Segundo informações da FAB, foram arrecadados cerca de 19 toneladas de alimentos e 93000 pessoas compareceram à festa no dia 23 de agosto.
Já na entrada do evento um T6 dá as boas vindas ao visitante e uma réplica de Demoseille chama a atenção de todos.
No hangar seguinte encontramos uma rara aeronave de propriedade da Escola de Aviação Sierra Bravo Aviation. Trata-se de um Tecmam P2006T, bimotor de asa alta, motorização a pistão, com capacidade para acomodar confortavelmente 4 pessoas e ainda possui um bom compartimento de bagagem. Equipado com dois motores Rotax 912S, este avião se caracteriza pelo baixo consumo de combustível.
O Tecmam é uma aeronave de fabricação italiana e foi montado na cidade de Americana, sede da Sierra Bravo Aviation.
Às 9h a Banda de Música da AFA executou o Hino Nacional, abrindo oficialmente as atividades desse memorável domingo de agosto.
No espaço do evento já encontramos um P3 Orion, do Esquadrão Orungan. Este Esquadrão de patrulhamento marítimo é baseado em Salvador. O P3 é derivado do modelo comercial Lockheed L-188 Electra, aeronave que reinou na ponte aérea Rio/São Paulo durante trinta anos.
Totalmente modernizado, o equipamento substituiu o antigo Bandeirulha.
Às 9h30min, Fernando Locatelli, piloto da AEL Sistemas, decolou para sua apresentação de acrobacias, com o CAP 10B de matrícula PP-NBW.
O "mar de gente" ávida de fumaça e de cheiro de querosene, que faz o sucesso do Domingo Aéreo da AFA. E é apenas uma parte, pois os hangares e a praça de alimentação também ficaram lotados.
ENFIM O EDA
Às 10h48min os Super Tucanos A-29 desfilaram para o público em direção da cabeceira para fazer a primeira e tão esperada apresentação do dia. Era visível no rosto das pessoas uma misto de expectativa e emoção para o retorno das demonstrações. Os aplausos acompanharam as aeronaves que seguiram morosamente na taxiway para a decolagem.
Seguindo a velha máxima de que "uma imagem vale mais que mil palavras", falaremos menos e mostraremos mais.
Esquadrilha BR Aviation
A Esquadrilha BR Aviation é liderada por Carlos Edo, argentino radicado no Brasil. Carlos Edo voa há 36 anos e atualmente comanda um T6 de matrícula PT-KRC, o número 01 da Esquadrilha, acompanhado pela esposa Mônica Edo Cmte. do T6 02 matrícula PT-LDQ.
Neste ano mais dois aviões integraram-se à Esquadrilha, perfazendo seis aeronaves nos céus de pirassununga: um EA 300/LC e um Sukhoi SU-31, para fazer companhia aos três T6 e um Beechcraft BE-18, que também é usado para lançar os para-quedistas que fazem o seu show à parte.
Os para-quedistas lançados pela Esquadrilha BR Aviation fizeram duas sessões de saltos na parte da tarde.
AERONAVES QUE TAMBÉM ENCANTARAM OS PRESENTES
O AEROMODELISMO NÃO PODERIA FALTAR AO EVENTO
Sem sombra de dúvida a prática do aeromodelismo é uma atividade que cresce muito em nosso país. Não importa se é um pequeno aparelho de isopor, ou um grande em fibra de carbono. A paixão é a mesma e os praticantes, que usam esses "brinquedos de gente grande", garantem que a prática além de ser muito prazerosa, chega a ser uma terapia.
E CHEGA O MOMENTO DA SEGUNDA APRESENTAÇÃO DO EDA
Essa segunda apresentação da nossa Esquadrilha da Fumaça acontece quando o sol já está descendo no horizonte e não favorece as fotos. Mas, usando a linguagem dos Spotters, vale o registro.
E após a segunda apresentação, ovacionada por 93000 pessoas, é encerrado o "Domingo Aéreo da AFA". Um dia memorável para todos os presentes que, certamente, sentiram a sensação de o mundo ter parado para o evento transcorrer com a sutileza do belo; com o fascínio que a aviação exerce; com o brilho nos olhos das crianças; com a emoção que em muitos provoca um rolar de lágrima, como se fora um agradecimento do coração.
E então, para valorizar ainda mais a maravilhosa festa da aviação e premiar a platéia composta por pessoas de várias partes do país, o astro-rei despede-se em espetáculo único, maravilhando os olhos e afagando a alma.
Para definir o dia em apenas uma palavra, sem medo de errar: MÁGICO!
A CIDADE QUE RECEBEU A ACADEMIA DA FORÇA AÉREA
Localizada na região centro-leste do Estado de São Paulo e distante 206 quilômetros da Capital, Pirassununga abriga não só a AFA, como também o 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado do Exército Brasileiro, além da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP e o Aeroclube de Pirassununga. Com uma pista de terra homologada em 860 metros, mas já estendida para 1000 metros, o Aeroclube foi criado por Belarmino Del Nero em 1942, incentivado por Assis Chateaubriand. O fundador dos Diários Associados era um visionário aficionado da aviação e incentivou a criação de muitos aeroclubes.
A cidade ainda mantém a tradição da banda de música e do coreto na praça principal. E é neste coreto que a Corporação Musical Pirassununguense se apresenta nas noites de domingo. Fundada em 1865, a Corporação já conta com 150 anos e possui músicos de 12 a 94 anos. Ela é presidida e regida por Cláudio Azevedo e conta ainda com os maestros Alfredo Rochete e Luiz Carlos Simão.
Os Maestros da Corporação Musical
Na segunda feira fizemos um breve tour pela limpa e bem cuidada cidade, registrando os pontos que nos chamaram a atenção:
A Paróquia Bom Jesus dos Aflitos é uma construção do início do século passado e a beleza da arquitetura externa é superada pela exuberância interna, com pinturas dos artistas e irmãos italianos Tomazini, além de nichos que são obras de irrefutável beleza.
Mas não poderíamos deixar de conhecer a Cachoeira das Emas, um ponto turístico do município onde funcionou uma usina hidrelétrica situada no Rio Mogi, que se encontra desativada.
RETORNO AO LAR
Depois do breve tour pela cidade e adjacências, amanheceu a terça feira, dia de retornar à Capital das Alterosas. Enfrentamos uma forte chuva na Via Anhanguera e encontramos o tempo nublado em VCP.
O nosso voo foi o AD2632 previsto para 16h18min. Check-in feito eletronicamente e com o cartão de embarque em mãos, fomos chamados para embarque no portão "M" às 16h. Nem foi preciso usar o ônibus, pois o PR-AXN (Dias Azuis), estava estacionado bem próximo.
O push back se deu às 16h31min e o táxi teve início às 16h38min, com duração de 6 minutos em direção à pista 15. Aguardamos a decolagem de um MD-11 da Fedex e um pouso de EMB 195. Às 16h48min, com 30 minutos de atraso, o Cmte. Carlos Sorian aplicou potência nos dois GE CF34-8E e o AXN correu 38 segundos antes de se lançar na imensidão do céu.
Uma leve turbulência se fez sentir na saída de VCP devido às condições do tempo. Atravessamos a camada ainda na restrição de altitude e velocidade, com um intermitente desconforto.
O Embraer 195 ganhou altitude voando acima da camada e o serviço de bordo foi feito.
Após 55 minutos de voo com turbulência pouco significativa em alguns momentos, inclusive na aproximação de CNF, tocamos o solo mineiro iluminado pela alaranjada luz do sol poente.
Ao final do voo visitamos o cockpit do PR-AXN para cumprimentar o Cmte. Carlos Sorian e o Co-piloto Luiz Gazaneu. O experiente Carlos Sorian, muito solícito e simpático, é ex-comandante da Transbrasil, na qual voou por 25 anos.
Dados técnicos: a aeronave cujo peso total na decolagem foi de 43922 quilos, recebeu 4600 quilos de QAV. Voou em cruzeiro no nível 350 e mach 079. Pousou em CNF pela RWY 16 com full flaps e velocidade de 122 kt acusando peso de 42077 quilos.
Agradecimentos aos amigos Reinaldo Neves e Roberto Caiafa pelo apoio no evento.