Aos 24 minutos, do dia 29 de abril, chegou ao
Brasil a primeira aeronave com a nova marca que substituirá a imagem da TAM,
pousando no GIG.
Muito
se falou sobre a logomarca LATAM. Muitos a consideraram pouco criativa, outros
a viram com bom tom, mas em todos uma espécie de consternação por estarem
assistindo aos últimos suspiros da TAM.
O Aviação Hoje Notícias sente-se na obrigação de fazer um
relato, mesmo que breve e sucinto, prestando uma singela homenagem ao homem que
deveria ser reverenciado sempre que se fala em empreendedorismo e tenacidade nos
negócios. Não se trata de uma biografia, mas de algumas informações para,
principalmente, os jovens que não conheceram o grande homem da Empresa “Transportes
Aéreos Marília”.
Rolim Adolfo Amaro veio
ao mundo na cidade de Pereira Barreto, no Estado de São Paulo, em 1942. Em 1957,
com apenas 15 anos, se viu obrigado a abandonar os estudos para ajudar nas
despesas da casa.
Trabalhou como assistente de mecânico, aprendiz
de escrevente e office-boy em São Paulo. Apaixonado por aviões desde criança,
voltou para o interior e, com dinheiro penosamente economizado, pagou sua
inscrição no curso do Aeroclube de Catanduva, conseguindo concluir o
aprendizado e obter o brevê em 1958.
Foi
então para Londrina (PR) e conseguiu emprego na Táxi Aéreo Star, onde pela
primeira vez pilotou sozinho. Na ocasião foi um Cessna 140, de apenas dois
assentos (como o da foto abaixo).
1959 foi o ano de sua mudança para São José do
Rio Preto (SP) onde trabalhou na empresa Táxi Aéreo Riopretense, pilotando um
Cessna 170.
Em 1962 empregou-se na Táxi Aéreo Marília, a TAM,
empresa que fora fundada em 1961 por um grupo de dez aviadores. Passou a
trabalhar para o industrial do açúcar Orlando Ometto, transportando toda a
sorte de cargas.
Todavia,
sem vocação para piloto de carga, mudou-se para São Paulo e ingressou na Vasp.
Algum tempo depois recebeu convite do Banco de Crédito Nacional para assumir a
aeronave da Instituição. O alto salário lhe permitiu economizar e comprar seu
primeiro avião em 1966, um Cessna 170 com capacidade para três passageiros.
Já casado mudou-se com a família para a cidade de
São Félix do Araguaia e, mesmo acometido por maleita, fundou a ATA-Araguaia
Transportes Aéreos e, após dois anos, já contava com uma frota de 15 aeronaves.
A TAM EM SUA VIDA
Em 1968 adquiriu, do Grupo Ometto, 33% de ações
da TAM que não atravessava uma boa fase financeira. Mas, com a sua competência e
grande visão de negócios, em 1972 conseguiu comprar metade das ações da Empresa
e assumiu a direção.
Modernizou
a frota, promoveu o crescimento da Empresa e já em 1973 comprou mais dez novas
aeronaves Cessna 402, os primeiros aviões brasileiros equipados com radar.
Em 1976 já possuía 98% das ações projetando a
Empresa como um fenômeno, pois enquanto a aviação crescia 15% ao ano, a TAM
aumentava em 70% a cada seis meses.
Também em 1976 criou a TAM Transportes Aéreos Regionais para atender o interior de São
Paulo, Paraná e Mato Grosso, operando seis EMB11-C Bandeirante.
ÚNICO DONO
No ano de 1979 assumiu a totalidade das ações da
Empresa e iniciou a década de sua consolidação com a aquisição dos Fokker F-27
em 1980. Em 1981 a Empresa alcançou a marca de um milhão de passageiros transportados desde a sua fundação.
Em 1984 conquistou o prêmio "Top de Marketing" em razão da qualidade do serviço que oferecia.
No
ano de 1986 adquiriu a Votec que passou a se chamar Brasil-Central e estendeu
sua malha de rotas para as regiões centro e norte do país. Nesse mesmo ano
instituiu o voo ligando São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.
Em 1989 iniciou o Serviço Primeira Classe com os Fokker 27 ligando São Paulo e
Rio de Janeiro.
A ERA DO JATO NA EMPRESA
Com a chegada dos Fokker F-100, em 1990, a
Empresa ganhou mais visibilidade inaugurando a aviação a jato e de alto padrão,
caminhando para se tornar a melhor companhia aérea da América Latina.
Em 1993 criou a Fundação Eductam, com o objetivo de
fornecer bolsas de estudos para carentes, apoiar obras humanitárias e
participar de projetos culturais e esportivos.
Neste mesmo ano, preocupados em
preservar a história da aviação para futuras gerações, Rolim e o irmão João
Amaro criaram o Museu Asas de Um Sonho, mais tarde chamado de Museu da Tam, que
foi aberto ao público em 2006, fechado para reformas em 2008, reabrindo em 2010. Dentre os aviões do seu acervo, de mais de 90 aeronaves, podemos destacar:
Supermarine Spitfire
Corsair
P-47 Thunderbolt
Mig 21
Mirage III
Lockheed Constelattion
Gloster Meteor F-8
O Museu da TAM, ou Asas de Um Sonho, foi considerado o maior da América Latina no setor de aviação. Todavia, para o
desapontamento dos amantes da aviação, em razão da crise político-econômica que atravessa o país, teve suas atividades encerradas em 2016.
PIONEIRISMO
No ano de 1994 Rolim
Amaro inovou no setor e aceitou em sua tripulação a primeira comandante mulher.
Doze meses depois lançou o serviço Ticketless, o embarque eletrônico sem
bilhete e o Cartão de Crédito Fidelidade TAM.
NUVENS CARREGADAS
A Empresa também enfrentou um período
tenebroso com seis acidentes envolvendo suas aeronaves. O pior deles aconteceu
logo depois de ser eleita a melhor empresa do setor, quando em 1996 o voo 402,
cumprido por um Fokker 100, teve um dos reversos acionados na decolagem do Aeroporto
de Congonhas e caiu matando 99 pessoas.
Depois do ocorrido Rolim passou a receber os
passageiros que saíam de Congonhas na escada dos aviões, na tentativa de
recuperar a imagem da Companhia. Cartas e vídeos do Comandante Rolim também se
tornaram uma constante nos voos da TAM.
Em 1997 conseguiu
fechar um acordo de code sharing com a American Airlines para operar GRU/MIA e
comprou cinco aviões A330-200.
Realizou o primeiro voo para Paris em 1999 em
parceria com a Air France e, pela terceira vez consecutiva, foi escolhido como
Personalidade do Ano pela revista Aero Magazine.
RECONHECIMENTO
De 1993 a 2001 Rolim Adolfo Amaro foi agraciado
25 vezes entre títulos nacionais e internacionais, prêmios, medalhas e
comendas, o que o qualificaram como um empreendedor ímpar.
Certamente,
se entre nós ainda estivesse, a TAM continuaria sendo TAM, uma empresa que
nasceu do sonho, do trabalho, do suor e da tenacidade de um guerreiro que
venceu o descrédito em muitas ocasiões, a malária por sete vezes e também a maleita, mas foi vencido por um
helicóptero em um dia de meteorologia adversa, o fatídico 8 de julho de 2001.
Descanse em paz,
Comandante!
Créditos nas imagens
Fontes de pesquisas:
http://brasilescola.uol.com.br
www.dec.ufcg.edu.br