A Nextant Aerospace trouxe ao Brasil o jato executivo Nextant 400XTI para demonstração do produto. Em Belo Horizonte ficou exposto dia 23 de março de 10 às 16h no hangar da ADE e, diga-se de passagem, com equipe muito solícita e cortês, assim como a tripulação e o executivo da empresa representante.
O Aviação Hoje Notícias, em parceria com o Plane Spotter BH, foi conferir o novo jato que promete acirrar a concorrência entre as aeronaves Phenon 300, CJ4 e o Lear 70.
A posição do jato no hangar não favoreceu a fotografia...
Cássio Polli, diretor executivo da "Aerie Aviação Executiva", empresa esta responsável pela comercialização da aeronave, sediada na cidade de Jundiaí, nos forneceu todas as informações técnicas sobre o jato.
O Nextant 400XTI é o único jato executivo re-fabricado no mundo, tendo sua produção sido iniciada há dois anos e já contabilizando 45 aeronaves entregues em oito países.
Para o amante da aviação o primeiro impulso é entrar logo no objeto de desejo
Capaz de voar de Porto Alegre a Fortaleza sem escalas, o modelo é completamente remanufaturado nos Estados Unidos. Cássio Polli argumentou que o 400XTI oferece o menor custo operacional por hora, por quilômetro ou por assento da sua categoria, tudo isso com suporte no Brasil, treinamento e
garantia de fábrica.
O amplo hangar da ADE comporta várias aeronaves entre asas fixa e rotativa
O 400XTI utiliza o robusto conjunto de célula (fuselagem) de um Beechjet 400A ou do Hawker 400XP, que não tem tempo limite de uso, e atualiza mais de 80% dos demais componentes, que são novos ou zero hora. Segundo Cássio Polli são necessárias mais de seis mil horas/homem de trabalho para que fique pronto um novo Nextant 400 XTI.
O interior do jato tem um acabamento de muito bom gosto. Logo em frente à porta de entrada, um confortável sofá triplo, já impressiona e induz o visitante a sentar-se para sentir a maciez que ele sugere. A cabine de passageiros recebe um novo revestimento termo-acústico que torna o 400XTI até 50% mais silencioso e aumenta o espaço interno, inclusive o do toalete.
Visão do interior a partir da cabine de comando
Visão a partir do último assento
O interior tem sete lugares, mas o sanitário pode ser usado como assento, aliás de um acabamento que nem de longe lembra um sanitário.
O oitavo assento
O antigo painel da célula original é substituído pela atual e consagrada
suíte de aviônicos Rockwell Collins PRO LINE 21, com 4 telas de LCD.
O novo painel Pro Line 21
A aeronave é equipada com modernos motores Williams FJ44-3AP "zero de caixa", como fez questão de afirmar o Executivo da Aerie Aviação Executiva.
Imagens de frente e da parte traseira do motor esquerdo
Detalhes dos componentes de um dos motores. É perceptível a condição de motor novo.
DETALHES DA AERONAVE
À esquerda a placa de identificação da célula original e à direita a nova identidade da aeronave
Drenos, tomada do Jet Power e antena
Exaustão do ar condicionado
Roda do trem traseiro esquerdo e parte da bagagem que coube no bagageiro do jato
FORA DO HANGAR
Visto do alto a partir de uma escada do hangar
Já sendo preparado para deixar SBBH
Preparando-se para acionar os motores após a chuva.
Rapidamente subiu para varar a densa camada e deixar o nosso espaço aéreo.
Nesta foto o tempo conspirou contra o fotógrafo não lhe oferecendo a luz ideal.
GRATA SURPRESA
Para nossa surpresa e satisfação, tivemos a companhia do competente e reconhecido fotógrafo Roberto Caiafa que também foi registrar a passagem do Nextant 400XTI na Capital.
Roberto Caiafa desafiou a gravidade para registrar o 400XTI.
Tom Braga (de preto), outro fotógrafo reconhecido e respeitado, também nos fez companhia.
AGRADECIMENTOS
À Aerie Aviação Executiva na pessoa do Executivo Cássio Polli, ao Hangar da ADE na pessoa de seu gerente Guilherme Abrantes, que nos recebeu com amabilidade e cortesia, como também aos receptivos funcionários do hangar.