A Azul Linhas Aéreas Brasileiras foi a primeira empresa das Américas a receber o Airbus A330 NEO e o aeroporto escolhido para nacionalização foi CNF.
A BH Airport, concessionária do aeroporto, em consonância com a Azul, organizou um evento para Spotters e aficionados da aviação presenciarem a chegada do wide-body, que tocou o solo mineiro às 06h12min.
Às 05h18min, já distribuídos os coletes para acesso à área restrita, Alexandre Viana realizou o tradicional briefing para uma visita com segurança e alegria.
Em seguida Nicolau Moranini, Gerente de Marketing e Comunicação, falou da satisfação em ajudar a promover o evento tão significativo para a Empresa Azul e para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte.
Nicolau falou também de projetos que a BH Airport pretende realizar paralelamente às atividades normais do aeroporto, como meia maratona, a terceira etapa do Campeonato Mineiro de Motocross que acontecerá nos dias 25 e 26 de maio e um "cine drive in" que privilegiará a população do entorno do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, atividades estas que não interferem no movimento normal do aeroporto. Informou também que a Concessionária está em tratativas para sediar a final do Motocross, provavelmente em dezembro.
RUMO AO TECA
Feitas as explanações o grupo embarcou em um ônibus para acesso a uma posição do TECA (Terminal de Cargas), onde o 330 ficaria.
Sabedor da paixão por aeronaves Alexandre Viana, que acompanhou o grupo na visita, gentilmente fez uma parada para registro do 737-55D...
...aeronave da Sideral Linhas Aéreas Ltda., fretada pelo Cruzeiro para conduzir o time a Porto Alegre por ocasião de uma partida contra o Inter.
O local previamente determinado para ocupação do grupo em visita foi ao lado de outra aeronave da Azul...
...o 320 NEO, ainda com o prefixo russo, visto que o Lessor o registrou naquele país. Esta aeronave anteriormente estava a serviço da Avianca.
NO PONTO DE ESPERA
Às 06h08min os caminhões dos bombeiros já se dirigiam ao local do batismo, passando próximo ao grupo para serem registrados pelos spotters...
...já posicionados na área de segurança previamente delimitada.
BATISMO
Eram 06h12min quando o A330 tocou o solo mineiro.
Às 06h21min a imponente aeronave já se aproximava pela taxi way para receber o batismo do aeroporto, momento ímpar tanto para pilotos quanto para expectadores, dado ao simbolismo do ato.
Pela primeira vez, em solo brasileiro, o astro do dia recebe o acalanto do astro rei pelo afago da aurora mineira.
Após os cumprimentos à tripulação José Mário Caprioli, Presidente Executivo da Holding Azul S/A, falou da importância da aeronave na frota, agradecendo e imputando ao "Time Azul" o profissionalismo e a dedicação que proporcionam galgar degraus, para então fazer o batismo oficial da aeronave com o bom e tradicional champanhe...
...seguido do brinde ao crescente sucesso da Empresa.
INTERIOR DA AERONAVE
Gentilmente a Azul franqueou a entrada no interior da aeronave para a satisfação de cerca de 50 visitantes presentes, entre eles pessoas de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, que vieram a Belo Horizonte para ver o A330.
ALGUNS DADOS TÉCNICOS
Considerações
Para os amantes da aviação a chegada de um novo modelo de aeronave é um momento ímpar. Só quem gosta de aviação pode entender a paixão por aviões.
Quando nas empresas existem pessoas que também têm paixão pelo que fazem, então a satisfação é inegável e incomparável. E mesmo não estando presentes outros aficionados, e até leigos se regalam com fotos, vídeos e artigos sobre o acontecimento, publicados em redes sociais, sites e blogs.
O Aviação Hoje Notícias, em nome de todos os convidados, agradece à Azul e à BH Airport por mais esta oportunidade de visitar o aeroporto e testemunhar outro momento único.