Dia 16 de dezembro a Azul fez o primeiro vôo de Belo Horizonte para Fort Lauderdale, na América do Norte. Inicialmente os voos acontecerão às segundas, quartas e sextas feiras.
"De UAI para WHY" foi a frase de efeito no pórtico montado à frente do portão 60, no embarque internacional de CNF, marcando o vôo inaugural da Azul Linhas Aéreas Brasileiras para Fort Lauderdale, na Flórida.
Logo que chegamos ao local do evento conversamos com o Diretor-presidente da BH Airport
A RECEPÇÃO
A BH Airport e a Azul prepararam um café de boas vindas para os convidados, imprensa e passageiros, servido pelo Restaurante Vila Francisca...
...além de um bolo comemorativo e doces de chocolate.
Convidados e passageiros se misturaram na área próxima ao portão de número 60, na sala de embarque internacional.
A CERIMÔNIA
Às 12h30min Marcelo Bento, Diretor de Relações Institucionais da Azul fez um breve discurso para abrir a cerimônia, iniciando dizendo do prazer de estar em Minas Gerais e em seguida agradeceu aos convidados pela presença, aos quatorze mil tripulantes da Empresa, "pois todo grande sonho se constrói com as mãos de muitas pessoas" e aos clientes que prestigiaram o vôo inaugural (foto da esquerda). Em seguida Adrian Alkuch, Diretor de Operações da BH Airport, falou do enorme orgulho em ter mais este vôo intercontinental em CNF, fruto de uma das parcerias que só tende a crescer (foto da direita).
Após os breves discursos foi cortado o bolo comemorativo...
...e a fita simbólica à frente do portão 60.
Às 12h40min deu-se o início do embarque dos mais de duzentos e sessenta passageiros no A-330 200, de matrícula PR-AIX, demonstrando que existe demanda para que o trecho seja perene.
A PARTIDA
Às 13h50min o trator empurrou o Airbus para a posição de acionamento dos motores...
...e funcionários da Azul, da BH Airport e alguns convidados, se posicionaram junto à vidraça para observar o esperado batismo realizado pelos bombeiros do aeroporto...
...que ocorreu na saída do pátio e entrada da taxiway em direção à pista 34, de onde a aeronave fez a corrida para deixar o solo mineiro em direção à América do Norte.
OUTROS REGISTROS
Considerações
É gratificante ver o nosso aeroporto cada vez mais pujante, transformando Minas Gerais em um dos portões internacionais do Brasil, assim como a evolução da Azul nestes onze anos desde sua fundação, acreditando no nosso Estado e fazendo de CNF um de seus hubs.
O Aviação Hoje Notícias agradece à Concessionária e à Azul pela oportunidade de participar deste acontecimento.
Texto e fotos: Luiz Gimenes