segunda-feira, 7 de novembro de 2016

ESQUADRILHA DA FUMAÇA NA PAMPULHA

   Há um ano, no dia 5 de novembro de 2015, uma barragem de rejeitos de mineração se rompia na cidade de Mariana, Minas Gerais, provocando uma tragédia com a morte de 19 pessoas e um prejuízo imensurável à natureza.
 Durante toda a semana muitas atividades na cidade de Mariana e na programação da mídia em geral, relembraram a data.
Manifestações reivindicado justiça e providências outras para minorar o impacto causado, aconteceram nas cidades atingidas.
 A FAB também se solidarizou e programou uma apresentação do EDA- Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça, como forma de levar um pouco de alegria aos moradores atingidos.
  O CIAAR-Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, localizado no Aeroporto da Pampulha, foi o local escolhido para ponto de apoio à operação e de onde produzimos este artigo.
  O "precursor", aeronave que vem antes da Esquadrilha para avaliar as condições da apresentação, pousou em PLU às 10h17min.
  Antes de vir para o CIAAR o precursor sobrevoou Mariana e fez várias manobras para avaliação e reconhecimento.

   Às 11h21min os Super Tucanos A-29, que compõe a Esquadrilha da Fumaça, cruzaram o eixo da pista de PLU em grande estilo, ingressando na perna do vento para pouso pela cabeceira 13.



  Um a um os A-29 tocaram o solo da Capital das Alterosas...

...acomodando-se ainda nos quarenta e cinco metros de largura da pista de PLU...
...antes de ingressarem na taxiway...






...fazendo brilhar os olhos das pessoas presentes, tanto no pátio quanto na varanda panorâmica de PLU, como na imagem abaixo do amigo Thiago Constantino...
...e na parte do muro do CIAAR, que permite a visibilidade em frente à portaria principal na Avenida Santa Rosa, como esta imagem do Gabriel Wallace.

   O VC-2, Embraer 190 do GTE, também visitou PLU e decolou logo após o pouso do Precursor.

  As aeronaves foram alinhadas na área do CIAAR e o corte dos motores foi feito ao mesmo tempo, com um sincronismo impressionante.


Por meio de prévio contato telefônico em Pirassununga, ficou acertado com o Aviação Hoje Notícias a elaboração do presente artigo, assim como uma entrevista do Comandante e Líder da Esquadrilha.

Tão logo ocorreu o debriefing dos pilotos...
...nos apresentamos ao Capitão Wander, com o qual acertamos tudo. Ele nos apresentou ao Comandante e Líder Coronel Caldas, ao qual entregamos uma foto de um A-29 com o por do sol ao fundo, feita após a apresentação em Anápolis no início de setembro deste ano, como uma lembrança do nosso Blog.



   Após a entrega da nossa singela lembrança, foi feita a foto dos pilotos mais admirados por toda a população brasileira, que, ao final da tarde do domingo, dia 6 de novembro, levaram muita emoção e um pouco de alegria aos corações dos Marianenses.

  Registro feito, o Cmte. Coronel Caldas concedeu uma entrevista ao nosso Blog...
...respondendo perguntas de alguns dos jovens integrantes e também de seguidores, previamente enviadas à nossa Redação:
















Encerrada a entrevista o Cel. Caldas providenciou um Folder do EDA autografado por todos os pilotos, atendendo ao pedido do garoto Calebe Murilo, residente em Cariacica/ES.

  Ana Maria, controladora de voo em PLU há vinte anos, foi ao encontro do Esquadrão para patentear sua admiração pela Esquadrilha da Fumaça, posando ao lado do Cmte. Caldas.
   Foi Ana Maria que, na linguagem dos Controladores, "pousou" o Esquadrão.


     Finalizando:    
A emoção e a alegria de ver a Esquadrilha da Fumaça é algo contagiante e se aplica a pessoas de todas as idades. A Fumaça tem o poder de nos levar a uma outra dimensão, a uma realidade diferente mesmo que seja por alguns minutos apenas. O Esquadrão de Demonstração Aérea é uma prova de que o ser humano pode agir em consonância e produzir o sucesso.

     Agradecimentos:     
Nosso sincero agradecimento ao EDA nas pessoas do Capitão Wander e do Cmte. Coronel Caldas pela receptividade e cortês atendimento.

Agradecimento especial ao CIAAR na pessoa de seu Comandante, Brigadeiro Ayupe, que nos dispensou a habitual cortesia militar.

Agradecemos também aos Tenentes Quintão e André Moura, pelo apoio e amabilidade, fazendo aumentar ainda mais a nossa admiração pela FAB.