Nesta segunda matéria de spotting abordaremos jatos executivos fotografados em SBBH/PLU, abrindo exceção para um de SBBR/BSB a fim de ilustrar a matéria. Começamos pelo Falcon 7X, o maior sucesso de vendas da francesa Dassault Falcon no Brasil.
O Falcon 7X tem autonomia de voo para viagens de 11.000 km. Com três motores Pratt & Whitney, esta aeronave pode transportar até 19 passageiros, mas costuma ser configurada para 12. Pesa 15.460kg e sua velocidade de cruzeiro é de 900 km/h. Seus principais concorrentes são o Gulfstream G550 e Bombardier Global 5000.
O PR-YVL esteve em PLU no mês de janeiro de 2015. Consta no sistema que voou em teste com a matrícula F-WWZP e foi entregue em 2012. Número de série 165, configurado para 14 pax.
LEARJT 45
O primeiro voo do Learjet 45, aeronave fabricada pela canadense Bombardier, concorrente direta da nossa Embraer, aconteceu em 7 de outubro de 1995.
É uma das aeronaves executivas mais usadas em todo o mundo. Tem alcance de 3.167km. Com dois turbofans Honeywell, voa a 804 km/h em velocidade de cruzeiro e pode manter um teto de serviço próximo do FL46.
Este Learjet foi fotografado em PLU em janeiro de 2015. As pinturas da cauda e dos winglets o destaca entre outras aeronaves. Consta ter sido entregue em 2009.
LEARJET 35A
Sucessor do 35, o Learjet 35A foi introduzido em 1976, tendo sido fabricadas mais de 600 unidades. Em voo de cruzeiro alcança 801 km/h, operando sob o teto de 45000 pés.
O PT-KZR foi registrado a partir do terraço do Pampulha Mall e pertence à Líder Aviação, uma Empresa que orgulha os mineiros.
O PT-LGW pertence ao Governo do Estado de Minas Gerais
CESSNA CITATION SOVEREING
O projeto do Sovereing procurou aliar conforto, alcance e desempenho em pistas curtas. É capaz de operar em pistas com apenas 700 metros. Pode transportar entre 8 e 12 passageiros. É equipado com dois motores PW306C, o que lhe garante uma velocidade de 846 km/h, operando em até 47000 pés e tem autonomia para 5273km.
PR-SVR após tocar a pista 13 de PLU. Esta aeronave foi fabricada em 2008.
CESSNA 525B
O Citation CJ3 (RAB 525B) é um jato leve fabricado pela americana Cessna Aircraft Company. Equipado com dois turbofans Williams/Rolls-Royce FJ44-3A, pode voar em mach 0,74. Possui teto de 45000 pés e alcança 3473km.
O Cessna CJ3, PR-CVC, foi fabricado em 2007.
Citation PR-CVC
PHENON 100
Fabricado pela Embraer, o Phenon 100 fez seu primeiro voo em 26 de julho de 2007. Foi certificado pela FAA em 12 de dezembro de 2008 e a primeira entrega para um cliente privado se deu em 24 de dezembro do mesmo ano.
Esta aeronave tem autonomia de 2.182 km e voa a 722 km/h em teto máximo de 41000 pés.
O PP-LGT, fotografado por Anselmo Henrique no ponto de retenção da pista 13 de PLU, foi fabricado em 2009.
Phenon 100 PT-RMI
PHENON 300
O Phenon 300 é uma aeronave de médio porte e alta performance, com capacidade para transportar sete ou oito passageiros. Fabricado no Brasil desde o ano de 2010 pela Embraer, possui autonomia para 3.650 km e voa a 834 km/h em teto máximo de 45000 pés. A decolagem desta aeronave é um espetáculo à parte pelo ângulo e pela razão de subida.
Phenon 300 PT-MLJ na taxiway de SBBH
HAWKER 800
O jato Beechcraft Hawker 800 é uma sofisticada aeronave executiva de alcance intercontinental. Transporta confortavelmente 8 ou 10 passageiros, dependendo da configuração adotada. Sua fabricação teve início na década de 1990 pela então Raytheon Aircraft, que utilizou como base o projeto do BAe-125 da British Aerospace. A divisão de aeronaves civis da Raytheon Company foi vendida na década de 2000 para os fundos de investimentos GS e Onex Partners. A aquisição incluiu a divisão Beechcraft.
O PT-GAF foi fabricado em 1994 (Foto de Anselmo Henrique)
Este Hawker 800 é de propriedade da Air Med International, com sede em Birmingham, Alabama/EUA. Foi registrado pelo Gabriel Araujo em SBBR/BSB. De acordo com a Aircraft Lookup Registration Database, esta aeronave foi construída e entregue no ano de 2008
BEECHCRAFT 400A
Esse Beechjet voa a 867 km/h, alcança até 3135 km e opera sob o teto de 43000 pés. É uma aeronave executiva de médio porte, fabricada pela Hawker Beechcraft Cororation (anteriormente Raytheon Aircraft Corporation), que utilizou como base o projeto de jato executivo Diamond, comprado do fabricante japonês Mitsubishi.
O PT-WHD foi construído em 1993
HAWKER BEECHCRAFT 390
O primeiro voo do 390 se deu em dezembro de 1998. É um jato leve e foi idealizado para competir com o Cessna Citation
O PR-RSN foi fabricado no ano de 2008