quinta-feira, 29 de setembro de 2016

H135: MODERNIDADE EM ASAS ROTATIVAS

   Nos dias 26 e 27 de setembro a Helibras apresentou o H135, sucessor do EC 135P3, ao BOA-Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, ao CORPAER-Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da PMMG, ao Governo de Minas e à CEMIG, além de outros clientes para os quais foi realizado um coquetel nas dependências do Helicentro Zona Sul, no dia 27 às 20h.
   Uma imponente aeronave com sofisticadas inovações e fino acabamento, pousou suavemente no pátio do BOA fazendo brilhar os olhos de todos que gostam e admiram a aviação.

Como sempre a habitual cordialidade do BOA na recepção da visita.

   O Major Eduardo Cota Ramos, Comandante do BOA, recebeu pessoalmente o Executivo da Helibras Leornardo Antonio, destacado para a apresentação, e o Especialista de Marketing Carlos Malagrino.

   Mas antes de falar sobre a aeronave, especificamente, façamos um passeio pela história do fabricante:
   O Grupo Eurocopter foi criado no ano de 1992 após a união entre os setores de helicópteros da Aerospatiale (francesa) e da Deutsche Aerospace (alemã).
   Em 2014 a Empresa foi "rebatizada" como Airbus Helicopters, para escrever um novo e moderno capítulo em sua história.
   No mês de janeiro de 2015 as aeronaves produzidas pela Airbus Helicopters ganharam novas denominações e as letras de identificação "EC" foram substituídas pela letra "H".
   No Brasil as aeronaves são fabricadas pela Helibras, cuja história se iniciou em 1978, no Centro Técnico Aeroespacial, na cidade de São José dos Campos (SP), por iniciativa do governo brasileiro em ter uma indústria de asas rotativas no país.
   A Helibras nasceu de uma parceria entre a extinta Aerospatiale, o Governo de Minas Gerais e a Aerofoto Cruzeiro, na condição de iniciativa privada. Funcionou durante dois anos no Hangar X10 do CTA e, em 1980, transferiu-se definitivamente para a cidade de Itajubá, no sul de Minas.
  O primeiro helicóptero produzido pela Helibras foi o AS350, lançado no mercado mundial no ano de 1976. Hoje é o modelo a turbina mais vendido no mundo. O Esquilo continua sendo fabricado na linha de montagem da Empresa, incorporando muitas inovações nestes 36 anos de existência em Itajubá.

     A AERONAVE     
  O H135 é uma aeronave versátil, que pode se prestar ao transporte de passageiros, ser configurada como uma "UTI aérea" ou ainda, como uma importante ferramenta de patrulhamento e apoio à ações policiais em terra.
   Conversando com o mecânico Edemilson, que acompanhou a apresentação, o mesmo enfatizou a facilidade de manutenção, pois a primeira inspeção se dá após 400h, a intermediária com 500 e a periódica com 1000 horas de voo.
   Mas a aeronave traz muitas outras inovações, como se vê no quadro expositivo da Helibras:



 O H135 está preparado para operar em altas altitudes
 e altas  temperaturas, suportando declive de até 14º. 


Sua autonomia atinge 2h40min de voo em cruzeiro a 135kt. É dotado de sistema IFR, tem piloto automático e pode ser operado por apenas um piloto.


  A versão passageiros tem um acabamento refinado e à altura das expectativas de quem pode adquirir o equipamento.




     A VERSÃO "AEROMÉDICO"     

   A aeronave pode ser equipada com o que há de mais moderno para o socorro médico, sendo transformada em uma verdadeira UTI aérea...
  
...podendo ser configurada para socorro de um ou dois pacientes.


     VERSÃO POLICIAL     

   A aeronave de patrulhamento e apoio às operações de solo podem ser dotadas do sistema eletro-óptico (EOS), cujos resultados surpreendem.
Estação de operação do Sistema EOS
   Outros países já conhecem a tecnologia Trakka equipando aeronaves de patrulhamento, busca e salvamento em período noturno.
  
   O H135 também pode ser usado para combate a incêndio por meio do "bambi bucket"; missões de salvamento por içamento através do guincho de maior capacidade.

   A Helibras também oferece a opção de "retrofit" para modernização da versão anterior desta aeronave:

      ALGUNS DETALHES EM FOTO     




   Ao final da apresentação do H135 ao Batalhão de Operações Aéreas e antes da partida da aeronave, a foto oficial...

...seguida da decolagem rumo ao hangar da Helisul onde ficou "hospedado" durante sua estadia de demonstração na nossa Capital.