A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte esmerou-se na organização do primeiro Spotter Day de 2020, no dia 8 de fevereiro.
O evento teve início às 4 horas da manhã de sábado com o término previsto para a primeira hora de domingo, dia 9.
As inscrições foram feitas previamente através do site Let.events com limite para 200 pessoas, das quais apenas a metade compareceu. Isto impediu que outros interessados conseguissem se inscrever, pois após o limite estabelecido não mais foi possível "adquirir" o ingresso.
RECEPÇÃO
Após o credenciamento, recebimento de colete e protetor auricular, os inscritos foram convidados a um lauto café da manhã oferecido pela BH Aiport e preparado pelo Restaurante Vila Francisca.
Às 5 horas foi realizado o briefing tradicional e necessário em qualquer evento desta natureza...
...no qual são passadas regras, normas e cuidados essenciais para permanecer em área restrita do sítio aeroportuário, como também para dirimir dúvidas caso surjam. Joelma Fraga, sempre amável e de sorriso franco, deu as boas vindas e falou da satisfação em fazer parte da promoção de um evento tão interessante como o "Spotter Day".
RUMO AO PÁTIO
Após o briefing os participantes foram conduzidos à sala de embarque para se submeterem ao portal de raio x, condição "sine qua non" para acesso ao pátio de manobras. Feito o procedimento todos foram direcionados à sala de embarque remoto no piso inferior. Dois ônibus já estavam posicionados para o transporte à área destinada ao evento.
O local determinado situou-se próximo à cabeceira 16, junto ao limite do terreno do DTCEA-CF, em paralelo à taxiway Alfa.
Um dos dois ônibus que lá permaneceram, periodicamente conduzia quem desejasse utilizar banheiros e bebedouros. Também um carrinho elétrico ficou a postos caso houvesse a necessidade de um transporte individual.
Às 5h54min, com o tempo nublado e luz não favorável para fotografia, fizemos o nosso primeiro registro neste local...
...e os participantes começaram a sentir as sensações de estar tão perto das aeronaves; de presenciar pousos e decolagens em local privilegiado; de dar asas à imaginação dos que sonham com a carreira aeronáutica, ou simplesmente desfrutar de um prazer específico, ou ainda, de fotografar apenas pela arte.
ALGUNS FLAGRANTES
Após o pouso do PR-GUF o tempo começou a melhorar.
PILOTOS SOLIDÁRIOS
Os Spotters acenam para os pilotos na expectativa de que sejam retribuídos no gesto. Muitos profissionais do manche reconhecem o apaixonado por aviação e retribuem. Alguns chegam a abrir a janela para alegrar ainda mais.
INSPEÇÃO DE PISTA
A pista de pouso, as taxiways e o pátio de manobras do aeroporto são inspecionadas duas vezes por dia, para a retirada dos chamados "objetos lançados no pátio-FOD", que podem ser pedrinhas que se soltam do asfalto, copos plásticos, papéis e objetos leves carreados pelo vento.
Foram sorteadas três pessoas para acompanhar a vistoria e o Aviação Hoje Notícias teve o privilégio de participar, na pessoa de Luiz Gimenes.
O voo AD8732 da Azul para Fort Lauderdale Já taxiara para decolagem pela pista 34 e, gentilmente, o fiscal de pátio Danilo parou o veículo na grama entre a pista e a taxiway Alfa, para que pudéssemos registrar a decolagem e fazer uma sequência de fotos. Algumas delas apresentamos abaixo:
A vistoria prosseguiu para a cabeceira 16 onde foi interrompida no ponto de espera para aguardar a decolagem de uma aeronave da GOL.
O procedimento tem início na pista 16 e vai até a pista 34 pelo lado direito, retornando pelo lado contrário. Feita esta etapa tem início a vistoria das taxiways e, finalmente, do pátio de manobras. Qualquer objeto, por menor que seja, é retirado do local.
CABECEIRA 34
A BH Airport serviu um lanche à tarde e, após a alimentação, conduziu os participantes já em número menor pois muitos foram embora após o almoço, ao prolongamento da pista de pouso na cabeceira 34, que aguarda homologação pela ANAC.
A expectativa era de fazer belas fotos do por do sol mas infelizmente a meteorologia não colaborou...
Mas ainda foi possível registrar a curta final e o pouso de uma aeronave da GOL antes de a chuva obrigar a todos se refugiarem no ônibus.
Às 18h40min o ônibus retornou para o local inicial do evento, realizando uma parada no terminal para o desembarque de quem quisesse ir embora.
Às 21h foi servido um caldo de mandioca com o tradicional e incomparável torresmo mineiro.
Considerações
A BH Airport se superou na realização deste evento, dando total apoio e conforto aos participantes, com farta alimentação e traslados periódicos para uso de instalação sanitária e reposição de água nos recipientes.
O Aviação Hoje Notícias parabeniza e agradece à Concessionária, bem como a todos os funcionários envolvidos na organização, que esbanjaram atenção e cortesia aos participantes.
Alexandre Vianna, do Departamento de Marketing, Comunicação e Ouvidoria, nos revelou a boa notícia de que ainda haverão dois outros eventos neste ano.
Texto e fotos: Luiz Gimenes