INOVAÇÃO NO CARDÁPIO DE VOOS INTERNACIONAIS DA AZUL
(Por
Roberto Valadares Caiafa)
Com o
título “Do Caminhão Para o Avião” a Azul apresentou, no dia 6 de junho, a
parceria com a empresa Buzina Food Truck, levando para o serviço de
bordo receitas dos Chefs Márcio Silva e Jorge Gonzalez, executadas pelo
premiado Chef Ricardo Fittipaldi, da LSG Sky Chefs.
O Buzina Food Truck é uma empresa criada a
partir da amizade entre o brasileiro Márcio Silva e o nova-iorquino Jorge
Gonzales, e está em franco crescimento na cidade de São Paulo. A LSG Sky Chefs é
parceiro de mais de 300 companhias aéreas em todo o mundo e opera cerca de 210
centros de atendimento ao cliente, em 51 países.
Claudia
Fernandes, diretora de Marketing e Comunicação da Azul, afirma que “comida de
avião deve surpreender e gerar encantamento”. As novas receitas estarão
presentes em todas as classes de serviço dos voos internacionais.
Com esta iniciativa a Azul
afirma proporcionar ao cliente saborear uma comida fresca, diferente e assinada
por dois renomados chefs.
Para chegar ao cardápio
que estará a bordo dos voos da Azul para os Estados Unidos e Portugal em julho,
foram necessários dois meses de trabalho para a perfeita adequação das receitas
e procedimentos.
O resultado foi
apresentado nas dependências da LSG Sky Chefs, no aeroporto de Guarulhos, para a imprensa e mídia especializada.
O Chef Márcio Silva falou
aos presentes sobre a importância da parceria com a Azul e das sugestões de
pratos enviadas para a LSG Group que, lado a lado, os chefs do Food Truck e da
Empresa de Catering foram à cozinha para chegar ao produto final do serviço de
bordo, que resultou em opções frescas, uma das marcas do reconhecido serviço de
bordo da Azul em voos internacionais.
Também o Chef Ricardo Fittipaldi revelou que
durante dois meses foram trocadas inúmeras experiências para conseguir ótimas
receitas, respeitando todos os padrões de excelência e qualidade necessárias ao
preparo de alimentos.
AS INOVAÇÕES
Na Azul Xtra Business Class
uma das quatro opções atuais de pratos quentes será substituída pelo produto do
Buzina Food Truck:
como entrada será servida uma salada de arroz vermelho
integral (com ervas e molho asiático), seguido do prato principal “Buzina
Burger” (pão, hambúrguer bovino, bacon moído, queijo, aioli e batata palha,
acompanhado de batatas rústicas com sal de páprica). Como sobremesa Pot au
chocolate (denso mousse de chocolate com paçoca).
A sobremesa em detalhe:
As classes Economy
Xtra e Econômica terão como entrada uma salada mediterrânea (massa
fusilli, azeitona preta, tomates frescos e azeite).
O prato principal será o
Mac´n´Cheese (massa assada com molho cheddar e parmesão). Como sobremesa um
bolo de tâmaras ou “Stick toffee pudding” (bolo de tâmaras com calda de
caramelo e Bourbon).
A sobremesa em detalhe:
Todo o serviço de bordo é
acompanhado por diversas bebidas em todas as classes: cervejas, refrigerantes,
vinhos, sucos, café e água, além de outras opções. O cardápio dos demais pratos
varia mensalmente e sempre traz opções diferenciadas.
A diretora de Marketing
também enfatizou outras comodidades nas aeronaves A-330 totalmente renovadas, como
o já consagrado Espaço Azul que caracteriza a Economy Xtra, que possui 86
centímetros entre fileiras e poltronas revestidas em couro.
Os assentos da
Econômica têm a mesma característica e
separação entre fileiras de 78 centímetros.
A Xtra Business Class, possui
poltronas com reclinação de 180°, que as transformam em verdadeiras camas.
Outra comodidade é o
sistema de entretenimento Panasonic eX3, operado por sistema Android que possui
a opção Picture in Picture, permitindo ao passageiro acompanhar, simultaneamente, uma produção em tela
minimizada enquanto assiste a um outro filme ou programa.
Além da degustação do cardápio a ser inserido nos voos, a bela Blue Angel Letícia Freitas, serviu um mimo aos convidados da Azul no
encontro de apresentação da nova parceria.