Nem todos sabem, mas Belo Horizonte conta com uma empresa que monta e fabrica aeronaves de pequeno porte, os chamados experimentais. Na categoria de "aeronaves experimentais" fazem parte os ultraleves, balões, girocópteros, planadores, motoplanadores, dirigíveis e, claro, os aviões experimentais. Esta modalidade vem crescendo a cada dia pelo menor custo de manutenção e menos burocracia, além de voar rápido, decolar e pousar em pistas muito curtas.
Para pilotar um experimental a habilitação é muito menos exigente, o que reduz o custo de obtenção e renovação, pois o piloto precisa apenas de uma habilitação CPD ou CPR (Certificado de Piloto Desportivo ou de Recreio). Mas estas duas habilitações servem apenas para os ultraleves. No caso de aeronaves com mais de dois assentos já é exigida a Carteira de Piloto Privado.
A FÁBRICA EM FOCO
Esta empresa, na qual fizemos uma visita no dia 10 de março, é a AERO BRAVO, localizada no Aeroporto Carlos Prates (SBPR). Foi fundada pelo Senhor Fábio Homem de Carvalho Filho, que recentemente a vendeu para os sócios Jacques Klein, Alexandre Hartmann e um investidor que prefere o anonimato.
A Aero Bravo fabrica os experimentais sob encomenda, cujos componentes são todos importados, exceto rodas e freios.
Dentre as aeronaves oferecidas pela Empresa estão o Amazon, Savanah S, Skyranger, além do Bravo 700, muito usado em escolas de pilotagem.
AMAZON
Aeronave de pequeno porte com ótima resposta de comando, grande estabilidade e excelente velocidade de cruzeiro. É dotada de uma incrível razão de subida e ideal para operações em pistas curtas.
SAVANNA S
Este avião conjuga velocidade de stall de 49km/h e velocidade de cruzeiro em 179 km/h, podendo operar em pistas muito curtas. Tem ampla e confortável cabine mesmo para pilotos de maior estatura, pois apresenta o painel um pouco mais alto e pedais ajustáveis em até 10cm.
SKYRANGER
O projeto da aeronave Skyranger foi desenvolvido e testado na Universidade Aeronáutica ENSICA and SUP AERO, uma das mais respeitáveis do mundo.
A incrível simplicidade de seu design e a excepcional performance fazem do Skyranger uma aeronave única, com mais de 1.300 unidades voando pelo mundo. É projetada para operações em todo tipo de pista e conta com ótimo sistema de freio hidráulico a disco.
BRAVO 700
Considerada uma das aeronaves leves mais seguras do mundo, é ideal para pilotos que desejam adquirir experiência. Sua robustez e fácil manutenção são fatores que também a qualificam para escolas de piloto. Opcionalmente pode ser montada com pneus grandes e/ou Slats nas asas, aumentando ainda mais as possibilidades de utilização em terrenos nos quais pouquíssimas aeronaves conseguem operar.
ESTRUTURA
Os aviões da Aero Bravo são fabricados com estrutura de aço e revestida com alumínio aeronáutico (detalhe da estrutura do skyranger na foto abaixo).
Na busca constante do padrão de qualidade aeronáutico, a Empresa utiliza equipamentos como o CNC Router para cortes das chapas. Todas as peças são desenhadas e padronizadas, para garantir superior qualidade na montagem e intercambialidade nas peças de reposição.
MOTORIZAÇÃO
A Aero Bravo equipa suas aeronaves com o motor Rotax. Segundo Jacques Klein, sócio da Empresa, o Rotax tem uma melhor relação peso/potência. Utiliza água para refrigerar os cabeçotes e ar na refrigeração dos cilindros. Diferente de outros motores nos quais o conjunto de hélices é ligado diretamente ao eixo virabrequim, este motor conta com uma caixa de redução para fixação do conjunto, permitindo rotações de 5000/5500 RPM.
MANUTENÇÃO
A Aero Bravo faz as revisões e manutenção em aeronaves não só fabricadas pela Empresa, como também em aviões de outros fabricantes. No dia da nossa visita vimos um Bravo 700 com 2100 horas de voo que passará até pelo setor de pintura. Também um RV-9 chegou para manutenção neste dia.
Além dos serviços de manutenção na área de mecânica, eletrônicos e compósitos, a Empresa também opera como importadora, venda de peças e instrumentos aeronáuticos, bem como oferece o serviço necessário em processos e registros junto aos órgãos responsáveis.
Nosso agradecimento ao Jacques Klein e ao Senhor Fábio Homem de Carvalho Filho (fundador da Empresa) pela receptividade e atenção para com a nossa visita.
Atualizando:
a Aero Bravo não se encontra mais em SBPR, tendo se transferido para a cidade de Juiz de Fora, aeródromo SIDV.