Como iríamos participar do voo de ida e volta, e o tempo de solo em Ipatinga era muito curto, não foi necessário efetuar o desembarque. Às 9 horas e 20 minutos o embarque dos passageiros iniciou, seriam vinte e cinco passageiros no voo com destino a BH. Portas fechadas e como em Ipatinga não há necessidade de push back, a aeronave saiu do portão por conta própria já iniciando seu táxi às 9 horas e 28 minutos.
Taxi em Ipatinga
Nos dirigimos até a pista 23, e em 4 minutos estávamos alinhando na cabeceira para iniciar os procedimentos de decolagem.
Às 9 horas e 32 minutos iniciamos nossa decolagem em Ipatinga. Como as camadas estavam baixas no Vale do Aço rapidamente a cidade sumiu e deu espaço a uma grande massa branca em nossa janela. Incrivelmente em um dia tão fechado não tivemos nenhuma turbulência tanto na ida, quanto na volta.
Foto após a decolagem de Ipatinga
Em poucos minutos o ATR 72-500 atingiu a altitude de Cruzeiro e a tripulação já estava preparada para inciar o serviço de bordo. O lanche era o mesmo da ida, porém preferi algo mais leve para o retorno; um suco e sanduíche de Salaminho! (Acabei me esquecendo de fotografar o lanche da volta hehe)
PR-TKN em Cruzeiro
Após o término do serviço, o comandante Medrado abriu o áudio do cockpit e nos passou algumas informações referentes ao voo e, ao final de sua mensagem nos informou que já estávamos próximos de iniciar a descida sobre Belo Horizonte.
Descida sobre a região metropolitana de BH
Para a minha surpresa a descida ocorreu de maneira rápida e quando menos pensava já estávamos alinhando na aproximação final para pouso. Durante a descida consegui avistar vários pontos de Belo Horizonte, mas a Lagoa da Pampulha não poderia passar batido.
Aproximação para pouso na pista 13
Aproximação para pouso na pista 13
Às 10 horas e 6 minutos pousávamos no aeroporto da Pampulha com uma bela "lambida" na pista 13. O voo teve a duração de 38 minutos e tão logo pousamos já livramos a pista pela taxiway C.
Livrando a pista 13
Livrando a pista 13
Livrando a pista 13
Taxiando para o box 5
Ao final do voo não pude deixar de ir ao cockpit de onde o cmdt. Medrado havia comandado todo o voo. Foi como ir a primeira vez no cockpit de um ATR já que a ultima vez que fui era muito pequeno rsrs.
Cockpit PR-TKN
Instrumentos do comandante
Comandante Medrado
Durante o desembarque aproveitei para fazer algumas imagens externas da aeronave enquanto me dirigia a área de desembarque da Pampulha. No caminho até a saída pude fotografar também a outra aeronave da empresa que entrará em operação em breve.
ATR72-500 PR-TKN
ATR72-500 PR-TKN
Cmdt. Medrado
PP-STY ATR72-200 segunda aeronave da frota.
Gostaria de deixar aqui em minhas considerações finais o agradecimento a toda equipe da Flyways que desde o embarque até o desembarque prestou um serviço excelente. Ambos os voos foram muito bons e fico ainda com o gostinho de querer voar de novo Flyways, uma empresa que tem tudo para crescer cada vez mais no mercado brasileiro.