O evento ocorreu na Sala de Reuniões Belo Horizonte e teve início às 8h, com o credenciamento e um café de boas vindas. Rafael Dias foi o encarregado de representar o Aviação Hoje Notícias e fomentar o presente artigo.
Com a palavra o Diretor-presidente
Adriano Pinho iniciou o evento falando da satisfação em poder apresentar resultados positivos de uma gestão que investiu quase um bilhão de reais e vem cumprindo, em tempo, todos os compromissos previstos em contrato possibilitando, desde janeiro deste ano, sua total operação tanto em voos domésticos, como nos internacionais. O novo Terminal 2 foi construído em apenas quatorze meses e, paralelamente, também o Terminal 1 cujo projeto é de 1970 e considerado um legado para a arquitetura brasileira, foi modernizado oferecendo maior comodidade ao usuário.
Enfatizou o orgulho de ser o 4º aeroporto mais pontual do mundo, na categoria entre cinco e dez milhões de passageiros/ano. A "Praça Mineira" também foi citada pelo Diretor-presidente...
...como outro destaque que oferece um mix de produtos selecionados pela sua história, tradição e qualidade, valorizando o nosso Estado.
Outra novidade anunciada é o projeto de um terminal rodoviário com foco nos destinos turísticos do Estado, mormente Ouro Preto e Inhotim além de outras cidades históricas para as quais o passageiro desembarcará em CNF e já embarcará em um ônibus ao seu destino turístico. Segundo Pinho os estudos já estão avançados no sentido de que este terminal rodoviário possa implementar turismo e negócios.
Conectividade
Dany Oliveira, Gestor de Rotas Aéreas da BH-Airport, fez uma explanação sobre a importância da conectividade e do sistema "Hub and Spoke", que consiste em concentrar os voos em um Hub que será o centro de distribuição para todos os destinos. As vantagens do sistema são os ganhos de escala para as companhias aéreas e a redução de custos para o passageiro.
Exemplificando, uma das ações é o caso da aeronave que chega com passageiro em conexão para outro destino. Nesta situação a aeronave é posicionada ao lado da que atenderá o passageiro em conexão. Isso reduz em até seis minutos o tempo gasto na conexão.
A maioria das rotas tem um grande share de conexão, utilizando CNF como verdadeiro Hub, integrando o País.
Azul presente ao evento
Ronaldo Veras, Assessor da Presidência da Azul Linhas Aéreas...
...foi destacado pela Empresa para falar da importância que CNF tem hoje nas operações da Azul.
Segurança e eficiência
O Diretor de Operações, Daniel Bircher, foi o encarregado de explanar sobre os avanços tecnológicos com os quais a Empresa dotou o aeroporto...
...como os novos equipamentos eletrônicos que fazem a leitura do cartão de embarque e agiliza o procedimento. Além deste detalhe, o novo terminal conta com nove esteiras para devolução de bagagem, três conjuntos de esteiras rolantes, vinte e sete elevadores e quatorze escadas rolantes.
Hoje CNF conta com quarenta e quatro posições para aeronaves e o estacionamento passou a ter quatro mil, seiscentas e vinte e cinco vagas.
Contrato firme e sólido
Há alguns dias um jornal da Capital Mineira, divulgou uma notícia especulativa baseada no que está acontecendo com VCP (Aeroporto de Campinas) e com a rodovia 040, aventando a possibilidade de a concessão de CNF ser devolvida.
A BH-Airport foi taxativa em rebater tal especulação, afirmando que apesar da crise, a Empresa investiu e continuará investindo para implementar as melhorias e modernizações que vem transformando CNF em aeroporto dos mais modernos.
Visita às instalações
Após a exibição de vídeos com gráficos que respaldaram a fala dos oradores, os convidados puderam visitar parte das instalações do aeroporto.
O APOC (Operations Airport Center) pode ser considerado o "centro nevrálgico" do aeroporto e está situado no Terminal 1.
O embarque internacional foi o setor seguinte a ser visitado pelos jornalistas, blogueiros e representantes de sites.
Após a visita a comitiva de imprensa foi conduzida ao The Collection para um almoço de confraternização e encerramento do evento.
Considerações
Podemos afirmar, seguramente, que aqueles que ainda não conheciam CNF pós concessão, saíram completamente convencidos de que a BH-Airport vem honrando os compromissos assumidos em contrato. Convencidos também de que é uma concessão sólida, respaldada pelas evidências de um trabalho sério, preparando o aeroporto para um futuro progressista, no qual a aviação só tende a crescer ainda mais.