sexta-feira, 6 de maio de 2016

UM NOVO CNF ESTÁ NASCENDO EM CONFINS

     A BH Airport convidou a imprensa para um “workshop” no dia 3 de maio, no qual fez um histórico da concessão e apresentou o progresso das obras desde que assumiu o Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Falaremos resumidamente do que foi tratado, pois a totalidade resultaria em um artigo muito longo.
     O evento ocorreu em um salão do 10º andar do belo Hotel Linsx, em frente ao Aeroporto, e os convidados foram recepcionados com um café de boas vindas.
  
  Janete Ribeiro, Assessora de Comunicação, abriu o evento falando do empenho da Concessionária em transformar e projetar um novo e moderno aeroporto para o futuro.


  COM A PALAVRA, O DIRETOR-PRESIDENTE PAULO RANGEL  


Paulo Rangel esclareceu que a BH Airport é uma sociedade de propósito específico, formada pelo Grupo CCR, um dos maiores da América do Sul, em parceria com a Empresa do Aeroporto de Zurich, detendo 51% de participação e a Infraero conservando 49%.

A Empresa de Zurich foi buscada como parceira, para trazer a experiência necessária no processo de implantação de novas tecnologias e boas práticas aeroportuárias, atraindo assim mais empresas para outros destinos além dos atuais.                              

O audacioso plano diretor prevê a entrega, ainda em 2016, do novo Terminal 2 que terá 49000m² em três pavimentos. Para isso as obras estão em ritmo acelerado e em franco progresso.


O Diretor-presidente revelou que o processo está na Fase I-B, cuja imagem eletrônica do gráfico reproduzimos abaixo:

Na área interna do novo terminal serão seis esteiras rolantes, nove escadas rolantes, além de dezoito elevadores. Também abrigará o embarque internacional que atualmente opera provisoriamente no T3.
Através de imagens eletrônicas e argumentos técnicos, Paulo Rangel demonstrou um panorama de crescimento estratégico, que coloca CNF no patamar de modernidade aeroportuária, com muito conforto e segurança para os usuários.
Esse crescimento prevê, em uma segunda etapa, a construção de outra pista no lado oposto ao Aeroporto, distante 1400 metros, condição sine qua non para operações simultâneas. Esta segunda pista terá 2500 metros de extensão e será interligada por uma taxiway ao lado do DTCEA-CF e viaduto sobre a LMG 800, cuja previsão do término de implantação é para 2020.


     OPERACIONAL     

      O Diretor de Operações, Daniel Bircher, veio de Zurich e, apesar de pouco tempo no Brasil, já domina o português com um sotaque muito leve e se fez entender brilhantemente.
Ele abordou vários aspectos técnico-operacionais, como a posição estratégica do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte na região sudeste...
...a pontualidade verificada em CNF e uma gama de números e dados técnicos, demonstrando que o Aeroporto já entrou em uma trilha de crescimento e progresso, através das iniciativas implantadas desde o início da gestão BH Airport.
Além da posição geográfica de CNF, também a meteorologia é favorável às operações, pois muito raramente ele opera “abaixo dos mínimos”.
Na maior parte do ano o tempo favorece a movimentação aérea, como demonstra o gráfico abaixo, sobreposto sobre uma foto de um raro dia de meteorologia adversa (18/01/2016), talvez o pior dia da história do Aeroporto Tancredo Neves.


     CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO     
     Uma grata surpresa foi encontrar o Comandante do DTCEA-CF presente ao evento.


     GERÊNCIA DE OPERAÇÕES     

O Gerente de Operações Rafael Laranjeira foi mais uma demonstração do profissionalismo da Concessionária. Com explicações ilustradas e objetivas ele apresentou um panorama de quão complexo é o dia a dia de um sítio aeroportuário.


    A criação do APOC-Operations Airport Center foi um dos grandes avanços para a operacionalidade do Aeroporto, pois congrega todas as partes envolvidas em um só local, interagindo e acompanhando em tempo real o andamento das operações. O gráfico abaixo possibilita entender como funciona a central de operações.

     O APOC adota o conceito ADCM (airport collaborative decision making), que orienta ações e decisões de maneira compartilhada com os stakeholders (partes envolvidas), principalmente as empresas aéreas. Este conceito é adotado na Europa e Estados Unidos e vem sendo desenvolvido no Brasil desde 2015.

       À frente do APOC está Valério Menescal...
...que conduziu os convidados para conhecer o setor, já no horário de almoço, quando pode ser fotografado com os monitores estratégicos desligados.

    E também onde foi feita a foto dos anfitriões
(Acervo BH Airport)

     TECA (TERMINAL DE CARGA)     

   O Terminal de Cargas é outro setor privilegiado pela localização de CNF, e que vem sendo alvo de atenção por parte da Concessionária, prevendo mais investimentos e modernização para o futuro próximo. Está previsto também uma outra unidade a partir da inauguração da segunda pista.



     CONSIDERAÇÕES     
Como resultado da participação neste workshop podemos dizer que foi uma oportunidade de tomar conhecimento do real andamento das obras de ampliação do aeroporto, fato este não abordado no cotidiano da grande mídia. Acreditamos que todos os participantes deixaram o evento com a certeza de que o mineiro ainda terá muito orgulho deste aeroporto, idealizado pelo Governador Francelino Pereira em época de um menor movimento aéreo na Capital, mas que Francelino, com seu tirocínio e visão progressista, venceu todos os obstáculos, como também aos pessimistas de plantão, deixando o legado de um Aeroporto Internacional para atender a Belo Horizonte e a todo o Estado de Minas Gerais.

Finalizando:
Agradecemos à BH Airport pela oportunidade de conhecer na intimidade este sítio tão frequentado e tão conhecido da Comunidade Spotter, tomando ciência de que um novo e moderno aeroporto está sendo preparado para um futuro bem próximo e, quiçá, promissor!
(Acervo BH Airport)