quinta-feira, 31 de maio de 2018

A350 - VOANDO COM A MODERNIDADE

   Há algum tempo a LATAM anunciou que os voos LA9252 (GRU/CNF) e LA9253 (CNF/GRU) seriam operados pela aeronave A350. Isso se deve, também, ao fato de que comandantes precisam se qualificar e familiarizar com o equipamento. Entre os profissionais, vários da família A320 e alguns de Boeing 777.

   CARACTERÍSTICAS   
   O avião é configurado para 348 passageiros, sendo 30 poltronas na Business Class e 318 na Econômica. Todo assento conta com uma entrada USB para carregar seu aparelho eletrônico.
  Os motores do A350 têm um nível de ruído bem menor. É uma aeronave confortável e "fácil" para seus tripulantes operarem, pois conta com uma cabine de comando projetada ergonomicamente, a qual acomoda 2 pilotos em comando e 2 pilotos no jump seat de amplo espaço.
   A tecnologia, fly by wire, é o que temos de mais moderno na aviação e as galleys também são amplas, o que facilita o trabalho das comissárias.


   O VOO DE IDA   
   O nosso Blog programou um Flight Report para os dias 20 e 22 de maio, quando Gustavo Andrade (produtor deste artigo), acompanhado de Gabriel Araújo, efetivaram o objetivo.

  Noite fria de domingo, 20 de maio, check-in realizado no totem e embarque no horário previsto, poltrona 43K.
  Push back iniciado às 19h53min e, durante o taxiamento, foi exibido o vídeo com as instruções de segurança.
A aeronave foi alinhada na cabeceira 34...
...e o Cmte. Jair Jatobá empurrou as manetes para a decolagem. Depois de 40 segundos de corrida, a aeronave deixou o solo mineiro para um voo agradável e tranquilo.
  Após alcançar o cruzeiro, a 32000 pés, as comissárias serviram água, sucos e refrigerantes.
   Na região de Passos/MG, o Controle de Tráfego Aéreo solicitou uma órbita que durou 17 minutos.
  Às 21h17min o XTE tocou a cabeceira 27L em GRU, após uma hora e dezessete minutos de voo, com um atraso causado pela citada espera ainda em espaço aéreo mineiro.
    Gentilmente os Cmtes. Jair e Luciano, com o voo já encerrado, convidaram para conhecer o cockpit de uma das mais modernas aeronaves.
  A aeronave estacionou em uma posição remota do Terminal 3 e o desembarque ocorreu por apenas uma porta, o que gerou um certo desconforto e atraso para os passageiros, mormente idosos na descida da escada.

   VOO DE VOLTA   
Com o voo previsto para 16h35min, Gustavo Andrade e Gabriel Araújo dirigiram-se ao Aeroporto Internacional de Guarulhos por volta de 13h, na intenção de registrar alguns movimentos do aeródromo:




   EMBARQUE   
   Após o checkin no totem e uma longa caminhada em direção ao portão 225, a tempo de presenciar o reboque do XTD para o referido gate...

...o embarque se deu às 15h45min. 



   O tanque principal recebeu 20633 kg de combustível e o peso total da aeronave ficou em 179.998 kg.
   Embora o voo estivesse previsto para 16h35min o push back só ocorreu às 16h48min. Durante o taxiamento de 7 minutos até a cabeceira 27R, o A380 da Emirates desfilou para as câmeras:


   Depois de alinhar na 27R os Cmtes. Trebbi e Mendes Jr. acionaram potência aos dois motores Rolls-Royce Trent XWB, para a corrida de 50 segundos antes de abandonar o solo do aeroporto mais movimentado do Brasil.
  Após a decolagem cumprimos a SID ROMIB 2 Alfa, com curva a esquerda, transição UBRIR, após UZ23 e OPKES direto até CNF, em mais um voo prazeroso e tranquilo.

Às 17h48min a aeronave cruzou o ponto médio da pista de CNF...
...em aproximação RNAV ISVAD 1A, quando foi possível avistar o aeroporto, embora em condições insatisfatórias para foto, mas fica como registro:

  Pouso tranquilo pela cabeceira 34 de CNF, após consumir 5383 kg de combustível e tocar o solo com o peso total de 174.615 kg, o XTD se posicionou no gate 23 para o desembarque.

   A EXECUTIVA   
  Como já foi citado a classe executiva conta com trinta assentos em configuração 2-2-2 e oferece o conforto esperado.
   As poltronas se transformam em camas que acomodam confortavelmente pessoas com até 1,83m.

   ENTRETENIMENTO   
   O sistema de entretenimento é rico e variado, com muitas opções para todos os gostos. As câmeras externas são um show à parte para os amantes da aviação, sendo uma na cauda (chamada superior), uma ventral (chamada inferior) com visão de solo e uma frontal.


   AGRADECIMENTO   
  Os nossos agradecimentos aos Cmtes. Trebbi e Mendes Jr., ao comissário e às comissárias lideradas pela Mariza, que nos atendeu de forma solícita e muito gentil, prestando todas as informações solicitadas. A eles e elas o nosso desejo de céu de brigadeiro e tempo cavok em todos os seus voos.

    PRODUÇÃO:   
Gustavo Andrade

   FOTOS:   
Gabriel Araújo e Gustavo Andrade