O Aviação Hoje Notícias e o Plane Spotter BH participaram da festa de lançamento da 100ª aeronave adquirida pela GOL diretamente da Boeing, já com a nova identidade da Empresa. Embora a Empresa tenha hoje 140 aeronaves, 40 não foram adquiridas diretamente da Boeing.
Após o credenciamento já encontramos um café da manhã como recepção de boas vindas. A foto acima registra apenas duas das mesas. Ao fundo o quiosque da "Mãe Terra", empresa fabricante dos snacks orgânicos que serão oferecidos aos passageiros nos voos da GOL.
O evento se deu em um dos hangares do Centro de Manutenção no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, no dia 15 de julho.
Já na chegada foi possível entender o nível de organização da empresa aérea e de um receptivo altamente profissional.
O hangar preparado para o evento primou-se pela decoração de excelente bom gosto, além de um estratégico lay-out que escondeu a aeronave a poucos metros do palco, oculto por uma cortina branca.
Mas antes do início do evento tivemos a oportunidade de fazer um "passeio" pelo amplo hangar e conseguimos alguns registros interessantes:
A GOL colocou um motor novo em exposição
Detalhes laterais
A mais avançada tecnologia GE
Um dos hangares da GOL, de gigantesco "pé direito", recebeu toda uma moderna estrutura de iluminação e acústica impressionante, possibilitando a perfeita audição em qualquer parte do espaço.
O evento teve início às 11:15 do dia 15 de julho de 2015, com a platéia composta por parceiros da GOL, convidados ilustres e mídias diversas.
Um gigantesco telão foi montado para contar um pouco da história da Empresa
Paulo Sérgio Kakinoff, Presidente da Gol, foi o primeiro a discursar sobre a trajetória vitoriosa desta Empresa, "de muitos objetivos que podem ser sintetizados em apenas um: o de aproximar as pessoas".
Paulo Sérgio celebrou o atual momento de importantes conquistas e investimentos em produtos, serviços, tecnologia e atendimento. A partir do final deste mês de julho o passageiro GOL terá snacks gratuitos, e a partir de 2016, wifi desde o momento em que entrar na aeronave, TV ao vivo e conteúdo de cinema.
Entre outras explanações e históricos, Kakinoff salientou a retrospectiva de conquistas da Empresa nesses quase 15 anos de existência, evidenciando que a GOL se transformou na maior companhia aérea em transporte de passageiros, com 4 milhões de passageiros a mais que a sua principal concorrente, nos 73 destinos em 12 países.
Em 2014 a GOL transportou quase 40 milhões de pessoas.
Vinícius Lummertz, Presidente da Embratur citou a importância da GOL no cenário brasileiro
Constantino de Oliveira Júnior, fundador da Empresa, revelou que a GOL foi criada em apenas 7 meses de estudos. Em 2001 a frota era de apenas 4 aeronaves, mas já contava com 780 funcionários. Hoje são quase 16000 pessoas a serviço da Empresa.
Mas, visivelmente satisfeito e empolgado com o evento em si, Constantino falou pouco.
O evento foi prestigiado também pela simpática e bem humorada Donna Hrinak, Presidente da Boeing para a América Latina. Depois de dizer que se sente brasileira, Donna afirmou que a GOL ajudou a Boeing a desenvolver aeronaves que possam operar em pistas curtas, como SDU. A representante da Boeing citou a "feliz coincidência de a centésima aeronave da GOL ser entregue no centésimo ano de fundação da Boeing".
Donna Hrinak distribuiu simpatia no evento.
Donna também foi portadora de um troféu comemorativo enviado pela Boeing
Segundos antes de "cair o pano", para mostrar a aeronave, toda a cúpula do evento protagonizou o tradicional gesto de união e trabalho em equipe, acionando o equipamento que descerrou a cortina.
Um momento mágico que certamente não será esquecido
E eis que então se mostra o objeto do desejo para todos os aficionados da aviação presentes à festa. Imponente e iluminado por um belo jogo de luzes de vários spots, o 737-800 brilhou nos olhos de todos os presentes, que tiveram a aproximação franqueada para admirá-lo mais de perto.
Mídias diversas e a imprensa especializada de todo o Brasil compareceram para registrar o novo marco na história da GOL.
DETALHES DA AERONAVE
E, finalmente, chegou o momento do push back para o seu primeiro voo com passageiros convidados.
O GXZ é retirado do hangar...
... e rebocado para uma posição remota de CNF.
E o astro do dia parte para integrar a malha da Empresa...
... com lotação completa...
... nas mãos experientes do Cmte. Venzon...
... para ganhar os céus mineiros em direção à Terra da Garoa.