segunda-feira, 13 de junho de 2016

AERO ROCK 2016

  Pará de Minas viveu mais uma festa que reúne aviação e rock em seu aeroporto. Nesta edição teve show da banda Raimundos, precedidos pela banda King Kombi.
   Como sempre uma grande estrutura foi montada para receber os convidados e os shows apresentados na noite de 11 de junho de 2016.
  Já na sexta edição, o evento é organizado por Mark Binder, que reúne muitos amigos para ajudar na organização e no andamento de toda a festa.
   São respeitados todos os preceitos de segurança para os espetáculos de acrobacia aérea, que são acompanhados por funcionários da ANAC, sempre presentes em todos os eventos.

   Como o nosso Blog é voltado para a aviação, vamos nos ater aos belos espetáculos do dia, às emoções de respirar AVgas e óleo queimado para produzir fumaça e acrobacias que encantaram os olhos do grande público presente em SNPA.

          O SHOW COMEÇA NA VÉSPERA          

   A equipe do Aviação Hoje Notícias se dirigiu à Pará de Minas na véspera, dia 10 de junho, para presenciar e acompanhar parte dos preparativos que se iniciam muitos dias antes da data marcada.
  Já na chegada tivemos acesso ao hangar onde algumas das aeronaves clássicas se encontravam hangaradas e recebendo o ajuste final para brilharem e encantarem no dia seguinte:

 Pilotos e mecânicos preparam as aeronaves.

O clássico Boeing Stearm sendo preparado para voo.

O russo Antonov An2 em plenas condições de voo também veio para o evento.

 Grande e imponente, o AN2 impressiona o visitante.

 Cockpit do AN2 que já conta com um GPS, acessório necessário nos dias de hoje. Como diz bem humorado o Raphael Brescia, "você não voa avião russo, avião russo voa você".

A cabine de passageiros.

Carrinho manual que acompanha o Antonov AN2 - autêntico acessório vintage.
Foto gentilmente cedida por Sergio Carneiro Correa.


 O Comandante Bosco, instrutor de voo da Efai Escola de Aviação e agraciado com o prêmio de Instrutor de Voo do Ano, pela HAI-Helicopter Association International em 2015, também chegou no sábado com a nova aquisição da Escola, um moderno Cabri G2, motor a pistão e tecnologia de ponta, de fabricação francesa.

Painel de instrumentos do Cabri G2. Esta aeronave que executa 166 km/h (104mph) como velocidade de cruzeiro, tem alcance de 700 km (380 milhas náuticas) e teto máximo de 13.000 pés.

 Ao final da tarde os aviões deixaram o hangar para executar alguns voos - Yakolev Yak 52 

O Pitts 12 de Lucas Bonventi taxiando para o "mini show" de véspera

Skip Stewart logo embarcou em um Bucker para fazer o seu voo.


E eis que surge o Stearm ladeado por dois Pitts.

Alguns minutos depois surgem oito aeronaves em formação...

...para logo depois iniciar a dispersão.


Air to air 


As duas fotos acima foram gentilmente cedidas por Raphael Brescia.

O sol já havia se despedido na sexta feira quando o último pássaro voltou para o ninho.

     FINALMENTE O ESPERADO DIA 11 - AERO ROCK 2016     

   O sábado, 11 de junho, amanheceu com céu nublado e uma temperatura agradável, mas aos poucos, lentamente, as nuvens foram se afastando.
  Por volta de 08h30min foi realizado o Breefing dos spotters e representantes de sites e blogs, para ocupar a área próxima à pista, no intuito de produzir boas imagens.

          VISITA ILUSTRE EM SNPA          
   A primeira visita registrada por nossas câmeras foi um Epic LT que chegou mostrando imponência e velocidade.


O Epic é uma aeronave construída em fibra de carbono, equipado com uma turbina modelo PT6A, considerada a mais confiável do mundo em aplicações como esta, podendo chegar 600 km/h. Transporta com conforto seis passageiros mais bagagem.

     O LOCUTOR MAIS CONHECIDO NO MEIO AERONÁUTICO     
   Ninguém menos do que o Vadico, locutor oficial da Força Aérea Brasileira em todos os eventos oficiais...
...veio para valorizar a realização do evento. E ele deu início às apresentações anunciando o voo de duas unidades de Paramotor, cujos pilotos fizeram belas evoluções e manobras radicais, como rasantes ao solo.
Decola o primeiro Paramotor...

...e em seguida o segundo.

O voo em ala passa uma certa preocupação pela proximidade.



O piloto chega a raspar o pé na pista durante o rasante.

     FINALMENTE SE INICIA O SHOW COM AS AERONAVES     
  Por volta de 10h45min Vadico anunciou que o Berguinho se encarregara de dar início ao show com as aeronaves.
E a aeronave escolhida foi o clássico Boeing Stearm

Este modelo é o A75N1 

é uma aeronave originária dos EUA e foram construídas 8.584 unidades entre 1930 e 1940

foi concebida para treinamento militar nos EUA e Canadá durante a 2ª guerra mundial

No pós guerra ficou popular nas colheitas e para o desporto

A versão com motor Lycoming foi usada pela FAB entre 1940 e 1948

Berguinho acena para os Fotógrafos e Spotters, com o semblante convicto de quem fez um belo espetáculo. (Imagem gentilmente cedida pelo amigo Francisco Pizarro).

          ESQUADRILHA CÉU          
   Em seguida apresentou-se a Esquadrilha Céu, que é baseada no Rio de Janeiro, mas prestigia a festa organizada por Mark Binder. A Esquadrilha é composta por oito pilotos com idade entre 33 e 70 anos. Todos já pilotaram aviões de caça. Alguns passaram pela aviação civil e EDA da FAB.
A formação já se inicia na decolagem

Os movimentos são determinados pela aeronave líder

 Iniciando a manobra "looping"

 No mergulho para finalizar o looping

Em passagem baixa

O Cmte. Faco também marcou presença com belas evoluções no seu CAP-10.



          O TRABALHADOR BUCKER          

A aeronave Bucker, matrícula PU-EDR foi uma das que mais trabalharam, voando várias vezes durante o evento. Guilherme Cenzoni taxia para mais um voo...



Logo após a decolagem Censoni pratica a manobra "faca"...


...para logo em seguida evoluir para o voo de dorso.


Ganhando altitude após uma passagem baixa


     CMTE. DENIS SCHWARZENBECK COM SEU XTRA 300     



     YAKOLEV Yak 52 SOB O COMANDO DO BERGUINHO     
José Alfredo Berg Filho decola para mais um show aéreo




  O clássico Yakolev Yak 52 é um monomotor soviético a pistão, e foi concebido para treinamento primário. É motorizado pelo Vedeneyev M14P, um motor radial com 9 cilindros ligado a uma hélice bi-pá de passo variável. É também equipado com sistemas de combustível e lubrificação invertidos, o que permite que o Yak-52 possa realizar voo invertido por até 2 minutos.

     T6 NÃO PODERIA FALTAR AO EVENTO     
Carlos Edo chegando para a festa...


...em um pouso lindo...


...sucedido por Mônica Edo.

 Uma passagem baixa para iniciar o espetáculo


Carlos Edo com o seu T6 e Denis Schwarzenbeck com o Xtra 330 em voo de dorso


     LUCAS BONVENTI e seu PITTS 12     
Lucas Bulhoes Bonventi taxiando para iniciar sua apresentação




Backtrak para o retorno à área de exposição estática

     FINALMENTE O ASTRO DO ESPETÁCULO     
   Com mais de dez mil horas de voo, Skip Stewart tem licenças para Boeing 727 e MD-11. Vitorioso em várias competições de acrobacias aéreas, não se furta em abrilhantar o nosso Aero Rock.
A ousada decolagem de Skip já arrepia

Stewart usa o Pitts S2B de propriedade do Berguinho 

 Skip observado pelo helicóptero paquera

Passagem em voo de faca


Uma das mais belas manobras realizadas pelo Skep Stewart

  Infelizmente a aeronave teve um problema técnico e não foi possível executar as mais ousadas manobras, quando Skip faria uma passagem baixa sob fitas colocadas sobre a pista, para depois cortá-las em voo de dorso e de faca.