quinta-feira, 22 de outubro de 2020

INOVAÇÃO NO EMBARQUE DA AZUL

   A Azul, eleita melhor companhia aérea do mundo pelo Trip Advisor, criou um sistema inovador para agilizar e dinamizar o embarque de passageiros neste tempo de pandemia, visando a segurança de passageiros e tripulantes. O denominado Tapete Azul, já instalado em outros aeroportos, foi apresentado à mídia especializada e imprensa de Minas, neste 20 de outubro último.

   EMBARQUE   
     O processo de embarque para um voo parece algo bem simples: apresentação do cartão de embarque para validação, uma caminhada até a aeronave e pronto.
   Mas não é bem assim. Esse começo de viagem pode se tornar bem desagradável com filas na ponte de embarque, congestionamento nos corredores da aeronave e a tarefa de guardar a bagagem de mão em um compartimento próximo ao assento.

   A INOVAÇÃO   
   O sistema é formado por um conjunto de projetores que simulam um tapete no chão, colorido e móvel, com as marcações dos assentos. Basta o passageiro se posicionar no quadrado que indica o número de seu assento e acompanhar o fluxo. A ordem do embarque continua se iniciando pelos passageiros prioritários por lei, depois os portadores do cartão fidelidade e, em seguida, os demais passageiros, divididos por intervalos de três fileiras, começando do fundo pra frente, em ondas de dez números. Ou seja, embarcam primeiros os passageiros das fileiras 30, 27, 24, 21, 18, 15, 12, 9, 6 e 3. Na sequência, uma nova onda começa no 29 e assim por diante.
   O executivo Giuliano Podalka explicou que o principal desafio era resolver o congestionamento no corredor do avião. Outro problema é o assento: sem um processo definido no embarque, muitas vezes, passageiros já acomodados precisam se levantar para deixar outros sentarem.


   DESPACHO DE BAGAGENS   
   Giuliano Podalka, que é o gerente de projetos especiais da Empresa, explicou também a implementação do novo sistema de despacho de bagagens: assim que for realizado o check-in no aplicativo, o passageiro poderá se dirigir a uma das bancadas digitais disponíveis, apontar o código QR para a tela do tablet que, ao reconhecê-lo, imprimirá automaticamente a etiqueta de bagagem.
   O novo sistema, que vem para substituir os totens, elimina a necessidade de toque, tem um custo muito baixo, reduz a emissão de papel e reduz também o tempo de Check-in de 5 minutos para 40 segundos. 
   Todas essas inovações, tem como objetivo principal evitar a propagação do novo Corona Vírus.



   VISITA EM CNF   
  Fomos conduzidos até a sala de embarque internacional de Confins, onde foi apresentada a confortável sala vip Ambaar Lounge e também oferecido um café da manhã.

   
     Lá tivemos a oportunidade de conversar com Nicolau Maranini, que revelou estar otimista com o retorno gradual das operações em Confins. Segundo ele, até o fim do ano, Confins vai operar com 65% da capacidade, o que significa mais de 630.000 passageiros por mês.
      Quando questionado sobre a volta dos voos internacionais, Nicolau celebrou a volta da TAP, com voos 2 vezes por semana entre BH e Lisboa. Informou também que a Copa Airlines está apenas aguardando algumas últimas definições e deve voltar a operar em confins em breve. Para o ano de 2021, a Azul deve retomar as ligações com Buenos Aires, Miami e Orlando.


   VOAR É SEGURO   
   A convite da Azul, os Blogs, sites e jornalistas foram convidados para um voo até Campinas a fim de conhecer a operação nos tempos pandêmicos. O voo foi o operado por um Airbus A321neo, novíssimo, com apenas um mês de uso.

   
    Às 10:40 o PR-YJC recebia seus 193 passageiros e 7700 kg de JET-A1. Às 11:00, horário previsto para a partida, o trator empurrou a aeronave que taxiou até a cabeceira 34. Na cabine, o comandante Rafael aplicou potência nos silenciosos CFM LEAP-1A  e depois de correr por 50 segundos, saímos do chão pesando 73950kg, bem abaixo do limite de 93500kg.
      Já estabilizados em altitude de cruzeiro, um speech informou que o serviço de bordo não seria realizado durante o voo, mas sim no desembarque, como uma das medidas de prevenção contra o corona vírus.
    A frota da Azul é equipada com sistemas de ar condicionado que possuem filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air). Tais filtros renovam o ar de toda a aeronave em intervalos de poucos minutos e conseguem extrair até 99,9% de possíveis vírus existentes.
     O voo transcorreu de forma tranquila. Como entretenimento estava disponível o aplicativo Azul Play, que oferece uma grande variedade de filmes e séries para a distração durante o voo.

   Aproximadamente 50 minutos depois, pousamos suavemente na pista 15 de Campinas. No desembarque, mais uma novidade: foi solicitado aos passageiros que aguardassem assentados sua vez desembarcar, fileira por fileira, reduzindo assim o contato e eventuais aglomerações no corredor.



   Após o desembarque, acompanhamos o processo de limpeza da aeronave, que desinfeta toda a cabine a cada voo, permitindo um voo seguro.  É aplicado um desinfetante em todos os locais em que os passageiros possam ter contato, como apoios de cabeça e de braços, mesa de refeições, cintos de segurança e bagageiros da cabine. Quando uma aeronave fica mais tempo em solo, uma profunda e completa higienização é feita, incluindo os tapetes, os locais de trabalho da tripulação, como cabine de comando e cozinha, e os lavatórios.


   BOAS NOVAS   
   O aeroporto de Campinas estava bastante movimentado, mostrando uma retomada dos voos domésticos.


Agradecimentos:

Agradecemos ao Bruno Tortella da Azul, pelo convite e à Lilian Lobato da BH Airport, sempre solícita e atenciosa, que nos acompanhou durante o tour pela sala de embarque internacional.

Com informações de:
Azul
BH Airport
Forbes

   Texto e fotos por: Gustavo Andrade