Depois de um jejum de seis anos, novamente o PAMA-LS recebeu o público para um grandioso evento, no dia 30 de setembro por ocasião do "Portões Abertos 2018".
Segundo avaliação da Polícia Militar de Minas
Gerais, o público passou de trinta e cinco mil pessoas, o que congestionou o
trânsito de Lagoa Santa e região durante todo o dia. A nossa equipe demorou uma
hora e meia para vencer a distância entre a Linha Verde e a entrada do PAMA.
O Aviação Hoje Notícias, como não poderia deixar de ser, compareceu
ao evento e levou sete representantes: Danilo Stanislau, Gabriel Araújo, Gustavo
Andrade, Henrique Celso, Luiz Gimenes, Mario Carvalho e Rafael Dias, para produzir
um artigo que transmita a emoção de um evento aéreo muito prestigiado pelo
público.
O PAMA
Mas antes de falar sobre o Portões Abertos daremos algumas
informações sobre o PAMA-LS, o “Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa”.
Em 1935, 1° de setembro, foi lançada a pedra fundamental das
instalações para a construção de aviões e hidroaviões no Brasil. Também na
ocasião aconteceram o primeiro pouso e a primeira decolagem de uma aeronave em
Lagoa Santa, em pista provisória. Por motivos técnicos a aeronave, um WACO,
teve suas rodas substituídas por flutuadores, levado até a lagoa de onde
decolou com destino a Belo Horizonte. Abaixo a foto do modelo em local não informado. (Fonte: WEB - viabilizada por Raphael Brescia)
A empresa, denominada Construções Aeronáuticas S.A. foi
formada por um consórcio entre empresários italianos e alemães, em 1936.
A
construção das edificações teve início no ano de 1940 e, em meados de 1944, foi
iniciada a montagem da primeira série de aviões.
Entretanto, por motivos administrativos à época, houve a
intervenção do Ministério da Aeronáutica, e a ocupação definitiva das
dependências da fábrica em 1º de outubro de 1949, visto que a mesma não
conseguiu cumprir a entrega do primeiro lote de aeronaves, tendo montado apenas
19 das 81 previstas.
Em março de 1950 aconteceu a solenidade de
entrega desse primeiro lote de aeronaves NA-AT-6D, mais conhecida como “T6”, na
Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.
Depois de vinte anos desde a criação, a Organização ascendeu
à categoria de Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, em maio de 1974.
Hoje o PAMA-LS cuida de uma enorme frota de aeronaves da FAB, realizando
grandes reparos, revisões periódicas, fabricação e recuperação de componentes,
sendo responsável por sete tipos de aeronaves, ilustradas pelas imagens abaixo:
e, ainda, o G-19 (planador) do qual não obtivemos imagem.
O DOMINGO AÉREO
O Portões Abertos, também conhecido como Domingo Aéreo, acontece anualmente em várias Unidades da FAB pelo Brasil. Por motivos alheios ao nosso conhecimento Minas ficou privada do acontecimento por seis anos, mas neste ano de 2018 voltamos a fazer parte do calendário FAB.
São muitas as atrações e apresentações inclusive da aviação geral, com convidados que abrilhantam o acontecimento com suas aeronaves clássicas e evoluções pelo céu.
Neste artigo optamos por menos texto e mais imagens, afinal, existe uma máxima de que "uma imagem vale mais que mil palavras". Assim, colocamos legenda em cada foto que documentou o evento.
"IN DOOR"
CLÁSSICOS NO EVENTO
O biplano Boeing Stearman ou Kaydet, é originário dos Estados Unidos da América. Foram montados mais de 8.000 unidades nas décadas de 1930/40, como avião militar de treinamento nos EUA e Canadá, durante a segunda guerra mundial. A versão com motor Lycoming foi usada pela FAB entre os anos de 1940 e 1948.
O modelo da foto abaixo, pilotado por José Alfredo Berg Filho (Berguinho) é o PT-17, equipado com motor Continental R-695.
O Yakovlev YAK-52 é um soviético de treinamento primário. É "descendente" do YAK-50, avião acrobático bi-posto. Voou pela primeira vez em 1976. Equipado com um motor radial de nove cilindros, possui sistemas de combustível e lubrificação invertidos, o que permite a realização do voo de dorso por até dois minutos. O trem de pouso, mesmo quando recolhido, permanece aparente.
O L-4 é uma versão do Piper J-3 Cub, desenvolvido pela Piper Aircraft em 1941, equipado com motor Continental A-65-8. Seu peso máximo de decolagem é de 554kg, e está autorizado a voar VFR diurno.
SHOWS AÉREOS
ESQUADRILHA DA FUMAÇA
Seguramente o acontecimento mais esperado do dia foi a apresentação do EDA-Esquadrão de Demonstração Aérea, mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça. O público superlotou a área a ele destinada para presenciar as arrojadas manobras dos ases da FAB.
O Tenente Lemos, da Esquadrilha da Fumaça, gentilmente recebeu o Aviação Hoje Notícias no pátio de manobras, para entrevista e foto dos pilotos, antes da apresentação.
Na oportunidade entrevistamos a Sargento Patrícia, uma das mulheres mecânicas do EDA. Mineira da cidade de Dores do Campo, a Sargento está há sete anos na FAB. Inicialmente desejava ser piloto, mas como sempre gostou de consertos e máquinas, terminou se especializando na mecânica de aeronaves.
Deveríamos ter feito uma imagem do time de "Anjos da Guarda" como são conhecidos os mecânicos do EDA, mas por entraves de horário no pátio de manobras não foi possível.
O ESPETÁCULO
A apresentação da Esquadrilha encerrou o evento do PAMA-LS, após um dia de muitas atividades e shows que provocaram suspiros nos presentes, em mais uma grande festa oferecida pela FAB. Que tenhamos outros eventos como este no PAMA-LS.
Agradecimentos
A equipe do Aviação Hoje Notícias agradece ao PAMA-LS pela recepção e costumeira cortesia da Força Aérea, em especial ao Coronel Aviador Edgard Vale, à Tenente Luíza e à Tenente Paula.
Nossos agradecimentos também ao EDA, e ao Tenente Lemos, com quem entabulamos previamente a realização de fotos e entrevista no pátio de operações do PAMA.