A
BH Airport convidou a imprensa para um “workshop” no dia 3 de maio, no qual fez
um histórico da concessão e apresentou o progresso das obras desde que assumiu
o Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Falaremos resumidamente do que foi
tratado, pois a totalidade resultaria em um artigo muito longo.
O
evento ocorreu em um salão do 10º andar do belo Hotel Linsx, em frente ao
Aeroporto, e os convidados foram recepcionados com um café de boas vindas.
Janete Ribeiro, Assessora
de Comunicação, abriu o evento falando do empenho da Concessionária em
transformar e projetar um novo e moderno aeroporto para o futuro.
COM A PALAVRA, O
DIRETOR-PRESIDENTE PAULO RANGEL
Paulo Rangel
esclareceu que a BH Airport é uma sociedade de propósito específico, formada
pelo Grupo CCR, um dos maiores da América do Sul, em parceria com a Empresa do
Aeroporto de Zurich, detendo 51% de participação e a Infraero conservando 49%.
A
Empresa de Zurich foi buscada como parceira, para trazer a experiência
necessária no processo de implantação de novas tecnologias e boas práticas
aeroportuárias, atraindo assim mais empresas para outros destinos além dos
atuais. 
O
audacioso plano diretor prevê a entrega, ainda em 2016, do novo Terminal 2 que
terá 49000m² em três pavimentos. Para isso as obras estão em ritmo acelerado e em franco progresso.
O Diretor-presidente revelou que o
processo está na Fase I-B, cuja imagem eletrônica do gráfico reproduzimos
abaixo:
Na
área interna do novo terminal serão seis esteiras rolantes, nove escadas rolantes, além de dezoito elevadores. Também abrigará o embarque internacional que atualmente opera
provisoriamente no T3.
Através
de imagens eletrônicas e argumentos técnicos, Paulo Rangel demonstrou um
panorama de crescimento estratégico, que coloca CNF no patamar de modernidade
aeroportuária, com muito conforto e segurança para os usuários.
Esse
crescimento prevê, em uma segunda etapa, a construção de outra pista no lado
oposto ao Aeroporto, distante 1400 metros, condição sine qua non para operações
simultâneas. Esta segunda pista terá 2500 metros de extensão e será interligada
por uma taxiway ao lado do DTCEA-CF e viaduto sobre a LMG 800, cuja previsão do término de implantação é
para 2020.
OPERACIONAL
O Diretor de Operações,
Daniel Bircher, veio de Zurich e, apesar de pouco tempo no Brasil, já domina o
português com um sotaque muito leve e se fez entender brilhantemente.
Ele
abordou vários aspectos técnico-operacionais, como a posição estratégica do
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte na região sudeste...
...a pontualidade verificada em CNF e uma gama de números e dados técnicos,
demonstrando que o Aeroporto já entrou em uma trilha de crescimento e
progresso, através das iniciativas implantadas desde o início da gestão BH
Airport.
Além
da posição geográfica de CNF, também a meteorologia é favorável às operações,
pois muito raramente ele opera “abaixo dos mínimos”.
Na maior parte do ano o tempo favorece a movimentação aérea, como demonstra o gráfico
abaixo, sobreposto sobre uma foto de um raro dia de meteorologia
adversa (18/01/2016), talvez o pior dia da história do Aeroporto Tancredo Neves.
CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO
Uma grata surpresa foi
encontrar o Comandante do DTCEA-CF presente ao evento.
GERÊNCIA DE OPERAÇÕES
O
Gerente de Operações Rafael Laranjeira foi mais uma demonstração do
profissionalismo da Concessionária. Com explicações ilustradas e objetivas ele
apresentou um panorama de quão complexo é o dia a dia de um sítio aeroportuário.
A criação do APOC-Operations
Airport Center foi um dos grandes avanços para a operacionalidade do Aeroporto,
pois congrega todas as partes envolvidas em um só local, interagindo e
acompanhando em tempo real o andamento das operações. O gráfico abaixo
possibilita entender como funciona a central de operações.
O APOC adota o conceito
ADCM (airport collaborative decision making), que orienta ações e decisões de
maneira compartilhada com os stakeholders (partes envolvidas), principalmente
as empresas aéreas. Este conceito é adotado na Europa e Estados Unidos e vem
sendo desenvolvido no Brasil desde 2015.
À frente do APOC está
Valério Menescal...
...que
conduziu os convidados para conhecer o setor, já no horário de almoço, quando
pode ser fotografado com os monitores estratégicos desligados.
E também onde foi feita a foto dos anfitriões
(Acervo BH Airport)
TECA (TERMINAL DE CARGA)
O Terminal de Cargas é outro setor privilegiado pela localização de CNF, e que vem sendo alvo de atenção por parte da Concessionária, prevendo mais investimentos e modernização para o futuro próximo. Está previsto também uma outra unidade a partir da inauguração da segunda pista.
CONSIDERAÇÕES
Como
resultado da participação neste workshop podemos dizer que foi uma oportunidade
de tomar conhecimento do real andamento das obras de ampliação do aeroporto,
fato este não abordado no cotidiano da grande mídia. Acreditamos que todos os
participantes deixaram o evento com a certeza de que o mineiro ainda terá muito
orgulho deste aeroporto, idealizado pelo Governador Francelino Pereira em época
de um menor movimento aéreo na Capital, mas que Francelino, com seu tirocínio e visão
progressista, venceu todos os obstáculos, como também aos pessimistas de plantão,
deixando o legado de um Aeroporto Internacional para atender a Belo Horizonte e
a todo o Estado de Minas Gerais.
Finalizando:
Agradecemos à BH Airport pela oportunidade de conhecer na intimidade este sítio
tão frequentado e tão conhecido da Comunidade Spotter, tomando ciência de que
um novo e moderno aeroporto está sendo preparado para um futuro bem próximo e,
quiçá, promissor!
(Acervo BH Airport)