No dia 8 de setembro aconteceu o "Portões Abertos" da Ala 2, também conhecida com "ninho dos F-5", na cidade de Anápolis/GO, um dos eventos mais aguardados pelos Spotters, sites e blogs relacionados à aviação.
Antes de ir para Anápolis passamos por Brasília no dia 7 de setembro, a tempo de presenciar a Parada da Independência e registrar o desfile aéreo, que neste ano contou com a presença do KC-390, entregue à FAB no dia 4, aeronave esta que substituirá o icônico KC130 Hércules, carinhosamente apelidado de "o Gordo".
Aeronaves da Marinha
Aeronaves da FAB
Aviação do Exército
De outros órgãos
ALA 2 FLASH INFORMATIVO
A ALA 2, localizada a 10,1km do centro da cidade de Anápolis, integra a DIMENSÃO 22, responsável por controlar, defender e integrar 22 milhões de km², em cenário tridimensional protegido pelas ações da FAB, pois atua também no setor aeroespacial. Para isso a Força Aérea Brasileira conta com 33 tipos de aeronaves, cada uma dimensionada para alguma ação específica.
Cabem também à FAB a operação e o monitoramento de satélites. O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) foi um fator decisivo na independência tecnológica aeroespacial do país.
"PORTÕES ABERTOS"
Com as credenciais previamente fornecidas, ingressamos na Base pelo portão auxiliar às 7h15min e já encontramos um caça F-5 em posição de ação...
...e um E-99 do 2°/6° GAV
Mais à frente um A-29 e os hangaretes próximos da pista 06L
Exposição estática
As aeronaves de vigilância aérea, dotadas de potentes e modernos radares...
...capazes de detectar aeronaves que estejam voando em baixa altitude.
O grande astro do evento:
KC-390, fabricado pela Embraer, utiliza a tecnologia fly-by-wyre em sua aviônica e tem capacidade para 23 toneladas de carga. Pode transportar veículos, lançar cargas e paraquedistas.
Outras atrações participantes
_____________________________________________________________________________
No Hangar
SHOW AÉREO
A primeira atração do show aéreo foi a decolagem de três aeronaves F-5 para exercício de manobras.
O Northrop F-5 Tiger é um caça tático de ataque ao solo e defesa aérea construído e desenvolvido nos Estados Unidos e largamente exportado.
O paraquedas de frenagem sempre é um espetáculo bonito de ser visto.
Aeromodelismo
Esquadrilha Fox
A Esquadrilha Fox é formada por ex-pilotos da Força Aérea Brasileira, que após deixarem a ativa se fixaram em Brasília.
A apresentação se deu por volta de 12h.
Público
As pessoas começaram a chegar bem antes da abertura do portão principal da Base e aos poucos foram ocupando os espaços junto ao gradil para melhor apreciar as aeronaves em exposição.
De acordo com informação da Assessoria de Imprensa da ALA 2 cerca de 65 mil pessoas prestigiaram o evento.
Paraquedismo
Depois da apresentação da Esquadrilha Fox um C-105 Amazonas decolou para lançamento de paraquedistas, um acontecimento raro de se ver, encantando o público presente.
Esquadrilha da Fumaça
A primeira apresentação da Esquadrilha se deu em 14 de maio de 1952, no Campo dos Afonsos, Estado do Rio de Janeiro.
Às 16h04min os A-29 Super Tucano se colocaram no ar pela pista 06L, para a apresentação de número 3901 do Esquadrão de Demonstração Aérea, sem dúvida a mais aguardada do evento.
Entrevista
Ao final do evento o Cmte. da Ala 2, Cel. Antonio Marcos Godoy Soares Rodrigues Mioni, que se preparava para missão em um E-99, gentilmente nos brindou com uma breve entrevista.
O Coronel Mioni é piloto de vários tipos de aeronaves da FAB, dentre eles o Mirage III e o Mirage 2000 por 11 anos.
Em conversa ele nos falou da importância do evento que promove a interação entre o público e a organização, gerando uma grande satisfação em poder abrir as portas da base para receber tantas pessoas, inclusive de fora da cidade de Anápolis e de fora do Estado de Goiás, às quais fez questão de enfatizar o agradecimento pela presença.
Aos jovens, que acompanham o nosso Blog, enviou um recado no sentido de ingressarem na carreira militar que é compensadora e edificante, desde que haja foco e dedicação.
Considerações
A passagem pela Capital Federal, no dia 7 de setembro, se mostrou uma experiência gratificante por constatar as arquibancadas lotadas na Parada da Independência, além dos espaços entre elas apinhados de brasileiros que não se fizeram de rogados e cantaram o Hino Nacional, resgatando o civismo tão preterido em anos anteriores. Este fato é uma dose de esperança para este país tão grande em todos os sentidos.
Na ALA 2, pela terceira vez, recebemos a habitual cortesia militar desde o primeiro contato para proceder o credenciamento, como nas ações realizadas durante o evento em vários pontos da área operacional, sempre acompanhados pela Tenente Bárbara e pela Tenente Lana, a quem agradecemos pelo carinho e paciência que dispensaram a todos da mídia inscrita.
Texto: Luiz Gimenes
Fotos: Marcos Junglas
Allan K B Ramos
Luiz Gimenes