Estamos abrindo espaço para os nossos spotters divulgarem suas fotos independente de matéria. Pelo menos uma vez por semana tentaremos suprir este espaço com imagens interessantes em nossos aeroportos e também, de outros visitados pelos integrantes.
Iniciamos o projeto com imagens (por ordem de envio) de Henrique Celso, Luiz Gimenes, Gabriel Araújo, Anselmo Alcântara e Gustavo Andrade, no Aeroporto Carlos Drumond de Andrade (SBBH/PLU), privilegiando as aeronaves ATR da Azul Linhas Aéreas e Passaredo.
Mas cabe aqui um breve histórico desta aeronave que já se consagrou no espaço aéreo brasileiro: em 1981, a Aérospatiale (França) e a Aeritalia (Itália), desenvolveram juntas um projeto para atender uma demanda de aeronaves regionais na faixa dos 50 assentos e, a partir desta ideia, nasceu a ATR, cujo primeiro projeto foi o ATR42, para concorrer diretamente com o Fokker 50 e o Dash 8-300. Em 2007 o fabricante aperfeiçoou o equipamento e lançou o ATR Série 600, com suíte de aviônicos completamente redesenhada e assinada pela THALES, motores PW 127M com 5% a mais de potência que as versões anteriores, e uma versão Booster para incremento de decolagens em condições de alta temperatura e altitude.
O ATR 72-600 embarca a última geração de sistemas eletrônicos de navegação, além dos instrumentos de orientação de voo em monitores LCD. Os dois motores turbo-hélice Pratt & Whitney 127m, tem reduzido consumo de combustível produzindo menor impacto ambiental e baixo ruído interno. Esta aeronave voa em cruzeiro a 511 km/h, alcançando 1665 quilômetros. Tem capacidade para 5000kg de combustível, seu peso máximo de decolagem é de 23000 kg e o teto é de 25000 pés.
ATR 72-600 - PR-TKI entregue à Empresa em 03/11/2011
PR-AQT, batizado de "Lua Azul" - voou pela primeira vez em 18/10/2014
Lua Azul iniciando o táxi para cumprir mais um destino
Clique feito em data anterior, ainda no hangar, sendo preparado para o primeiro voo comercial
. O AZULTEC entrega para o Cmte. do PR-ATU, "Azul Anil", o "pino da bequilha", usado para possibilitar o movimento do trem de pouso dianteiro durante o push back dos ATR.
ATR 42-500 - PR-TKF pousando na cabeceira 13 de PLU. Foto a partir do Pampulha Mall.
Esta aeronave é a 579ª fabricada e foi entregue à Air Guyane sob a matrícula F-OIJB em 1999.
Veio para a Trip em 01/04/2011
O PR-ATB, batizado de "La Ville Rose", foi entregue em 01/12/2011 direto da fábrica. É uma das aeronaves mais antigas da série 600. Sua pintura rosa, que chama a atenção em qualquer aeroporto, simboliza a campanha de prevenção contra o câncer de mama, um problema que afeta milhares de mulheres. O Embraer 195 AYO também divulga esta campanha, sendo o único Embraer rosa a voar pelos céus brasileiros.
O PR-ATB de um ângulo diferente, registrado em uma das raras visitas ao pátio
Este bastão, colocado sob a cauda dos ATR-600 por um AzulTec tão logo finaliza o táxi e corta os motores, tem a função de evitar que a cauda chegue a tocar o solo, se houver um desequilíbrio em função de carga no compartimento traseiro, e da aglomeração de passageiros para o desembarque. Após o embarque para novo destino, e tão logo as portas sejam fechadas para início dos procedimentos de voo, esse bastão (chamado de "pau de carga") é guardado em compartimento próprio também na cauda da aeronave.
"Vamos de Azul" é o batismo do PR-AQO. Essa luz vermelha é conhecida como "beacon ligth" e, por piscar de forma intermitente, não é fácil registrá-la, tornando-a objeto de desejo para muitos spotters.
O PR-ATK, batizado de "Azul Viagens", foi entregue à Empresa em abril de 2012 e tem o número de construção 1020.
O PR-PDD, batizado de "Beija Flor", é um ATR 72-500 cujo número de fabricação é 562, tendo voado pela primeira vez em 24/08/1998. Em SBBH cumpre voos para Ribeirão Preto/SP
Fontes de pesquisa: www.avioesemusicas.com
planefinder.net
jetPhotos.net