terça-feira, 28 de junho de 2016

DIA AEROIN NA BASP

O “Dia Aeroin de Fotografia” é um evento voltado para Spotters e amantes da aviação de todas as idades, que ocorre em área da BASP-Base Aérea de São Paulo, no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O evento, que já está na 11ª edição, é promovido pelo Luis Alberto Neves, com a ajuda de uma equipe competente e composta também por aficionados da aviação e da fotografia.

A participação é condicionada a um cadastro prévio e limitação de participantes. Neste ano o cadastramento aconteceu em duas etapas, sendo a primeira no dia 8 de junho e a segunda no dia 11. Estava previsto o número de 250 vagas em cada etapa, mas devido à intensa procura abriram-se mais 150 vagas e foram credenciadas 650 pessoas, de várias partes do país, para o encontro que ocorreu no dia 25 de junho.
Para o Spotter de outra cidade que participa de um acontecimento como este, o evento já se inicia na ida, ainda no aeroporto de origem.


          A IDA          
Luiz Gimenes embarcou no próprio dia 25, voo 5864 da Gol, com partida do Aeroporto de Confins prevista para 07h35min. Escalado para o voo, o Boeing 737-800 PR-VBK chegou ao gate 06 com alguns minutos de atraso e o embarque teve início às 07h20min.
O PR-VBK, cujo interior está bem cuidado, foi abastecido com 7850 quilos de combustível e chegou ao peso total de 62.490 quilos. O pushback ocorreu às 07h47min. Três minutos depois a aeronave se movimentou para o taxi, que durou 4 minutos até a cabeceira 16. Aguardamos o pouso de um ATR-600, de um Embraer 195 e a decolagem de um outro Embraer 195 que já se encontrava no ponto de espera. Finalmente às 08h01min o Comandante Manso, assessorado pelo Copiloto Herman, aplicou potência nos dois motores CFM56 e, após 37 segundos de corrida na pista 16 o 738 deixou o solo mineiro para alcançar o nível 36, voando em mach .78 na velocidade de cruzeiro, proporcionando uma viagem absolutamente tranquila, tocando o solo paulista às 09h05min de uma cinzenta manhã de sábado.


          RUMO AO EVENTO         
Em GRU (Aeroporto de Guarulhos) Marcos Felício e Rafael Dias, que voaram pela Azul, aguardavam Luiz Gimenes. Um táxi os conduziu até ao local do evento onde já se encontravam Gustavo Andrade, Ewerton Henrique e Rodolpho Ferreira, que fizeram o mesmo trecho pela Latam.

Chegando próximo ao espaço destinado aos Spotters e amantes da aviação, nos deparamos com o edifício sede da BASP, impondo-se pela sóbria beleza de sua arquitetura.

Logo na entrada, no pátio em frente ao edifício sede, uma âncora chama a atenção, pelo fato de não ser parte integrante da aviação, mas trata-se de uma homenagem da BASP à Marinha do Brasil e foi instalada naquele local em outubro de 2004.

Ainda no pátio em exposição estática, um T6 e um Xavante, aeronaves que já cumpriram suas missões na FAB, recebem os visitantes como um aceno de boas vindas.


Chegando ao local do evento a primeira ação é entregar a doação de brinquedos e/ou material escolar para o PROFESP-Projeto Forças no Esporte, uma iniciativa que tem o apoio das Forças Armadas, além do Site Aeroin, visando socializar crianças em situação de vulnerabilidade social. Na foto abaixo Calebe Murilo, representante do AV Hoje Notícias em Vitória/ES, se dirige ao organizador do evento, Luis Neves, para cumprimentá-lo e entregar a doação.

A nossa chegada se deu por volta de 10 horas e já encontramos um grande número de pessoas no gramado ao lado da pista 09R do Aeroporto de Guarulhos. Nem todas portavam câmeras fotográficas, dedicando-se apenas ao deleite da observação.



   AS AERONAVES DOS VOOS INTERNACIONAIS   
     As grandes aeronaves das empresas estrangeiras promovem a alegria dos Spotters que as veem pela primeira vez, como também daqueles que não se cansam de admirá-las, motivados pela paixão só entendida por quem possui o “vírus aerococus”.
     Vamos mostrar algumas esclarecendo que, nesta época do ano, a fonte de luz no lado contrário ao da BASP, não permite fotos como as que são feitas a partir do terraço do Hotel Matiz. Faz-se necessário também o esclarecimento de que todas as fotos estão “cruas”, como foram clicadas, sem nenhum “tratamento plástico”.



Em dado momento, ainda pela manhã, ouviu-se o barulho de sirenes: eram os Bombeiros do Aeroporto desfilando para as lentes na taxiway.







      Como nem tudo “são flores”, presenciamos a queda de um balão na pista do aeroporto, uma prática criminosa que infelizmente ocorre com certa frequência em Guarulhos.











          REGISTRO OFICIAL          
     Às 12h30min todos os presentes foram convidados a posar para a fotografia oficial do evento, registrada por várias câmeras fotográficas e pelas lentes da Globo News. A foto registra pessoas de várias partes do país e também da Argentina, Chile e Paraguai. A imagem abaixo foi gentilmente cedida pelo amigo Reinaldo Neves, parceiro do Site Asas Metálicas.

Após o momento oficial foi vez de registrar a equipe responsável pela organização do evento e os militares que ajudaram no processo de coleta, seleção e destinação dos brinquedos e materiais escolares arrecadados na ocasião.


     BASP:  A ANFITRIÃ DO EVENTO     
O Aviação Hoje Notícias não poderia deixar de entrevistar a anfitriã da festa, na pessoa de seu comandante Coronel Reginaldo Pontirolli, que nos recebeu com a costumeira cortesia militar e a amabilidade de um gentleman.

       O Cmte. Iniciou nossa conversa abordando a missão da BASP em dar apoio ao 4º ETA, ao CECAT-Centro de Catalogação, ao ILA-Instituto de Logística da Aeronáutica, todos ali sediados com a finalidade de defender o espaço aéreo brasileiro. Enfatizou que a BASP nasceu em maio de 1941, apenas quatro meses após a criação da FAB, sendo portanto, a “irmã mais velha” das outras Unidades.
         Sobre o evento afirmou que "a FAB vê com bons olhos a parceria entre a Aeroin e a BASP propiciando dois eventos anuais, quando a Unidade abre suas portas não só para os aficionados da aviação, como também para outros eventos nos quais famílias comparecem compartilhando a alegria e voltando felizes pelo dia que ali viveram. E esta alegria dos presentes aos eventos é também motivo de satisfação para os militares que se sentem privilegiados em poder colaborar para o fato".
       Solicitado a dirigir algumas palavras aos nossos jovens que gostam de aviação, o Comandante não titubeou em aconselhar “desenvolver esta paixão com disciplina e humildade para que se torne uma atividade prazerosa. Cultivar o respeito e ouvir a voz dos mais experientes é um caminho para alcançar o objetivo”.


          SOB A LUZ DO OCASO          


    Quando o sol já se despedia e o Boeing 777-228(ER) da Air France, matrícula F-GSPT, tocou o solo às 17h16min cumprindo o voo AF456, a nossa equipe também se despediu da BASP, a tempo de presenciar a Cerimônia do Descerramento da Bandeira. É um momento cívico muito agradável de presenciar, pois se tem a possibilidade de vivenciar a tropa em movimentos cadenciados e simultâneos, com as palavras de ordem sendo proferidas em tom firme e em uníssono, fazendo aflorar o orgulho de ser brasileiro apesar das mazelas políticas que desmerecem o nosso Brasil.


          O RETORNO          
Após pernoitar no Hotel Ibis nos dirigimos ao Aeroporto de Guarulhos para o voo de volta. O voo G3 5864, previsto para 09h45min foi cumprido pelo 737-800 de matrícula PR-GXB, um avião com apenas três anos de uso.

O embarque se deu às 09h20min e o pushback às 09h48 com pequeno atraso. Quatro minutos depois a aeronave iniciou o táxi que durou três minutos até a pista 09L. Às 09h56min o Comandante Miron, auxiliado pelo copiloto Marcello Basile, aplicou potência aos motores para uma corrida de 36 segundos, arrastando quase 62 toneladas de peso total até ganhar os ares paulistas rumo ao nível 35. Após 48 minutos de voo em mach .78 tocamos o solo de CNF às 10h44min, em mais um voo muito agradável.


      Poucas vezes viajei com uma tripulação tão simpática, receptiva e paciente sem perder o profissionalismo. Pequei em não anotar o nome de todos, mas os registrei para que o leitor possa identifica-los em um voo futuro. Infelizmente não foi possível a presença do Copiloto que precisou sair antes da foto, pois foi necessário esperar o desembarque de quatro passageiros especiais que precisaram usar cadeiras de rodas.



     AGRADECIMENTOS     
Ao Luis Alberto Neves e sua equipe.
À BASP nas pessoas de seu Comandante e da Tenente Kramer que nos dedicaram cordialidade e amabilidade na recepção.
Às tripulações de ambos os voos que receberam a equipe do AV Hoje Notícias com solicitude e cortesia.