Viracopos recebeu a visita de um Airbus A350 para ser apresentado à Azul Linhas Aéreas. Esta matéria tem adaptação do texto publicitário da Empresa e fotos gentilmente cedidas pelo amigo Roberto Valadares Caiafa, que esteve "in loco" na chuvosa manhã de 8 de julho.
O moderno Airbus A350 SWB, esteve no Brasil para exposição estática e voos de demonstração, nos quais embarcaram apenas pessoas pré selecionadas.
Chegou inicialmente em Guarulhos e, no dia 8 de julho, após um voo de demonstração até o Estado do Rio de Janeiro, voou para o Aeroporto de Viracopos, principal hub da Azul que, a partir de 2017, receberá cinco unidades desta aeronave, com capacidade aproximada de 300 poltronas, em três classes de serviço.
O "máscara negra", como já vem sendo chamado, tem alcance de 15.000 quilômetros sem escalas, o que permite voos com destinos ao redor dos cinco continentes.
Segundo David Neeleman, o CEO da Azul, "ao somarmos a enorme capacidade e a vasta gama de opções que essas aeronaves oferecem, mais o jeito Azul de ser e de fazer, estamos confiantes de que mudaremos o conceito de viagem internacional para os brasileiros. Se nos voos domésticos a Azul já demonstrou que é possível elevar o padrão de produtos e serviços, a chegada de aeronaves intercontinentais vai elevar ainda mais essa barra."
Rafael Alonso, presidente da Airbus para a América Latina e Caribe, afirmou estar orgulhoso por trazer o A350 pela primeira vez em Viracopos, a casa da Azul, seu mais novo cliente. "Em muito pouco tempo a Azul tornou-se um dos clientes mais importantes na América Latina. Estamos ansiosos para ver o A350 contribuindo para o crescimento de sua malha aérea internacional", completou.
Dois corredores separam três grupos de três poltronas na Classe Econômica, nos 5 metros e 61 centímetros entre as paredes laterais.
Esta espaçosa cabine oferece poltronas com 46 centímetros de largura, atendendo padrões internacionais de conforto.
Outro diferencial da aeronave é maior capacidade nos bagageiros, além das janelas panorâmicas significativamente maiores do que os padrões atuais.
A Classe Executiva é a mesma usada na Iberia, Etihad, Air Berlin e até no novo interior da Azul
A Azul e Airbus garantem que o nível de ruído interno é baixíssimo, graças aos novos motores e sistemas de monitoramento das condições internas.
Também o sistema de gerenciamento de ar do A350 XWB proporciona um voo mais agradável, pois todo o ar da cabine é renovado a cada dois a três minutos, em um ambiente sem corrente e temperatura ideal.
O A350 proporciona também o benefício de uma pressão altitude inferior na cabine, abaixo de 6000 pés por todo o voo, o que contribui para uma sensação de bem estar.
A Azul está prometendo proporcionar um padrão inovador em comunicação, entretenimento e conectividade para seus clientes. Sistema de fibras óticas de banda larga e vídeos em HD serão novo padrão encontrado a bordo. A classe econômica receberá telas individuais de 12 polegadas, superiores ao padrão atual que varia entre 6 e 8 polegadas.
Novos sistemas de entretenimento de voo serão acessados para todos os clientes, independentemente da classe de serviço.
A Azul escolheu os motores Rolls-Royce Trent XWB para equipar seus novos A350. Estes motores, capazes de gerar até 84.000 libras de empuxo na versão escolhida pela Azul, são extremamente econômicos e silenciosos. Quando combinados com a moderna tecnologia em aerodinâmica, ajudam a reduzir as emissões muito mais do que os atuais e futuros níveis regulatórios. As emissões de CO2 (dióxido de carbono) por passageiro serão até 25 por cento mais baixas do que as dos aviões da atual geração nessa categoria.
Galley do A350
Compartimento de descanso da tripulação, com capacidade para cinco leitos. Está situado na cauda da aeronave, sobre a galley. A escada de acesso é camuflada como armário de serviços.
Curiosidade: central de controle da instrumentação de teste.
Os protótipos, e este avião com interior de passageiros, são repletos de sensores sendo tudo verificado e controlado através desta central.