O Aviação Hoje em parceria
com o Plane Spotter BH, visitou o hangar da Polícia Militar do Estado de Minas
Gerais, no pátio norte do Aeroporto da Pampulha, em 28 de fevereiro.
A visita técnica foi
agendada com a Assessoria de Comunicação do Corpaer, através do Tenente
Leandro Batista, que se mostrou muito solícito aos objetivos dos visitantes, todos
apaixonados por aviação.
Pontualmente às 10h do
sábado, dia 28, nos apresentamos à portaria do Corpaer e fomos recebidos efusivamente
pelo Capitão Guilherme, que já nos aguardava a pedido do Tenente Leandro.
Inicialmente nos mostrou a
“Estação de Treinamento”, inaugurada em 2014, onde são realizados os treinamentos
para as operações militares com uso de aeronave de asa rotativa. Este equipamento reproduz alguns níveis de dificuldade para desembarque da aeronave usando a técnica de rapel e através de descida rápida por corda, com o uso apenas de luvas.
Ao alto a plataforma com esqui representa a aeronave
Na mesma estação de treinamento foi montada também uma "pista de escalada", com muitos pontos de ancoragem e diversos níveis de dificuldade, além de escadas de corda, fixas e corda de descida rápida.
A pista de escalada
Neste equipamento não só a tripulação faz seus treinamentos, mas também os pilotos para que tenham noção das dificuldades enfrentadas pela tripulação, e procurem fazer manobras que minimizem os riscos enfrentados por aqueles que precisam realizar um desembarque em área onde a operação seja exigida. Após as explicações entramos no hangar.
Logo na entrada já nos deparamos com três aeronaves do Esquadrão Guará, aeronaves estas voltadas para atividades inerentes ao meio ambiente. Em primeiro plano o PT-RIY, um EMB-711ST (Corisco - Guará 3), usado em traslados e no monitoramento de focos de incêndio. Em frente, o AS 350 B2 (Esquilo - Guará 2) e ao lado do Corisco um Carajá, o Guará 4.
O Guará 4 (Carajá) usado em missões inerentes à proteção do meio ambiente
Fora do hangar estava o Guará 1, (Esquilo PP-IEF). Nos detivemos ao lado dele para ouvir explicações do Capitão Guilherme, sobre funcionamento da aeronave, passos de pás, compensações de passo, funcionamento do rotor de cauda e muitos outros detalhes técnicos de sua performance de voo.
O PP-IEF, Guará 1
Detalhe de um dos bagageiros com capacidade de 200kg. Entre os dois bagageiros localiza-se o tanque de combustível, cuja capacidade é de 540 litros de QAV.
Fora do hangar haviam duas outras aeronaves, e em primeiro plano, o Pégasus 14 (PP-MMG), a mais nova aeronave da frota.
Pégasus 14 - PP-MMG (Foto Jean Augusto)
Como a cabine do Guará 1 estava fechada, o Capitão Guilherme nos convidou para ir até ao Pégasus 14 que se encontrava aberto. A aeronave foi rebocada para dentro do hangar por uma equipe técnica, ao abrigo do sol já escaldante.
Já dentro do hangar apresentou-se o Sargento Bruno, que também se encarregou de fornecer explicações mais específicas, como por exemplo o funcionamento da câmera de alta definição existente na aeronave, equipada também com "visão noturna". Esta câmera é operada por um tripulante na poltrona traseira, em frente ao console com a tela, através de um controle como os de vídeo-games, porém muito mais sofisticado e com inúmeros recursos de controle. O Co-piloto também tem uma tela à sua frente para acompanhar o que mostra a câmera e auxiliar o piloto.
O Sargento Bruno explicou o funcionamento da câmera
Em detalhe o potente holofote sob a aeronave, com alta capacidade de iluminação (foto Gustavo Andrade)
O Bell Jet Ranger III, PT-YAP, Pégasus 13, pronto para missão
O "Bambi bucket", recipiente com capacidade para 500 litros de água, usado no combate a incêndio, já preparado para ser usado em caso de necessidade.
Feitas todas as explicações por parte do Capitão Guilherme, Sargento Bruno e também pelo Sargento Luciano que se incorporou ao grupo, nos reunimos para a tradicional fotografia de registro, na qual está ausente o Gabriel Araújo que não conseguiu chegar a tempo no ponto de encontro.
Da esquerda para a direita: Sargento Bruno, Tiago Constantino, Anselmo Alcântara, João Vitor, Gustavo Andrade, Sr. Paulo, Jean Augusto, Capitão Guilherme e Sargento Luciano.
Nossos agradecimentos à gloriosa Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, ao Corpaer, ao Tenente Leandro Batista, Capitão Guilherme, aos Sargentos Bruno e Luciano, bem como a todos os envolvidos na tarefa de receber o grupo.
TEMPO CAVOK E CÉUS DE BRIGADEIRO!