGADAS    
   A Empresa também enfrentou um período tenebroso com seis acidentes envolvendo suas aeronaves. O pior deles aconteceu logo depois de ser eleita a melhor empresa do setor, quando em 1996 o voo 402, cumprido por um Fokker 100, teve um dos reversos acionados na decolagem do Aeroporto de Congonhas e caiu matando 99 pessoas.
   Depois do ocorrido Rolim passou a receber os passageiros que saíam de Congonhas na escada dos aviões, na tentativa de recuperar a imagem da Companhia. Cartas e vídeos do Comandante Rolim também se tornaram uma constante nos voos da TAM.
   Em 1997 conseguiu fechar um acordo de code sharing com a American Airlines para operar GRU/MIA e comprou cinco aviões A330-200.

   Realizou o primeiro voo para Paris em 1999 em parceria com a Air France e, pela terceira vez consecutiva, foi escolhido como Personalidade do Ano pela revista Aero Magazine.

          RECONHECIMENTO          
  De 1993 a 2001 Rolim Adolfo Amaro foi agraciado 25 vezes entre títulos nacionais e internacionais, prêmios, medalhas e comendas, o que o qualificaram como um empreendedor ímpar.

  Certamente, se entre nós ainda estivesse, a TAM continuaria sendo TAM, uma empresa que nasceu do sonho, do trabalho, do suor e da tenacidade de um guerreiro que venceu o descrédito em muitas ocasiões, a malária por sete vezes e também a maleita, mas foi vencido por um helicóptero em um dia de meteorologia adversa, o fatídico 8 de julho de 2001.
    Descanse em paz, Comandante!   

Créditos nas imagens
Fontes de pesquisas:
http://brasilescola.uol.com.br
www.dec.ufcg.edu.br