O Aeroclube de Minas Gerais comemorou 80 anos no dia 19 de novembro, em sua sede no Aeroporto Carlos Prates, com uma festa pautada na alegria e na descontração que a aviação pode proporcionar.
RELEMBRANDO
Antes de abordar a festa em si, vamos falar um pouco da história do Aeroclube de Minas Gerais, este pioneiro que já formou mais de 5000 pilotos que hoje operam aeronaves de todos os portes.
O Aeroclube foi fundado em 15 de novembro de 1936, com o objetivo de formar pilotos
privados e comerciais. O general José Lopes Bragança, um dos fundadores do
Aeroclube, pediu ao então Governador do Estado de Minas Gerais, Dr. Benedito
Valadares Ribeiro seu apoio para aquisição do 1º avião de treinamento do Aeroclube. A solicitação foi atendida e a aeronave chegou em fevereiro de 1937, quando começaram as instruções de voo, na recém-criada Escola de Pilotagem do Aeroclube e a primeira turma conseguiu o brevê em julho do mesmo ano. No início, e com uma aeronave, o Aeroclube se servia da pista e instalações do 4º Regimento de Aviação na Pampulha, pista que naquela época era inferior a 1000 metros. O comandante era o 1º Tenente-Aviador Clóvis Travassos. O Aeroclube chegou a construir um hangar, que até hoje permanece naquele local, área do atual CIAAR–Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica.
Dentre vários eventos
realizados, alguns "retumbantes", houve o batismo de cinco aeronaves, com a
presença do então ministro da Aeronáutica Dr. Pedro de Salgado Filho e do
Jornalista Assis Chateubriand, ambos responsáveis pela “Campanha Nacional de
Aviação”, estando presente ainda o Governador, Dr. Milton Soares Campos e
outras autoridades da época. Dois aviões Paulistinha fabricados pela
Companhia Aeronáutica Paulista (CAP-4) para instrução, três aviões de
treinamento primário e acrobacia norte-americanos, (PT-19 Fairchild), foram
as aeronaves batizadas na época. Em 1944 o Aeroclube mudou-se para o local atual.
O terreno para a instalação do mesmo fazia parte da Fazenda Celeste Império, de propriedade do Coronel Alípio de Melo, fazendeiro este entusiasta da aviação, que doou a área para a construção do então Aeroporto Carlos Prates.
A FESTA DE COMEMORAÇÃO DOS 80 ANOS
A área dos hangares foi aberta ao público para admirar aeronaves clássicas como Fairchild PT-19 "Cornell", Boeing Stearman PT-17 "Kaydet" e o Yakovlev Yak 52, além dos aviões que ficam hangarados no Aeroclube.
A abertura da festa se deu com uma homenagem prestada a colaboradores e a várias pessoas que fazem parte da história do Aeroclube de Minas Gerais, os quais receberam uma medalha comemorativa.
Como foram muitos os homenageados, o Aviação Hoje Notícias parabeniza a todos, usando a imagem dos Cmtes. José Berg e Fernando Lamounier.
UM MOMENTO À PARTE
O Comandante José Alfredo Berg é, sem dúvida, uma enciclopédia da aviação clássica. Aos dezesseis anos já voava e foi o mais jovem piloto a participar de uma "revoada", a convite do governo argentino, que reuniu no Aeroporto Jorge Newbery de Buenos Aires, mais de cem aeronaves de aeroclubes de todo o Brasil. Voou na Mendes Júnior, criada em 1953, na qual atendia ao seu fundador José Mendes Júnior, que confiava muito no Cmte. Berg.
Aproveitando o ensejo da festa de oitenta anos do aeroclube e, considerando que o Cmte. José Berg também completou oitenta anos recentemente, o nosso Blog prestou uma singela reverência ao "nosso Bergão", fazendo a entrega de uma placa com dizeres alusivos à atividade que tão bem conhece.
Na placa se lê: "Quando o homem não se contenta em andar; quando aprende a entender o tempo e as nuvens; quando aprende a definir se deve ir ou não, Ele se torna aviador"
Ainda no terremo das homenagens, o Aviação Hoje Notícias presta seu reconhecimento a todos os funcionários do Aeroclube de Minas Gerais, usando a imagem de dois "linhas de frente": Baiano e Rodrigo, pessoas que, assim como os demais, sempre nos recebem com solicitude, paciência e amabilidade nas visitas didáticas que o Blog promove vez por outra.
Após a abertura oficial do evento a banda CAZUZA REMEMBER fez um show com as canções do grande músico que nos deixou precocemente.
UM SHOW NO CÉU DE SBPR
A varanda panorâmica do Restaurante Por do Sol (onde diga-se de passagem a comida é excelente) ficou pequena para tantos Spotters e admiradores da aviação.
A primeira atração da tarde foi o RV-9, matrícula PU-RVN, que fez uma passagem baixa no eixo da pista com a tradicional fumaça para lembrar antigos espetáculos outrora apresentados em SBPR.
O Cessna 172N, de matrícula PR-BFV, decolou antes dos clássicos levando a bordo o Raphael Brescia, encarregado de produzir as fotos "air-to-air" da formação dos aviões clássicos.
O valente Fairchild PT-19 se lança aos céus sob o octogenário comando de José Berg, enchendo os olhos do público presente.
O Yak 52, comandado por José Berg Filho (Berguinho), dá um show de potência na decolagem.
E então, terceiro a decolar, o Boeing Stearman obedece aos comandos de Regis Notini, Campeão Brasileiro de Acrobacia, para se juntar na formação que se seguiu minutos depois e cruzou a pista de SBPR.
O Cessna 172N, comandado por Marcos Berg, também mostrou sua versatilidade e manobrabilidade.
A formação das três aeronaves acompanhadas pelo "avião paquera", proporcionou um espetáculo não só aos presentes, como também para moradores de muitos bairros da Capital sobrevoados pelas aeronaves.
FOTOS AIR-TO-AIR
Raphael Lopes Pinto Brescia, a nosso pedido, cedeu gentilmente três imagens da formação dos clássicos nos céus de Belo Horizonte. A primeira delas quando sobrevoavam os bairros Nova Granada e Jardim América.
As duas seguintes foram feitas sobrevoando a Lagoa dos Ingleses.
AGRADÁVEL SURPRESA
Ao cair da tarde, já no ocaso do evento, um Diamond DA62 fez uma passagem baixa antes de pousar em SBPR. A aeronave é de fabricação austríaca e tem a missão de demonstração em todo o Brasil.
É uma aeronave de linhas arrojadas, esmerado acabamento...
...e equipada com tecnologia de ponta, que promete ser um sucesso pelo baixo consumo de combustível, ou seja, 44,7 litros por hora. Ficará hospedada no hangar da Berg´s Aviation por alguns dias e, em muito breve, iniciará sua jornada de demonstração pelo país.
MOMENTO ÍMPAR
Ao final do evento o Berguinho premiou algumas pessoas com um voo panorâmico a bordo do Boeing Stearman. O último voo foi marcado pelo solo de Luís Gustavo Panceri nesse tipo de aeronave. Como reza a tradição, não poderia faltar o "Batismo", que foi realizado na entrada dos hangares do Aeroclube de Minas Gerais.
CONSIDERAÇÕES
Apenas quem conhece o mundo da aviação, pelo menos um pouquinho, pode avaliar corretamente o que é participar de um evento como este. São momentos inesquecíveis, pois se fixam na memória pela "enzima" do prazer; da alegria que suplanta quaisquer adversidades, mesmo que seja apenas durante o acontecimento.
Por outra ótica, a satisfação de ver um trabalho vencedor de oitenta anos, construído por muitas mãos que se pereniza e consolida na dedicação dessas muitas pessoas, é algo absolutamente prazeroso.
O Blog Aviação Hoje Notícias parabeniza o AEROCLUBE DE MINAS GERAIS e a todos os colaboradores, mormente à Berg´s Aviation, que se esmerou em proporcionar um lindo espetáculo.
Que venham mais 80 anos construídos pelas atuais e futuras mãos que se formarão em torno desta pioneira Entidade que orgulha a todos nós!
Fontes de pesquisa da história do Aeroclube:
Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte
Arquivo Público Mineiro