A FIDAE-Feria del Ayre y del Espacio é a mais importante
feira do setor aéreo na América do Sul, que acontece na cidade de
Santiago, capital do Chile.
Neste ano de 2016 o evento, entre 29 de março e 3 de abril, tem a participação
de mais de 600 expositores, que apresentam um universo de alternativas e
equipamentos aeronáuticos.
Os Halcones da Força Aérea Chilena abrilhantaram a abertura do Evento
O BRASIL NA FIDAE
A EMBRAER, Empresa que hoje é um orgulho nacional, também está representando o nosso país neste importante evento de projeção internacional, tendo apresentado dados otimistas no dia 29 de março, durante a Feira.
A Empresa prevê uma demanda por 720 novos jatos no segmento 70/130 assentos na América Latina. Apesar das adversidades atuais, decorrentes da instabilidade política e econômica da região, as projeções de crescimento a médio e longo prazo são consideradas positivas para os próximos anos.
Acredita-se na recuperação econômica que resulte em distribuição de renda mais equitativa e uma integração regional, resultando no aumento da demanda por viagens aéreas.
A projeção da Embraer prevê que nos próximos 20 anos a frota de jatos 70/130 assentos, que hoje está em 310 unidades, passará para 740 até o ano de 2034, pois o crescimento da procura por transporte aéreo teve uma média mundial de 5% ao ano, ao passo que na América Latina esta média alcançou 7%. A tendência deve persistir ao longo dos próximos 20 anos.
Segundo o executivo da Embraer Simon Newitt, "a otimização da frota é fundamental. As companhias aéreas continuarão a adquirir aeronaves novas e eficientes para atender aos mercados de baixa e média densidade e para oferecer maior conectividade".
O primeiro jato entregue na América Latina pela Embraer foi um E-190 para a Copa Airlines, em 2005. (A foto abaixo foi extraída do site Airliners.net, cuja autoria é de José M. Garcia)
Na atualidade já são mais de 200 jatos Embraer em serviço na região, onde a Empresa é líder no segmento dos jatos de até 130 assentos. No cenário geral da aviação a Empresa já contabiliza 70 clientes em 50 países do mundo.
EMBRAER DEFESA & SEGURANÇA
A Empresa aproveitou a FIDAE para anunciar a seleção da empresa alemã Rheinmetall Defense Electronics and Training para desenvolver e entregar dispositivos de treinamento para o jato de transporte militar KC-390.
Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, afirmou em Santiago estar confiante de que a parceria com a Rheinmetall resultará em um conjunto de meios de treinamento que certamente contribuirá para o sucesso global do Programa KC-390.
O Embraer KC-390 é uma aeronave de transporte tático desenvolvida para estabelecer novos padrões na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. Foi desenvolvida para realizar várias missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e resgate, além de combate a incêndios florestais.
A Embraer espera receber a certificação no último trimestre de 2017 e as primeiras entregas estão previstas para o início de 2018.
Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, e Ultrich Sasse, Presidente da Rheinmetall Simulation and Training, assinam contrato na FIDAE.
ALGUMAS CURIOSIDADES DA FIDAE
Fontes de pesquisa:
> Assessoria de Comunicação da Embraer
> Site Fidae
> Agência Uno