O “Portões Abertos” da BAAN-Base Aérea de Anápolis é um dos
eventos mais atraentes da FAB pela quantidade de caças ali baseados. O Aviação
Hoje Notícias se fez presente representado por Luiz Gimenes na companhia de
Marcos Junglas, amigo e “veterano” deste evento, que facilitou com informações alguns
procedimentos burocráticos e o roteiro de visitas durante e após o evento.
A cobertura se inicia com o voo CNF/GYN, AD 6988 no dia 3 de
setembro, cumprido pelo EMB 195 PR-AXG, abastecido com 6200 kg de combustível.
O embarque se deu às 20h30min e o push back às 20h54min. Três
minutos depois se iniciou o táxi que consumiu 5 minutos até a cabeceira 16. Às
21:03 o Cmte. Morais, auxiliado pelo Copila Vitor, imprimiu potência nos dois
motores do Embraer 195 para levar aos céus os 45.582 kg de peso total da aeronave.
Após uma corrida de 41 segundos, e velocidade de 240 km/h
registrada no mapa de voo dos monitores, o “Trovão Azul” deixou o solo de CNF.
Depois de uma hora e oito minutos de voo a aeronave tocou suavemente
a pista do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia.
Veículo já alugado, partimos
de imediato para a cidade de Anápolis onde nos hospedamos no Marcellus Hotel,
de acomodações simples, porém de boa localização e bom café da manhã.
Uma pincelada de história
A
posição estratégica de Anápolis a fez ser eleita para receber a 1ª Unidade de Interceptação
com a missão de defender o espaço aéreo brasileiro, especialmente o da Capital
Federal.
A decisão foi tomada pelo Marechal do Ar Márcio de Souza e
Mello, então Ministro da Aeronáutica, em 10 de agosto de 1969. A aeronave
escolhida para equipar a Unidade foi o F-103 Mirage.
A história da BAAN se
confunde com a trajetória do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) até 1979. Nesse
ano ocorre a divisão operacional e administrativa da 1ª ALADA, formando a BAAN
e o 1º GDA.
O DOMINGO AÉREO
Às seis horas da manhã partimos para a BAAN. No trajeto nos detivemos em frente à Vila dos Oficiais, onde um Mirage ali foi colocado como sentinela na eterna posição de sentido.
O 1º Mirage chegou em Anápolis em 1972 com as asas desmontadas a bordo de um C-130 Hércules da FAB. Todas as aeronaves foram remontados no hangar do Esquadrão de Suprimento e Manutenção da 1ª ALADA. O programa de entregas prosseguiu dentro do cronograma, contando com apoio de técnicos da Dassault.
A primeira a alcançar os céus foi o F-103 FAB4910, em março de 1973, quando ecoou o primeiro estrondo supersônico na região central do Brasil.
A última aeronave foi recebida em maio de 1973.
Mas a tecnologia em constante evolução fez com que o imponente Mirage ficasse ultrapassado. Em 2005, após 32 anos e mais de 65.000 horas de voo, o F-103 foi retirado do serviço operacional.
Chegada ao evento
Às 7h15min já estávamos na BAAN. Ao entrarmos na Base Aérea nos deparamos com seis aeronaves Mirage estocadas...
...e três F-5 posicionados próximos à cabeceira 06L.
Em tais eventos é importante chegar antes do público para fotografar com mais liberdade as aeronaves em exposição estática. Isso só é possível graças ao credenciamento prévio para a imprensa.
Às 07h26min fomos brindados com a chegada de um F-5 biplace, que executou duas passagens para a satisfação dos Spotters já presentes.
O biplace pousou pela pista 24R.
EXPOSIÇÃO ESTÁTICA
Esta aeronave é operada pelo Esquadrão Guardião. Incorporado à Base Aérea de Anápolis no ano de 2000, o 2º/6º GAV é o "ponta de lança" do Programa SIVAM, sendo imprescindível na desafiante tarefa de vigiar e proteger a Amazônia Legal.
"VISITA ILUSTRE"
Às 7h50min um som diferente chamou a atenção e o que se viu ao longe iluminou o rosto de cada Spotter presente, provocando sorrisos e comentários de plena satisfação: era o Mil Mi 35M, um helicóptero de ataque batizado na FAB como AH-2 Sabre.
Esta aeronave é baseada no 2º Esquadrão do 8º Grupo de aviação (2º/8º)...
...Esquadrão Poti sediado em Porto Velho/RO.
O BEM VINDO PÚBLICO
Os portões da BAAN foram abertos às 9 horas e rapidamente o público,...
...razão maior do evento, chegou em expressivo número para participar da festa, permanecendo durante todo o dia.
CERIMÔNIA DE ABERTURA
A Cerimônia de Abertura ocorreu às 10h15min, em um dos hangares preparado para tal, com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela competente Banda de Música da Base Aérea de Anápolis.
Convidados ilustres se posicionaram à frente da seleta platéia...
...para ouvir o protocolo de abertura...
...e em seguida o breve discurso do Cmte. da Base, o Cel. Antunes, que falou em nome da FAB sobre a satisfação em receber os parceiros, os entusiastas da aviação e o público, razão maior do evento viabilizado pela FAB.
Após as palavras do Cmte. Antunes, o Grupo Spotter Brasil fez a entrega de um quadro fotográfico, um singelo presente como forma de agradecimento pela tratamento que a FAB dispensa aos Spotters e aficionados da aviação.
Durante todo o dia uma gigantesca Bandeira do Brasil, medindo 20x14m presa a um cabo de aço esticado entre duas gruas, tremulou ao sabor do vento que "soprou" durante todo o evento.
O
"Gordo" não poderia faltar ao Domingo Aéreo. Esta é uma aeronave
usada por mais de 50 países. Com capacidade para operar em pistas pequenas ou
improvisadas, desempenha uma gama de missões, como transporte de paraquedistas,
reabastecimento aéreo, combate a incêndios e evacuação médica, entre outras.
Por volta de 11 horas decolou um Bandeirante...
...para promover o lançamento de paraquedistas.
O salto de paraquedas é algo que aguça a nossa imaginação.
Para muitos produz o desejo de um dia se lançar de uma aeronave...
...sentir o barulho do vento como companhia e, provavelmente, a verdadeira sensação de liberdade.
E eis que, às 11h29min, aparece no céu de brigadeiro a atração mais aguardada do evento:
Os A-29 do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea) sediado em Pirassununga, foram posicionados ao lado dos hangaretes...
...para aguardar o momento de sua apresentação.
O aeromodelismo também se fez presente ao evento, executando voos, manobras acrobáticas e radicais com maestria...
...encantando a platéia presente, mormente as crianças cujos olhinhos brilham de alegria ao se aproximarem dos aeromodelos.
A apresentação do EDA se inicia ainda em solo, com um ritual de preparação e apresentação dos ases do ar e também dos mecânicos, conhecidos como "Anjos da Guarda".
Enquanto os Tucanos taxiavam para a pista, conseguimos registrar o time de Anjos da Guarda, que conta com a primeira mulher mecânica na FAB.
ALGUMAS EVOLUÇÕES E MANOBRAS
Após a apresentação os Ases desfilam, na formação rigorosamente em linha, pela pista auxiliar da BAAN sob aplausos do público.
OUTRO "VISITANTE ILUSTRE"
O sol já se despedia quando o Embraer E-2 pousou pela pista 24R, provocando uma correria dos Spotters e aficionados da aviação para fotografar a aeronave que a todos surpreendeu com a sua chegada.
Indagando sobre a razão da presença do E-2, fomos informados de que ele faria voos de testes específicos na região da BAAN.
Para tal a Embraer, autorizada e em parceria com FAB, instalou câmeras e vários equipamentos de alta tecnologia na lateral da pista 24/06.
AS "TENTAÇÕES" DO DOMINGO AÉREO
Uma banca com exposição de maquetes de aviões pode parecer um negócio como outro qualquer, que explora o artesanato ou a produção em série. Todavia, para o aficionado de aviação, é uma verdadeira tentação a ser controlada, pois o desejo sempre será o de adquirir uma de cada modelo.
Na BAAN o artista Leandro Carvalho de Freitas é um dos expositores que pratica preços justos pelo trabalho que apresenta.
Wolney Franco também expõe maquetes em escala com impressionante fidelidade de detalhes.
Um dos Stands expôs um modelo de drone.
A réplica de porta aviões foi muito visitada.
HORA DA DESPEDIDA
Após todo um dia de atividades que nos faz esquecer do mundo exterior, o evento foi encerrado oficialmente, mas continuou a pulsar no pensamento de cada um. Nos cometários sobre essa ou aquela manobra, ou nas brincadeiras do Grupo Spotter Brasil, com o qual tivemos o privilégio de conviver e rir das piadas e situações criadas por pessoas que só desejam ser felizes e promover a felicidade.
Até o sol, no seu dolente deslocamento do ocaso, pareceu querer permanecer iluminando aquele cenário de magia e encantamento.
Mas o tempo é inexorável e logo a noite se abateu nos exigindo a despedida dos amigos e daquele dia mágico.
O DIA SEGUINTE
Depois de uma merecida noite de descanso no Hotel Marcellus e tomar o bom café da manhã, partimos para Goiânia onde também havia uma programação a cumprir. Mas antes de "pegar a estrada" passamos pela segunda entrada da BAAN situada na BR 414, onde outro Mirage guarda este acesso para a Base Aérea. Isso feito, tomamos a proa de Goiânia.
VISITA AO GRAER
Chegando em Goiânia nos encontramos com Ícaro Roberto, Spotter da cidade, que viabilizara uma visita ao GRAER, a pedido de Marcos Junglas.
O "Grupo de Radiopatrulha Aérea-GRAer/PMGO, ao contrário de outras cidades, não se encontra baseado no aeroporto da cidade: em razão da distância, localiza-se em um setor que promove menor tempo de resposta aos chamados e ocorrências.
Fomos recebidos pelo Capitão André Ribeiro, que abriu as portas e nos fez à vontade para conhecer a Unidade.
Além das dependências de tropa o GRAer é dotado de um amplo hangar, heliponto com capacidade para 4 toneladas, uma representação de esqui de aeronave para treinamento e uma quadra para esporte.
A Unidade possui duas aeronaves, sendo um AS350B2 Esquilo e um Agusta Westland AW119 Koala.
O Esquilo encontra-se em manutenção e o Koala decolou para cumprir missão de apoio ao "24º Rally dos Sertões", no trecho Cavalcante, localizada na Chapada dos Veadeiros, até Posse já na divisa com o Estado da Bahia.
A Equipe destacada para a missão, que nos recebeu com a habitual solicitude militar, foi composta pelo Tenente-Coronel Moura (Comandante), Capitão Fábio Costa (Co-piloto) e os tripulantes Cabo Almeida, Cabo Andrigo e o Soldado Ázara, que nos deu todas as explicações sobre as operações executadas por esse tipo de aeronave.
Às 14h34min a bela aeronave rugiu ao se elevar entre os prédios de uma área nobre da Capital de Goiás, ganhando altitude para sumir no horizonte.
AGRADECIMENTOS
Primeiramente à FAB, por permitir abrir ao público os portões de uma Base aérea, à BAAN nas pessoas de seu Comandante Coronel Antunes, da Tenente Alessandra, Assessora da Comunicação Social e a todos os militares que nos dispensaram a habitual cortesia militar.
Ao GRAer, a todos os militares da Unidade que nos dispensaram atenção e cortesia, em especial ao Capitão André Ribeiro.
Ao Marcos Junglas e Icaro Roberto por viabilizarem contatos e informações sem as quais não poderíamos produzir este artigo.