A carreira militar pode proporcionar a realização do indivíduo em vários aspectos e em várias expectativas de vida, indicando ao jovem a direção da cidadania; do respeito às normas de convivência e com a necessária disciplina para vencer os degraus e galgar o patamar do sucesso como ser humano.
Como o nosso Blog é voltado para a aviação, falaremos da Força Aérea Brasileira.
O serviço militar obrigatório é uma das portas de entrada na Aeronáutica para o jovem que deseja uma carreira promissora. Após esta etapa pode prestar exame de seleção para chegar à graduação de cabo e permanecer na FAB por até 8 anos. Mas existem também outras modalidades de ingresso.
Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) - Barbacena – MG
O candidato precisa ter concluído a 8ª série do Ensino Fundamental (em escolas reconhecidas pelo MEC), para ingresso na 1ª série; ser do sexo masculino e não possuir menos de 14 anos na data da matrícula e nem completar 18 anos até 31 de dezembro no ano da inscrição.
A EPCAR dá a formação de nível médio e prepara os alunos para o ingresso no curso de formação de oficiais aviadores da Academia da Força Aérea (AFA). Aqueles que concluem o curso com aproveitamento têm uma vaga assegurada no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da AFA.
Prédio da EPCAR em Barbacena - Foto: barbacenamg.blogspot.com.br
Valores como "aprender para liderar", "dignidade acima de tudo" e "servir por ideal", fazem parte do aprendizado que lhes é ministrado na EPCAR. Tais valores são essenciais para a vida, tanto aeronáutica quanto para a vida civil. São máximas que conduzem o jovem à disciplina consciente, ou seja, procura agir corretamente porque é o certo, não pelo fato de haver alguém observando.
Outro valor que não podemos deixar de citar é o Código de Honra, premissa esta que induz o jovem a se "comprometer com a verdade, a honestidade e a justiça, bem como repudiar atitudes contrárias a estas".
Ato cívico na EPCAR - Foto: Divulgação
Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) - Guaratinguetá/SP
Para ingressar no Curso de Formação de Sargentos o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio e não ter completado 24 anos até a data da matrícula e início do curso, que tem duração de 2 anos e forma militares de carreira. Ao receber o diploma, o aluno é Graduado como 3º Sargento Especialista, podendo, através de seleções internas, ter acesso ao oficialato.
O Curso de Formação de Sargentos (Modalidade Especial) da Especialidade Básico em Controle de Tráfego Aéreo (CFS-ME-BCT) segue as mesmas normas, porém tem duração de 1 ano, para candidatos de ambos os sexos.
Já para ingressar no Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento - EAGS/B o candidato precisa ter concluído o curso técnico reconhecido pelo Ministério da Educação e exigido pelo Concurso de Admissão, não possuir menos de 17 anos, nem vir a completar 24 anos até a data da matrícula. O Curso acontece de forma intensiva e tem a duração de 24 semanas, admitindo jovens de ambos os sexos. Uma diferenciação dos demais cursos é a exigência de inglês em nível intermediário.
Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) - Foto: ninja-brasil.blogspot.com.br
Academia da Força Aérea (AFA) - Pirassununga - SP
O candidato ao Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), Infantes (CFOINF) e Intendentes (CFOINT) precisa ter concluído o Ensino Médio e não possuir menos de 17 anos na data da matricula, nem completar 21 anos até 31 de dezembro. O CFOAV e CFOINT é para ambos os sexos. Já o CFOINF admite apenas candidatos do sexo masculino. O Curso tem duração de 4 anos e ao formar-se o Cadete é diplomado Aspirante-a-Oficial da Força Aérea Brasileira e terá acesso ao generalato.
Academia da Força Aérea - Pirassununga - SP
Aeronave de boas vindas e uma das instalações da AFA
E QUEM JÁ PASSOU DA IDADE DO ALISTAMENTO MILITAR?
Outra forma de ingresso é através de concursos, que são estabelecidos de acordo com a escolaridade exigida. Quem tem nível médio e técnico pode ingressar na Aeronáutica através dos concursos para o Corpo de Graduados e tornarem-se militares de carreira. Já os que possuem nível superior podem prestar o concurso para Oficiais Temporários, ou, de acordo com a formação profissional, Oficiais de Carreira.
Em Belo Horizonte o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) é também uma opção para ingresso:
EAOT-Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários, para quem já possui curso superior e tenha, no máximo, 42 anos de idade na data da inscrição. O candidato aprovado passa por um curso com duração de 13 semanas e ao concluir é nomeado 2º Tenente do Quadro Complementar de Oficiais da Aeronáutica, podendo permanecer no serviço ativo por nove anos, com vagas para ambos os sexos.
CAMAR/CADAR/CAFAR - Curso de Adaptação de Médicos, Dentistas e Farmacêuticos da Aeronáutica, forma oficiais de carreira também de ambos os sexos. Tem duração de 13 semanas e o candidato não pode ter completado 35 anos. Na conclusão do curso o aluno é nomeado 1º Tenente.
Formandos do CIAAR em 12 de dezembro de 2014
AÇÕES SOCIAIS
A Força Aérea Brasileira participa de missões de ajuda humanitária dentro e fora do país e ações cívico-sociais realizadas diariamente. O militar que prestou concurso e ingressou na FAB, recorrentemente, será convidado a prestar socorro à vítimas de enchentes e catástrofes naturais, tanto no país quanto em âmbito internacional.
Resgates em áreas afetadas por fenômenos da natureza. Fotos: Agência Força Aérea
Embarque para missão humanitária no Haiti - Foto: www.defesaaereanaval.com.br
Aqui na região metropolitana de Belo Horizonte, no mês de abril deste ano, em parceria com a Prefeitura de Lagoa Santa, a FAB realizou o "Hospital de Campanha (HCAMP)", cumprindo mais de 6.700 ações entre atendimentos e procedimentos.
Hospital de Campanha (HCAMP) - Lagoa Santa - abril/2015 (créditos na foto)
Ações educativas e de atendimento no HCAMP - Fotos: CIAAR / © Sd. Eduardo
Para informações mais detalhadas a FAB disponibiliza, em sua página na internet, informações sobre as formas de ingresso na carreira militar através do seguinte endereço: www.fab.mil.br/ingresso
Fonte: Centro de Comunicação Social da Aeronáutica - Assessoria de Imprensa