sexta-feira, 2 de setembro de 2016

LABACE, uma Feira Show.



Missão Labace: a equipe do Aviação Hoje Notícias embarcou em CNF rumo a CGH no dia 30 de agosto. O voo foi o G35493, que decolou às 7h14min, cumprido pelo PR-GGL, uma aeronave com sete anos de uso, mas cujo interior está impecável.
   O 737-800 recebeu 7980 kg de QAV e seu peso total na decolagem foi de 64748 kg. Em cruzeiro voamos a 36000 pés em Mach .78 sob o pulso do Cmte. Soizza e auxiliado pelo Copila João Flávio.
   Por volta de 07h45min foi possível registrar o 777-300 N720AN da American Airlines, que cumpria MIA/GRU, cruzando a 1000 pés abaixo do nosso 737 (dados obtidos no playback do Fligth Radar).

   Cumpre registrar o profissionalismo da tripulação que a todos atendeu com solicitude e cordialidade. Na foto o Co-piloto João Flavio (de óculos) o Comissário Jacques Berg, as comissárias Ana Luiza, Simone Barbieri e Leila Miyuki. O Cmte. Soizza precisou ir ao Terminal logo após o pouso e não aparece na foto.

      O QUE É A FEIRA      
   A LABACE (Latin American Business Aviation Conference & Exibition) é uma feira de negócios organizada pela ABAG-Associação Brasileira de Aviação Geral, que vem vencendo o desafio de manter a credibilidade perante expositores e compradores, apesar da instabilidade econômica que de tempos em tempos assola o nosso país.
   O evento, já em sua 13ª edição, ocorre anualmente no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Neste ano aconteceu entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. Para tal é montada uma gigantesca e esmerada estrutura proporcionando receber aeronaves de portes variados, fabricantes de aviônicos, oficinas de manutenção, empresas seguradoras, representantes de grandes empresas internacionais do ramo aeronáutico, novos aeroportos para a aviação geral e uma gama de produtos e serviços.

      A CERIMÔNIA DE ABERTURA      
   A Cerimônia de Abertura foi prestigiada por várias autoridades convidadas pela ABAG, objetivando reforçar a campanha “Aviação Geral-Patrimônio Nacional”, tendo sido iniciada com a execução do Hino Nacional.

   O palanque oficial foi ocupado (da esquerda para a direita) por Antonio Oliveira, José Ricardo Botelho, Floriano Pesaro (representando o governador de São Paulo), Leonardo Fiuza (Presidente ABAG), Dario Lopes Pimenta (representando o ministro dos Transportes Maurício Quintela), Major Brigadeiro Lourenço (Comandante do 4º COMAR) e Kurth Edwards (diretor do IBAC).

   Após os discursos de praxe, nos quais ficou claro a importância da aviação geral para o Brasil, como demonstra o gráfico abaixo com o número de aeronaves por região...
...foi desatada a fita inaugural em verde e amarelo para nossa satisfação, dando como aberta a 13ª Labace.


      ENFIM, A FEIRA      

   Um enorme espaço em estrutura metálica, e totalmente acarpetado, foi montado para receber os stands dos expositores de grandes fornecedores e representantes de fabricantes. Vamos abordar apenas alguns stands, pois o artigo seria muito longo abordando todos.

Agusta Westland

Winslow

Pratt & Whitney expôs um motor com recortes que possibilita ver partes internas em funcionamento, pois foi ligado a uma fonte elétrica e fica funcionando em modo de exposição. Este motor equipa o Phenon 300

Sikorsky Airplane trouxe uma maquete do M-28, cuja curiosidade é a porta na cauda, estilo do militar Casa, que conta com um guincho para auxiliar na carga e descarga. É uma aeronave que pode ser configurada tanto para passageiros quanto para carga. É um avião dotado de um robusto trem de pouso triciclo não escamoteável e preparado para pistas curtas.


      AS AERONAVES      
   Logo na entrada do pátio de exposição um Esquilo e ao lado um motor Turbomeca Arriel 2B que o equipa.

Curiosidade: um S76 envelopado por uma empresa especializada para transporte. Apenas o trem de pouso é visível.

Pilatus



Piper

Honda Jet



Falcon 2000S: sofisticada aeronave de médio porte e alcance intercontinental com capacidade para transportar com muito conforto 10 ou 12 passageiros, dependendo da configuração adotada. É equipado com dois motores General Eletric CFE738.



Falcon 8X: equipado com três motores Pratt & Whitney Canada PW307D, a aeronave tem avanços aerodinâmicos e um novo tanque que permite voar com 8 passageiros e 3 tripulantes a Mach .80, com alcance de 6450nm, quase 12000 quilômetros.


Cessna Caravan: uma aeronave que opera tanto em pistas pavimentas quanto sem pavimentação, com capacidade para 9 passageiros e 2 tripulantes, mas também muito usada para transporte de carga. Tem autonomia para seis horas e meia e voa a 300km/h.



King Air 350i: esta versão tem mais capacidade de carga útil e um interior mais silencioso com o padrão Wi-Fi. Fabricado pela Beechcraft, pode operar a 35000 pés com velocidade de cruzeiro em 580km/h.


Cessna Citation CJ3: modelo 525B é uma extensão do modelo CJ2, motorizado por dois Williams FJ44-4A. A cabine vem de série com seis assentos mas pode ser customizada a desejo do proprietário. 




Cessna Citation Latitude: um dos mais festejados aviões da categoria, tem capacidade para 9 passageiros e 2 tripulantes. É equipado com dois Pratt & Whitney Canada PW306D1. Voa em cruzeiro a uma velocidade de 826km/h alcançando 5278 km, cujo teto é de 45000 pés. 





Socata TBM900: um belo e imponente avião, o Socata 900 é equipado com um motor de 850hp. O TBM900 consome 120 litros de querosene por hora e pode atingir 31000 pés em menos de 20 minutos. A hélice penta pá o deixou 40 nós mais rápido do que a versão anterior.


Bombardier Global 6000: ousaria afirmar que é o mais luxuoso jato na sua categoria, com privilegiada cabine e excelente nível de conforto. Pode ser configurado para transportar de 8 a 19 passageiros. Equipado com dois motores Rolls Royce Deutschland BR710A2-20, pode voar a 900 km/h, chegar a 51000 pés e cumprir São Paulo/Paris em 10 horas e 45 minutos.



Gulfstream G650ER: este jato, com 12 pessoas entre pax e tripulação, tem autonomia para 7000 milhas náuticas, trajeto equivalente a Dubai/Nova York ou Londres/Buenos Aires sem escala, impulsionado por dois motores Rolls-Royce BR725A1-12.


As aeronaves Embraer: registramos todas as aeronaves EMB no 1º dia da Feira. Em razão do grande número de pessoas inscritas para visitação no interior das mesmas, deixamos os registros internos para o 2º e último dia da nossa participação no evento.
Infelizmente choveu bastante durante a madrugada do dia 31 de agosto e as aeronaves permaneceram fechadas.





     Considerações finais:     
embora, indiscutivelmente, a Labace seja uma Feira de Negócios, é também um paraíso para os aficionados da aviação. É uma rara oportunidade de poder conhecer em detalhes, o que há de mais moderno na aviação executiva em um único local. Um misto de encantamento e alegria chega a tomar conta do visitante de primeira vez, que o faz se esquecer do mundo exterior.
   Talvez seja muito pouco apenas parabenizar a ABAG por tão grandioso evento organizado neste nosso Brasil tão controverso, tão padrasto em algumas situações e, ainda assim, ao longo de 13 anos a Associação vem se esmerando na produção deste show de negócios.

Agradecimento:
o nosso sincero agradecimento à Assessoria de Imprensa da ABAG que nos recebeu cordial e carinhosamente, em especial à Daya Lima, com a qual fizemos todos os contatos para viabilizar nossa visita.