Já se encontra em operação o helicóptero EC145 do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. A aquisição desta aeronave foi criticada por parte da mídia mineira, talvez por desconhecimento dos trâmites e tempo de treinamento que o equipamento requer.
Esta aeronave, fabricada pela Eurocopter e vendida pela Helibrás (empresa homologada pelo fabricante para prestar assistência técnica), é bi-turbina podendo chegar a 268 km por hora e alcançar 5200 metros de altura. Voa por instrumentos (IFR), tem piloto automático e permite operações para as quais o AS 350 B2 (Esquilo) teria dificuldades.
A bela máquina chegando de mais uma missão
A tripulação do EC-145 é composta por dois pilotos, um médico, um enfermeiro e um operador do sistema de equipamentos médicos. Entre os equipamentos de socorro à bordo estão um desfibrilador, réguas de oxigênio, um oxímetro e uma bomba de infusão.
Parte dos equipamentos médicos à bordo
As portas traseiras facilitam as operações com a maca
Iniciando o "check"
O teto envidraçado destaca o painel de instrumentos
Os nossos agradecimentos ao BOA e em especial ao Capitão Passos que nos recebeu com a habitual solicitude do Corpo de Bombeiros Militar.