20 de outubro, Dia do Controlador de Voo, o DTCEA-CF mais uma vez franqueou a Unidade aos simpatizantes e amantes da aviação, proporcionando a todos proximidade da taxiway e da pista de rolagem do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte...
...para alegria e emoção não só de Spotters com suas câmeras fotográficas sofisticadas, de lentes normais e outras poderosas no alcance e qualidade de imagem, mas também para aqueles que apenas se deleitam na observação e registram imagens com câmeras simples e até com aparelhos celulares.
DTCEA-CF
O Destacamento da Torre de Controle do Espaço Aéreo de Confins é a unidade militar responsável por controlar as operações no aeroporto e também pelo tráfego aéreo na terminal Belo Horizonte, estando subordinada ao Cindacta I (Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), que exerce a vigilância e o controle da circulação aérea da região central do país.
A instalação da Unidade coincide com a inauguração do aeroporto, em março do ano de 1984, operando hoje com 115 controladores de voo, entre civis e militares.
SPOTTER DAY
O evento se decorre da parceria entre o site Ponte Aérea, sucessor do CNF ao Vivo e o DTCEA-CF, com autorização do Cindacta I, proporcionando a aproximação do público com a FAB. É um local cobiçado para visitas devido à sua proximidade da pista, que oferece uma visão fascinante para os aficionados e simpatizantes da aviação.
Para o Major Renato, atual Comandante da Unidade, "o evento é realizado com muito prazer, pois oferece a oportunidade de mostrar o importante trabalho...
...do Destacamento, com palestras e a interação com os convidados".
As palestras são proferidas pelo próprio Major Renato com vasto material visual e o seu próprio conhecimento sobre o assunto, adquirido ao longo de longo tempo e de forma elucidativa, permitindo a perfeita compreensão da importância do controle de voo.
VISITAS ORDENADAS
Além das palestras, que acontecem duas vezes durante o evento, também são permitidas visitas à torre de controle, responsável pelo movimento no sítio aeroportuário e também no Controle da Terminal, cuja responsabilidade já se estende por uma grande área de abrangência na ordenação de pousos, esperas, desvios para evitar condições meteorológicas adversas e vetoração.
São organizados pequenos grupos para as visitas, de modo a não tumultuar o ambiente e não interferir no trabalho.
Os Controladores se esmeram nas explicações e tiram as dúvidas que os visitantes apresentam, de forma cortês e simpática.
ALGUNS FLAGRANTES
SPOTTING NÃO TEM IDADE
A paixão pela aviação começa muitas vezes na infância, no olhar curioso da criança ao ver uma aeronave no céu, mas perdura pela vida à fora, sempre provocando prazer.
Na foto acima a Sra. Nilce Nicolau Osório, com 83 anos de idade, acompanhada do filho Eduardo Luiz Nicolau Osório, não se intimidou com a caminhada íngreme para ver de perto as aeronaves que povoam sua imaginação. No momento da foto eles se dirigiam para uma visita à torre de controle, cuja escada de acesso também não fez frente à augusta senhora.
A senhora Nilce nos confidenciou que sempre se sentiu atraída por aviões e frequentava muito o Aeroporto da Pampulha, levando os netos para também ver o movimento aéreo, intenso no passado deste aeroporto.
Entre todos os netos destacou-se na aviação o André Advíncula Osório, que cursou Engenharia Aeroespacial na UFMG, tendo sido aluno de Paulo Iscold. Hoje André é engenheiro da Embraer em São José dos Campos.
SPOTTING SEM DISTÂNCIA
O gosto pela aviação vence distâncias e nem sempre todos compreendem como alguém pode pode viajar 600, 1000 e até 2300km para fotografar aviões. Todavia, todos compreendem alguém que vai à outros países para assistir a uma partida de futebol do seu time. É só uma questão de preferências (rsrs).
Gisele Almeida é de São Paulo e presente em quase todos os eventos do nosso país. Ficar perto desta menina é garantia de boas risadas e situações espirituosas, pois o seu bom humor contagia e conquista.
Marcio Vale, 45 anos, é de São Luiz/MA. Disse ter iniciado sua paixão com miniaturas de aviões, tendo depois descoberto a magia da aviação em si.
Renan Pereira, 23 anos, é de Recife/PE. Embarcou em um A319 da Latam às 4h15min do sábado, para prestigiar o nosso evento em CNF.
Não conseguimos entrevistar a todos, mas tivemos vários Spotters de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza e Curitiba, pessoas que também nos recebem muito cordialmente em suas cidades.
TROCAS
O Spotter Day é também uma oportunidade para colecionadores. Safety Cards, bolachas, pins, miniaturas em escala e souvenirs podem ser trocados e/ou comercializados entre os participantes.
Ao final do evento alguns amigos se reuniram para a foto de registro.
AGRADECIMENTOS
A equipe do Aviação Hoje Notícias agradece ao Ponte Aérea e ao DTCEA-CF pela habitual cordialidade que a FAB dispensa aos seus visitantes, desde o sentinela até ao Cmte., sempre nos causando orgulho da Instituição que é a guardiã diuturna do espaço e segurança aérea do país.