Mais uma vez a BH Airport promoveu um "Spotter Day", neste 1º de dezembro de 2018, proporcionando momentos de raro contentamento aos apaixonados e simpatizantes da aviação, em locais do sítio aeroportuário só frequentados em eventos como este.
Das 100 vagas disponibilizadas pela Concessionária, noventa foram efetivadas. Todavia a meteorologia não ajudou, desanimando grande parte dos inscritos, e apenas cerca de um terço compareceu.
RECEPÇÃO
A tradicional cortesia da BH Airport se fez notar já no requintado café de boas vindas, com opções para todos os gostos.
SORTEIO
Para surpresa de todos foi sorteada uma passagem aérea para qualquer destino nacional, com direito a um acompanhante. O felizardo foi Haroldo Lúcio Pinto, morador da cidade de Sabará/MG, que recebeu o presente das mãos de Joelma Fraga. Haroldo confidenciou que, apesar de fotografar aviões há muito tempo, este foi o seu primeiro evento oficial.
O MOMENTO ESPERADO
Às 07h30min o grupo foi conduzido ao local destinado às fotos e observação do movimento aéreo, próximo à cabeceira 16.
A camada muito baixa provocou algumas arremetidas...
...e alternados como o AD2570, GIG/CNF, que retornou à origem.
ALGUNS REGISTROS DO DIA
VISITA AO TECA
A BH Airport inovou no roteiro normal de um "Spotter Day" e, por volta de 9h30min, o grupo foi convidado a visitar o pátio do Terminal de Cargas onde se encontravam um 767 da Absa e um 737-400 da Sideral.
Para grande parte dos presentes foi a oportunidade de ver de perto um cargueiro como o 767-316F, este que foi fabricado em 1999.
A ABSA é uma empresa de origem nacional que iniciou suas atividades em junho de 1995, transportando carga de Campinas para Manaus e outros pontos da América Latina.
Em 1996 recebeu um DC-8-71F, sua primeira aeronave. No ano de 2002 recebeu o primeiro Boeing 767-300F e devolveu o DC-8. Em 2005 recebeu o segundo 767-300.
No ano de 2012 passou a operar em conjunto com a TAM Cargo. Embora esta aeronave ainda conserve a pintura ABSA, a empresa passou a se chamar Latam Cargo Brasil, após a fusão da TAM com o Grupo LAN.
BOEING 737-4Q8
Com a colaboração e intermediação de Dhiego Henrique, foi possível visitar o interior do Boeing 737-400 Cargo da Sideral Linhas Aéreas, que se encontrava vazio no pátio do TECA.
Gentilmente o funcionário Wellington recebeu os convidados em grupos de 4 pessoas, mostrando e explicando detalhes do interior da aeronave...
...como por exemplo, o peso de uma tonelada de ferro colocado na traseira da aeronave, para possibilitar a decolagem sem carga.
Considerações Apesar de o tempo não ter ajudado, o evento surpreendeu e superou as expectativas de todos os participantes que não viram a chuva como obstáculo.
Sabemos que um acontecimento como este envolve planejamentos vários, que não se restringem apenas à Concessionária, mas também às outras entidades existentes em um aeroporto internacional.
O Aviação Hoje Notícias, em nome de todos os convidados agradece à BH Airport, em especial à equipe da Comunicação, que sempre se esmera na cordialidade e atenção para com os aficionados da aviação.
Que venham outros eventos neste aeroporto "pronto para o futuro" e orgulho de Minas Gerais!