sexta-feira, 16 de setembro de 2016

GOL COMEMORA DEZ ANOS DE CMA

  O Centro de Manutenção da Gol, localizado no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, completou dez anos de atividade e a Empresa está celebrando o sucesso e a funcionalidade que este Centro adquiriu ao longo dos anos.
   A GOL, além das atividades comemorativas internas, preparou um “workshop” para a imprensa e veículos de divulgação da aviação, no dia 15 de setembro.
    Já nas dependências do CMA uma “trilha da fama” chamou a atenção pela criatividade e também pela ideia de valorizar os funcionários que ali trabalham desde a fundação. Desenhos de estrelas com os nomes de cada funcionário(a) decano(a) foram fixados nas passarelas das instalações, como forma de homenagear esses(as) trabalhadores(as), totalizando 93 menções.

Os convidados foram recebidos com um saboroso café de boas vindas...
...e após, conduzidos ao Auditório Engenheiro Fernando Miguel dos Santos, onde ocorreu o evento.
   Cumpre registrar que este auditório foi totalmente montado com material reciclado, utilizando peças de aeronaves que chegaram ao seu limite de horas voadas, ou se tornaram ultrapassadas para as atuais aeronaves, como é o caso das poltronas e do carpete. O número de poltronas é equivalente à lotação de um Boeing 737-800.

     A ABERTURA DO WORKSHOP    
   Alberto Castro Correnti abriu o evento com visível alegria e de forma descontraída, respondendo as eventuais perguntas também em espanhol para convidados do Uruguai, Paraguai e Argentina.

   Alberto passeou pela história da manutenção abordando a primeira geração de manutenção, com programas desenvolvidos por mecânicos...
...a segunda geração com o início da manutenção preventiva e a manutenção preditiva, a terceira geração.

     O INÍCIO     
   A GOL iniciou suas atividades em janeiro de 2001 e as manutenções das aeronaves eram realizadas por firmas especializadas contratadas.
    Em setembro de 2006 foi inaugurado o CMA (Centro de Manutenção) próprio da Empresa com um hangar, em frente à cabeceira 34 do Aeroporto Tancredo Neves em Confins, com o mais avançado conceito tecnológico do gênero na América Latina.
   Em 2008 começaram as obras de expansão que transformaram o CMA em um complexo, no qual são realizados todos os tipos de procedimentos inerentes à atividade e até fabricadas algumas peças sob licença da Boeing. Anualmente são realizados, em média, 800 manutenções.
Hoje a GOL tem 63 bases de manutenção espalhadas pelo País:
nível 1> faz reparos de baixa complexidade técnica e não há necessidade de utilização de ferramentas;
nível 2> procedimentos de média complexidade e necessidade de ferramentas ou equipamentos direcionados para efetuar a manutenção;
nível 3> manutenção com alta complexidade técnica, executadas neste CMA (o de maior utilização) e no do Aeroporto de Congonhas.

     OFICINA E HANGARES     

    Gallinaro começou falando do processo de pintura de uma aeronave, que leva cerca de 12 dias para ser concluído. É preciso remover totalmente a tinta velha para, a partir daí, iniciar o processo da mesma forma de quando foi fabricada a aeronave. Este procedimento acontece, geralmente, a cada 5 ou 7 anos de operação da aeronave. O CMA já executou 88 pinturas no hangar.
   Cumpre esclarecer que todos os resíduos gerados são tratados e o mínimo lançado no meio ambiente só acontece após o tratamento que garante não agressão, pois o hangar de pintura é dotado de gigantescas estruturas de exaustão e tratamento de partículas em suspensão.

   Marco também enfatizou o treinamento e especialização pelos quais passam os funcionários do hangar...
...e as certificações que a GOL precisa deter para continuar a garantir o nível de qualidade e credibilidade do CMA.

     ALGUMAS DAS OFICINAS DO CMA     
   A pintura de componentes é um trabalho que requer conhecimento e comprometimento do profissional que a executa, exigindo minucioso cuidado para que o componente não destoe do conjunto.


   A confecção de capas para poltronas e tapeçaria dos aviões é realizada por uma equipe de costureiras que se revesam no processo.



   Um suporte com rodízios, para manutenção das carenagens e naceles dos motores, foi desenvolvida pelos técnicos do CMA para facilitar os procedimentos necessários e a sua movimentação pelo hangar.

   As rodas e freios têm um setor próprio que garante a manutenção, correção e até substituição quando necessário. Uma sofisticada unidade de ultra som pesquisa possíveis trincas não visíveis.


   O CMA também fabrica alguns componentes sob licença da Boeing, o que reduz em muito o custo, pois evita a importação em dólar, além das taxas de importação e transporte.

     737 MAX     
  Lucas Tabrulsi, representante da Boeing na Gol há nove anos, foi o encarregado de fechar o Workshop falando da nova aeronave "737 Max", cuja primeira unidade chegará para a Empresa em agosto de 2018.

   Os dados que mais chamam a atenção é a economia de 14% no consumo de combustível proporcionada pelo novo motor GE CFM Leap e a diminuição do nível de ruído, em razão da carenagem dentada do motor na parte traseira, como no motor do 787 Dreamline.

Todavia, outras mudanças em relação ao "NG" também são interessantes:
> o trem de pouso dianteiro é 8 polegadas mais alto;
> as asas são as mesmas do NG, mas têm os motores mais rentes a elas;
> a entrada de ar da APU se fecha em voo, reduzindo o arrasto e ajudando na redução do consumo de combustível;
> painel de instrumentos mais simplificados e práticos;
> painel intuitivo para o passageiro;
> o piloto em transição do NG para o Max, necessitará de apenas 3 dias de treinamento em simulador.

   Após a apresentação do novo avião da Boeing, foi encerrado o Workshop e todos convidados ao almoço de muito bom gosto, para depois uma visita às dependências do CMA.

Mas antes do almoço a reunião para a foto oficial do evento:


ALGUMAS FOTOS DE MANUTENÇÃO
   Parte traseira do porão dianteiro do 737. Segundo informações o porão traseiro é ainda maior.

Trem de pouso dianteiro e o complexo sistema de recolhimento.

Motor em inspeção de rotina.

Troca do trem de pouso traseiro. A aeronave é sustentada por quatro macacos: um sob cada asa, um terceiro sob a cauda e o quarto na parte dianteira da fuselagem para garantir a estabilidade. Cada macaco tem capacidade para oitenta toneladas.

   Setor de poltronas já reparadas e a serem inspecionadas. Um dos maiores problemas verificados são as gomas de mascar (chicletes) que passageiros colam por baixo dos assentos. Com o tempo eles se solidificam e provocam a troca de todo o tecido.

     Comentário final     
   Só conhecendo um centro de manutenção de aeronaves para ter a real noção de custos de uma empresa aérea.
   Mas um fator de agradável constatação é o nível de comprometimento e de satisfação dos funcionários e técnicos da Empresa. É visível o orgulho e o brilho nos olhos daqueles aos quais indagamos sobre detalhes de uma peça ou algum componente, respondendo com satisfação e a maneira natural de quem fala sobre algo que gosta de fazer.
   No setor de rodas e freios uma maquete sobre uma das mesas denota o orgulho do funcionário:

   Observando a concentração de todos nas tarefas executadas, é possível entender a frase inicial de Alberto Correnti no Workshop: "segurança é o valor número um para a GOL".

     Agradecimentos     
Agradecemos a todos os funcionários do CMA que nos receberam com amabilidade, especialmente ao Diretor Alberto Correnti, à Suelen e Bárbara (Assessoria de Comunicação) e também ao parceiro CNF ao Vivo.